Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da professora Irany Scofield; e outros assuntos.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IMPRENSA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Pesar pelo falecimento da professora Irany Scofield; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2014 - Página 152
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PROFESSOR, LOCAL, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • COMENTARIO, LANÇAMENTO, PERIODICO, ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, DIVULGAÇÃO, PESQUISA CIENTIFICA, TECNOLOGIA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, LOCAL, SANTA MARIA DA VITORIA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), OBJETIVO, DEBATE, SOLUÇÃO, PROBLEMA, REFERENCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COMENTARIO, PROPOSTA, CRIAÇÃO, AGENCIA, DESENVOLVIMENTO, LOCALIDADE, INTEGRAÇÃO, TERRITORIO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, estou inscrita para uma comunicação inadiável, e faço isso, Sr. Presidente, para apresentar voto de pesar pelo falecimento, no último dia 29 de maio, aos 91 anos, da professora Irany Scofield, um dos maiores nomes da educação no Extremo Sul da Bahia.

            Mineira de Teófilo Otoni, região nordeste de Minas Gerais, D. Irany transferiu-se há cerca de 70 anos para Caravelas, cidade reconhecida, naquele período, pela alta qualidade da escola pública, onde se dedicou ao ensino primário, tendo sido responsável pela formação educacional de várias gerações.

            Além de ensinar, durante muitos anos, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, também ministrou aulas de latim, piano e canto. Entre seus alunos mais destacados, está o Promotor de Justiça Achiles de Jesus Siquara Filho, ex-chefe do Ministério Público da Bahia e ex-membro do Conselho Nacional do Ministério Público.

            Sem dúvida, uma grande perda para a educação do Extremo Sul e de Caravelas.

            Portanto, envio aos seus familiares e amigos o nosso voto de pesar.

            Também, Sr. Presidente para registrar a nossa satisfação com o lançamento, no último dia 25, da revista Bahiaciência, voltada especificamente para a divulgação do conhecimento científico produzido por pesquisadores, empresas e acadêmicos da Bahia.

            Trata-se da primeira publicação com esse teor surgida em nosso Estado e, ainda que tardia, merece todas as nossas homenagens, por sua meritória iniciativa de levar um tema pouco acessível ao grande público e que, por isso mesmo, ignora a produção científica e tecnológica realizada ou em desenvolvimento na Bahia.

            Neste primeiro número, a publicação apresenta uma reportagem sobre o potencial que a Bahia tem para se tornar o maior exportador de energia eólica do Brasil, graças à sua posição geográfica e sua vasta extensão territorial, que permite a instalação de parques eólicos em áreas inabitadas e onde os ventos sopram a sete metros por segundo em sete regiões diferentes. Esta confluência de fatores permite ao Estado a capacidade de gerar 70 mil megawatts de potência elétrica, mais do que a produção somada das seis maiores hidrelétricas do mundo.

            Também quero destacar trabalho registrado pela Bahiaciência de pesquisadores que, de forma incansável, estão desenvolvendo estudos para conter os avanços da lagarta helicoverpa, uma praga que já provocou perdas avaliadas em R$ 2 bilhões à safra baiana, especialmente nas plantações de soja, milho e feijão do oeste do Estado.

            A revista traz, ainda, artigo do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Prof. Naomar Almeida, em que aborda o projeto político-pedagógico da nova universidade federal e sua adequação ao desenvolvimento da Bahia.

            Nunca é demais lembrar que tivemos a oportunidade de ter aqui na nossa Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o reitor desta universidade, o Dr. Naomar, onde debatemos o Plano Orientador Institucional e Político-Pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia, sessão esta que ocorreu em 3 de julho do ano passado.

            Portanto, Sr. Presidente, quero parabenizar os jornalistas desta revista, a editora Mariluce Moura e toda a redação e a produção pelo lançamento da publicação que vem preencher uma lacuna enorme do jornalismo baiano, de tanta importância para a divulgação daquilo que acontece exatamente na área do desenvolvimento científico-tecnológico no Estado da Bahia.

            Por último, Srª Presidente, registrar que estive presente, na semana passada, na cidade de Santa Maria da Vitória, realizando um importante debate com as lideranças locais a respeito dos problemas da região. Santa Maria é uma linda cidade do oeste baiano, e lá pude ouvir os pedidos, as reivindicações de todos aqueles da margem esquerda do Rio Corrente, que reivindicam um desenvolvimento integrado do Estado da Bahia, fazendo com que o desenvolvimento do Estado possa alcançar a região oeste e que o desenvolvimento da região oeste possa alcançar a bacia do Rio Corrente e todas as cidades daquela região.

            Eu quero mandar um abraço ao nosso companheiro, o advogado Antonio Lisboa, e a todas as lideranças, trabalhadores rurais, que participaram daquele momento de debate, onde lancei a ideia que já debati aqui no Senado, já apresentei tanto aqui na tribuna do Senado quanto entreguei a proposta ao atual Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Prof. José Sergio Gabrielli, da criação de uma Agência de Desenvolvimento do Oeste da Bahia; uma agência que possa reunir as ações e dar unidade às ações das diversas Secretarias do Estado, além das instituições federais que atuam naquela região, a exemplo da Codevasf, a exemplo agora da nova universidade criada pelo Governo brasileiro, pela Presidente Dilma, no caso, atendendo a reivindicação do povo baiano, da bancada e do Governo da Bahia, de criação da Universidade Federal do Oeste Baiano, que, inclusive, ganhou o curso de Medicina desta universidade.

            Eu quero, portanto, voltar a insistir nessa temática extremamente importante, que é a criação da Agência de Desenvolvimento do Oeste da Bahia, para que nós possamos unir e integrar as ações de desenvolvimento daquela área do nosso Estado, fazendo com que todos os territórios de identidade, todos os microespaços econômicos daquela região do oeste da Bahia possam ter um desenvolvimento equilibrado.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2014 - Página 152