Fala da Presidência durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Sessão destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, PESSOAS, INDUSTRIA, MOTIVO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, PRODUÇÃO, SUSTENTABILIDADE, PAIS, REALIZAÇÃO, ENTREGA, PREMIO.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Declaro aberta a sessão especial do Senado Federal.

Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

    Gostaria de cumprimentar a todos os que nos acompanham pela rádio e pela TV Senado e os que nos dão a honra de suas presenças.

    Esta sessão especial se destina à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados desta 5ª premiação, nos termos da Resolução nº 35, de 2009.

    O Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, instituído pela Resolução nº 35, de 2009, é destinado a agraciar personalidades de destaques no setor da indústria, que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País. Neste sentido, serão agraciadas com o diploma três personalidades ou instituições.

    Aproveito este momento para agradecer a presença do vice-Presidente da Comissão que conduz a apre- ciação dos indicados a esse prêmio, refiro-me ao Senador José Agripino, que nos dá a honra de sua presença aqui na Mesa. (Palmas.)

    Para a composição da Mesa, convido para se fazer presente o Sr. Edson Viana Moura, representando as Baterias Moura, que foi uma das agraciadas por sua tradição e sucesso de empreendedorismo no Brasil. V. Sª nos dá a honra de compor a Mesa. (Palmas.)

Convido também o Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior para que possa compor a Mesa. (Palmas.)

    Por fim, convido o Sr. José Edilmar Norões Coelho, representando a Srª Yolanda Vidal Queiroz nesta ses- são especial. (Palmas.)

Quero fazer uma brevíssima leitura dos três agraciados.

    O Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior, engenheiro agrônomo, formado pela Universidade de Goiás, fun- dou a empresa Café Aroma Ltda., aos 20 anos. Foi diretor-técnico da Fazenda Panamá, onde implantou mo- dernas técnicas na produção de bovinos. É Secretário-Executivo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste e continua atuando para fomentar o desenvolvimento da região.

    A empresa Baterias Moura foi fundada com o nome de Acumuladores Moura, por Edson Moura e sua esposa Maria da Conceição Moura, nos anos de 1957, na cidade de Belo Jardim, no Estado de Pernambuco. Ao longo de 57 anos de existência, a Acumuladores Moura progrediu e hoje é formada por seis fábricas: quatro em Belo Jardim, Pernambuco; uma em Itapetininga, São Paulo; e outra no distrito de Pilar, na Argentina, gerando aproximadamente quatro mil empregos diretos.

    Por fim, a homenageada Srª Yolanda Vidal Queiroz, nascida em Fortaleza, Ceará, é a Presidenta do Grupo Edson Queiroz desde 1982. Participou ativamente de todas as etapas do crescimento e consolidação do Grupo Edson Queiroz, que atualmente é responsável por mais de 14 mil empregos direitos, sendo um dos cem maio- res conglomerados empresariais do Brasil, atuando na distribuição de gás, petróleo, água mineral, bebidas, eletrodomésticos, tintas, agroindústria, comunicação e educação.

    Yolanda Queiroz foi a primeira mulher brasileira homenageada pela Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos, recebendo o Prêmio Personalidade do Ano, em 2008. Nesta solenidade, a Srª Yolanda é representada pelo Sr. José Edilmar Coelho, que nos dá a honra de compor esta Mesa.

Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

 

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Quero registrar, com muita satisfação, a presença do Deputado, ex-Senador e ex-Presidente desta Casa, Mauro Benevides, que nos dá a honra de es- tar presente na entrega do Prêmio José Ermírio de Moraes, na sua 5ª edição.

    Também aproveito para registrar a presença do colega, Senador, pelo Ceará, Eunício Oliveira, autor dessa iniciativa, que nos honra também com sua presença.

    Estamos aqui, volto a repetir, para a 5ª edição do Prêmio José Ermírio de Moraes. Desta feita, com três agraciados: Sr. Edson Viana Moura, representando as Baterias Moura; Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior; e uma homenagem também à Srª Yolanda Vidal Queiroz, que, nesta solenidade, é representada pelo Sr. José Edilmar Coelho.

    Aproveito para fazer um brevíssimo pronunciamento na condição de Presidente desta sessão. Mais uma vez justifico a ausência do Presidente Renan, que está fora da Capital Federal, e me pediu, como vice-Presidente do Senado, que conduzisse esta sessão especial.

    É sempre com grande prazer que o Senado homenageia setores da sociedade brasileira que se destacam por suas atividades como cidadãos ou que se notabilizam em seus ramos específicos de atuação.

    Para as pessoas naturais ou jurídicas que desenvolvem iniciativas relevantes na defesa do meio ambiente e da promoção de atividades industriais, o Senado criou esse prêmio e, hoje, nós temos a satisfação de fazer a 5ª edição.

    O Diploma José Ermírio de Moraes, que ora tenho a satisfação, com auxílio de colegas Senadores, de entregar, integra o rol dessas distinções que o Senado confere a expoentes da nossa cidadania. Todas elas têm um intuito de, além de homenagear pessoas e instituições, servir de exemplo de desempenho e de engaja- mento em causas nobres, ou seja, procuramos identificar empresas, personalidades que são referências na nossa sociedade.

    Entretanto, hoje aqui, nos reunimos com muita satisfação e orgulho para a entrega do Diploma da 5ª edição do Prêmio José Ermírio de Moraes, destinado a enaltecer e valorizar o trabalho daqueles que são as locomotivas do desenvolvimento brasileiro, contribuindo com a economia nacional, com o desenvolvimento sustentável e com o progresso do País.

    A distinção, instituída pelo então Presidente José Sarney, em 2009, além de homenagear empresários individualmente destina-se também a premiar empresas que se destacam no setor industrial.

    Assim é que, neste ano, entre os três agraciados, temos a empresa de Baterias Moura, uma empresa lí- der na América do Sul, temos também, como segunda agraciada e, salvo engano, pela indicação do Senador Eunício Oliveira... A indicação da Srª Yolanda é de V. Exª, Senador?

O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE) - (Pausa.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - E que foi acolhida pelo Conselho des- ta Comenda.

    A segunda indicação deste ano foi conferida à Srª Yolanda Vidal Queiroz, empresária e controladora do Grupo Edson Queiroz, um dos maiores do País e, certamente, do Nordeste e do nosso Ceará.

    A empresária cearense tem-se distinguido, ao longo de mais de três décadas, desde que ficou viúva, pelo seu vigor e entusiasmo na condução das empresas deixadas pelo seu esposo.

    Com satisfação, faço um intervalo para informar a chegada do Presidente deste importante prêmio, Se- nador Armando Monteiro, que teve um atraso no seu voo, mas que já nos dá a honra de sua presença e abri- lhanta esta sessão. (Palmas.)

    Daqui a pouco, farei, com muita satisfação, a transferência da condução dos trabalhos para S. Exª, Senador Armando Monteiro. Nós aqui iniciamos, em comum acordo com a assessoria de V. Exª, para que pudéssemos iniciar os trabalhos e V. Exª chegasse a tempo da entrega dessa importante premiação.

    Então, a Srª Yolanda Vidal Queiroz dirige o grupo Edson Queiroz desde o falecimento do seu esposo, morto em desastre aéreo em 1982.

    Não menos importante a atuação do empresário do setor agroindustrial de Goiás, o Sr. Orcino Gonçalves Júnior, que nos dá a honra de sua presença aqui também - é um dos agraciados.

    Quero então, concluindo essas breves palavras, agradecer a presença de todos e dizer que, por tudo isso, é merecido o reconhecimento que hoje recebem do Senado as entidades e as personalidades agraciadas por meio do Diploma José Ermírio de Moraes

    A todos os três agraciados de 2014 com o Diploma, eu queria desejar os meus mais sinceros parabéns. (Palmas.)

    Eu agradeço, mais uma vez, e passo a palavra para o vice-Presidente desta Comissão, que institui o Di- ploma José Ermírio de Moraes, para que possa fazer, como bem solicita, uma breve saudação aos agraciados.

Com a palavra V. Exª, Senador José Agripino.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 8