Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Motivos da recusa em indicação dos membros da CPI da Petrobras pela liderança do PSDB.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Motivos da recusa em indicação dos membros da CPI da Petrobras pela liderança do PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2014 - Página 145
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • COMENTARIO, RECUSA, LIDERANÇA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), INDICAÇÃO, MEMBROS, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Minoria/PSDB - SP. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª me dá a ocasião de explicitar, perante V. Exª e a Casa, a atitude do PSDB em relação à CPI do Senado.

            Como sabe V. Exª e sabem os Senadores, nós propusemos uma CPI sobre a Petrobras no Senado, num momento em que eu não imaginava que pudéssemos furar o bloqueio estabelecido pelo Governo da Presidente Dilma, que não queria a CPI da Petrobras em nenhum lugar - nem a CPI no Senado, nem a CPI mista.

            Atingimos o número regimental de assinaturas. Nesse momento, Sr. Presidente, verificou-se um apoio avassalador de Deputados a uma CPI mista, Deputados, inclusive, muitos deles, da Base do Governo.

            A minha atitude, Sr. Presidente, como Líder do PSDB, é escolher para fazer funcionar a CPI mista, por ser ela mais representativa do Congresso Nacional, uma vez que engloba Deputados e Senadores e tem, portanto, mais autoridade política do que uma CPI organizada no nome apenas de uma Casa.

            Temos duas CPIs sobre o mesmo objetivo, organizadas com base em requerimento idêntico. Seria um enorme desperdício de esforços, de energias. E mais, Sr. Presidente, cá entre nós, cobriria de ridículo o Congresso Nacional, porque nós temos, no plano federal, uma única Casa Legislativa, que é o Congresso Nacional, composto da Câmara e do Senado. Como é que o mesmo Congresso vai analisar o mesmo assunto com duas CPIs? Isto não tem o menor cabimento. Isto é a desmoralização do instituto da CPI, que talvez seja o que o Governo busca.

            Não tendo sido possível ao Governo impedir a CPI do Senado e nem a CPI Mista, agora quer embaralhar as cartas, evidentemente. Porque o Governo nessa está como barata tonta: não quer a CPI do Senado, depois não quer a CPI Mista, e agora quer as duas. Para quê? Para desmoralizar a CPI, para levar ao ridículo um assunto que é sério e que tem que ser tratado com seriedade.

            Nós não indicaremos. Houve um precedente, V. Exª lembrou, em que, por inércia dos Líderes, o Presidente do Senado indicou. Não se trata neste momento de inércia do PSDB, mas de uma atitude política, de uma escolha política do instrumento que, no nosso entender, é o mais adequado para abrir a caixa-preta da Petrobras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2014 - Página 145