Pela Liderança durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização de convenção partidária que oficializou a candidatura do Senador Armando Monteiro ao governo do Estado de Pernambuco.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, POLITICA PARTIDARIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro da realização de convenção partidária que oficializou a candidatura do Senador Armando Monteiro ao governo do Estado de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2014 - Página 94
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, POLITICA PARTIDARIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO, POLITICA PARTIDARIA, LOCAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, HOMOLOGAÇÃO, CANDIDATURA, ARMANDO MONTEIRO, CANDIDATO, GOVERNADOR.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes que nos acompanham pela Rádio Senado, uma saudação especial aqui ao ex-Deputado João Paulo, nosso companheiro na época Constituinte.

            Falo hoje sobre um evento da maior importância que ocorreu nesse final de semana, em Pernambuco, especialmente em Caruaru. Foi um evento como há muito não víamos no nosso Estado. Foi a realização, no Agreste, em Caruaru, como eu já disse, de uma convenção monumental que chancelou o nome do Senador Armando Monteiro Neto, do PTB, na disputa para o Governo do Estado, e do nosso companheiro, ex-Prefeito do Recife, atual Deputado Federal, João Paulo, para a disputa do Senado Federal.

            Foi um evento do qual participaram mais de 25 mil pessoas que estiveram lá para manifestar sua confiança, seu apreço e seu entusiasmo pelas candidaturas de Armando a Governador e de João Paulo a Senador. Desde o primeiro momento em que se apresentou fui fiador, dentro do PT, do apoio ao nome de Armando, que considero um político extremamente sério, respeitável e competente, alguém que reúne todas as condições para governar Pernambuco com inteligência e ousadia para fazer o Estado avançar.

            A chapa que apresentamos aos pernambucanos é uma chapa formada na base do diálogo, da coerência política e da disposição para levar Pernambuco a um novo tempo de transformações.

            O PT, como disse, ofereceu o nome do Deputado Federal e ex-Prefeito do Recife, João Paulo, para a vaga ao Senado, juntamente com os dois suplentes. O PDT integra essa aliança com o nome do Deputado Federal Paulo Rubem Santiago para o cargo de Vice-Govemador.

            PSC, PRB e PTdoB também se uniram em torno desse projeto comum que não foi construído sobre a base da opressão do poder político e econômico, sobre a base da coação eleitoral, da troca de apoio por favores ou benesses. Não, esse foi um processo construído com muito diálogo e com o desafio assumido em favor de um projeto inovador para o futuro de Pernambuco, que assegure as conquistas havidas até aqui e que nos permita avançar ainda mais. É, certamente, o mesmo que defendemos para o nosso País: garantir o que temos, corrigir o que precisamos corrigir e seguir mudando.

            O ex-Presidente Lula e a Presidenta Dilma fizeram uma opção de mudar a cara da nossa Federação procurando equilibrá-la, por meio do desenvolvimento inclusivo estendido a todas as regiões do País. O resultado é que o Brasil, nesses últimos 12 anos, tem crescido de uma forma mais homogênea, reduzindo o imenso abismo da desigualdade que segregava a nossa sociedade.

            Os pernambucanos são testemunhas disso. Não há quem possa negar o salto que demos do governo de Lula até hoje, com o Governo Dilma. Foram decisões fundamentais do Governo Federal que levaram para nós obras e instalações imprescindíveis à aceleração do desenvolvimento do Estado, como a fábrica da Fiat, a Hemobras, a refinaria Abreu e Lima, a Transnordestina, a expansão do Porto de Suape, a transposição do Rio São Francisco, entre uma série de outras intervenções que já chegam a quase R$100 bilhões, apenas por meio dos PACs 1 e 2, nesses últimos anos.

            Hoje, na disputa ao Governo de Pernambuco, é o Senador Armando Monteiro quem representa todo esse legado e está disposto a tocá-lo para frente. Lula e Dilma fizeram questão de levar essa mensagem pessoalmente aos pernambucanos quando estiverem lá no Estado, no mês passado, para demonstrar publicamente que, em Pernambuco, só um candidato tem o apoio dos dois e encarna a solidez desse projeto transformador para o Brasil e para Pernambuco, que é Armando Monteiro, juntamente com João Paulo para o Senado.

            Assim como Lula e Dilma fizeram com o Brasil, é nosso projeto equilibrar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, interiorizando ações fundamentais para o crescimento equânime de todas as regiões do nosso Estado, do litoral ao Sertão. E a busca desse equilíbrio passa, principalmente, pelo diálogo com a sociedade, que já começou a participar da nossa campanha de forma grandiosa, oferecendo mais de cinco mil propostas ao futuro programa de governo.

            Serão os pernambucanos, e não as conveniências políticas, o fio condutor desse governo que irá levar nosso Estado a um grande futuro. E Pernambuco, tenho eu certeza, seguirá de braços dados com o Brasil, porque é compromisso de Armando, do PT e de todos os partidos que compõem a coligação Pernambuco Vai Mais Longe assegurar uma ampla vitória à Presidenta Dilma em nosso Estado, para que Armando governador, juntamente com Dilma Presidenta, possam trabalhar para colocar Pernambuco em condição de ser um dos motores do desenvolvimento do nosso País.

            Nossa coligação pode não ser a maior em número de siglas, mas, certamente, é a maior em coerência, em identidade política e em projetos a oferecer ao nosso Estado.

            De forma que a convenção desse domingo foi uma pequena demonstração da imensa força popular que apóia a nossa coligação.

            Foi encantador perceber o entusiasmo com que fomos recebidos na capital do nosso Agreste, o congestionamento quilométrico que se formou das tantas pessoas que seguiam para participar desse evento histórico para Pernambuco.

            Mesmo para nós, que temos percorrido todo o Estado, conversado com as pessoas, construído o entendimento com as lideranças políticas locais com muita troca de ideias, não deixou de ser surpreendente ver aquele mar de gente no meio do Agreste, aquela onda de esperança que se levanta pela vontade de querer ver Pernambuco ir mais longe.

            Os pernambucanos, eu tenho certeza, estão perfeitamente sintonizados com essa ideia de garantir o que temos para avançar mais.

            Por isso estou muito confiante em que - na disputa limpa e democrática - teremos o apoio do nosso povo para garantir uma vitória espetacular a Dilma, a Armando e a João Paulo, em Pernambuco, levando o nosso Estado a entrar altivo e unido nesse novo ciclo histórico que está por vir para o Brasil.

            Porque é assim - avançando com segurança e não retrocedendo ou dando saltos no escuro - que conseguiremos assegurar mais mudanças para o Brasil e trilhar um caminho em que todos continuemos crescendo, agentes da nossa própria transformação e cidadãos de um País desenvolvido e socialmente justo.

            Muito obrigado a todas e a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2014 - Página 94