Discurso durante a 92ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao Senador Renan Calheiros, pela condução dos trabalhas no Senado Federal.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Cumprimentos ao Senador Renan Calheiros, pela condução dos trabalhas no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2014 - Página 259
Assunto
Outros > SENADO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, MELHORIA, GESTÃO, ENFASE, AUMENTO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - O Senador deve estar atrás de aliança em Mato Grosso, Sr. Presidente, para nos elogiar tanto. Eu agradeço.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - Eles não me querem. É o contrário.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Eu lhe agradeço, Senador Taques, pela concessão.

            Ouvimos o pronunciamento que nosso Presidente fez depois de participar da convenção do seu Partido, que declarou apoio à candidatura à reeleição da Presidenta Dilma. Foi um pronunciamento importante, que relata não tudo, mas algumas das decisões e alguns dos encaminhamentos adotados pela Presidência e pelo próprio Senado durante esse período.

            Senador Renan Calheiros, quero dizer que tenho sido não apenas testemunha, mas também partícipe dessas decisões, quase na sua totalidade acertadas. Eu digo “quase na sua totalidade”, porque V. Exª sabe a nossa opinião em relação à decisão do TSE sobre o número de vagas para a Câmara Federal de cada um dos Estados. Mas, como Presidente, V. Exª tomou a decisão que achou que deveria ter sido tomada. E, agora, vamos aguardar a fala, a palavra do Supremo Tribunal Federal.

            Mas, Sr. Presidente Renan, quero dizer que V. Exª, sem dúvida alguma, tem se dedicado em fazer com que o que é correto, o que é necessário, o que é importante para o Brasil tenha posição, tenha discussão e aprovação neste Senado. E muitas foram as matérias importantes que nós adotamos e votamos nesses últimos tempos.

            No tocante às medidas administrativas, Senador Renan, eu não me canso de dizer que o Senado Federal, como disse V. Exª em seu pronunciamento, tem sido um exemplo para a Nação brasileira. Que pena que grande parte das prefeituras não adote a mesma postura! Que pena que grande parte dos Estados brasileiros não adote a mesma postura! Que pena que muitos Tribunais de Contas pelo País afora não adotem a mesma postura! Creio que o melhor caminho para o combate à corrupção é, sem dúvida, o caminho da transparência, dando oportunidade para o povo, para a Nação, saber o que se passa pela Casa, saber como a Casa vem agindo.

            Então, cumprimento-o por isso, Presidente Renan. E o cumprimento também por outro fato que não foi destacado por V. Exª, mas que aqui faço questão de registrar. Destaco, na votação das matérias importantes nesta Casa, a forma democrática como V. Exª abriu as portas do plenário para a representação popular. São muitas as categorias, dos defensores públicos aos vaqueiros. Muitas categorias viram no Senado a Casa que efetivamente os representa e receberam aqui o carinho de V. Exª, o carinho do Plenário.

            Então, cumprimento-o por esse trabalho realizado. Que continue assim, porque outras vitórias nós plantaremos e semearemos juntos, Presidente Renan! Parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2014 - Página 259