Pela ordem durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogio à gestão dos governos petistas na conservação do Plano Real.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.:
  • Elogio à gestão dos governos petistas na conservação do Plano Real.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2014 - Página 85
Assunto
Outros > HOMENAGEM, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPORTANCIA, CONTROLE, INFLAÇÃO, PAIS, ELOGIO, GESTÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONSERVAÇÃO, PLANO, REAL.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Senador Paulo Paim, peço a palavra pela ordem neste momento para me associar à homenagem ao saudoso Presidente Itamar Franco e também ao Plano Real, que verdadeiramente marcou época e quebrou o paradigma da inflação, criando um ambiente de estabilidade no Brasil.

            Mas eu gostaria de, ao mesmo tempo em que me associo a essa homenagem prestada pelo Senador Aécio Neves - recém homologado candidato do PSDB à Presidência da República -, também cumprimentá-lo pela oportunidade que traz ao bom debate do Brasil deste momento e do Brasil do futuro, que certamente vai estar em pauta nessas eleições.

            Mas, Senador Paim, por uma questão de justiça, eu preciso externar ao Brasil que, nestes 20 anos de Plano Real, houve oito anos em que o PSDB zelou pelo Plano Real, mas, durante 12 anos, foram os governos do PT que zelaram pelo Plano Real. Foram oito anos com o Presidente Lula e agora estamos completando quatro anos com a nossa Presidenta Dilma.

            Então, não podemos colocar o Partido dos Trabalhadores como inimigo do Plano Real, porque na realidade o Partido dos Trabalhadores, através do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, atuou como verdadeiro guardião do Plano Real e tem lutado permanentemente para garantir a estabilidade da nossa economia. E tem procurado estabelecer todos os esforços para melhorar a condição de vida do nosso povo, tanto no que diz respeito à elevação de milhões de brasileiros, que saíram da condição de pobreza absoluta para uma condição de dignidade social, quanto na busca de elevar as nossas reservas cambiais. Ao longo desses 12 anos, aliás, já se multiplicaram pelo menos por 10 vezes as reservas cambiais da época em que o PSDB estava no Governo.

            E, por uma necessidade de fazer justiça, quero dizer que nós cumprimentamos, sim, e reconhecemos a importância do Plano Real para a estabilidade da economia brasileira, mas quero dizer que, nestes 20 anos de existência do Plano Real, por doze anos ele está sob os cuidados especiais dos governos do Partido dos Trabalhadores, com o Presidente Lula e agora com a nossa Presidenta Dilma.

            Portanto, o Partido dos Trabalhadores não pode, em nenhum momento, ser colocado como inimigo do Plano Real, porque ele tem zelado pela estabilidade da nossa economia, como sendo uma das metas principais de governo, independentemente de ter sido uma inspiração do governo anterior, porque aquilo que é bom... E o nosso Brasil fica cada vez melhor exatamente quando temos a responsabilidade de pegar aquilo que é correto e justo e potencializar. E foi exatamente isso que aconteceu com o Plano Real.

            Foi uma criação do governo Itamar Franco, foi mantido pelo governo Fernando Henrique, mas nós temos que reconhecer de público que, assim como o Presidente Lula, a Presidenta Dilma tem colocado sua equipe econômica permanentemente a serviço de assegurar o sucesso do Plano Real, da estabilidade da economia e, principalmente, de não permitir que volte a inflação, que é algo absolutamente catastrófico para o povo brasileiro.

            E o que tem que estar em pauta agora, diferentemente do que disse o Senador Aécio, não é a volta da inflação, não; são os passos futuros. A gente tem que aproveitar esses próximos três meses de campanha eleitoral para discutir o Brasil que nós queremos e quais os passos que a gente deve dar para fazer o Brasil cada vez melhor para todos os brasileiros.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2014 - Página 85