Fala da Presidência durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.

Autor
Armando Monteiro (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PE)
Nome completo: Armando de Queiroz Monteiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, em sua 5ª Premiação, Srª Yolanda Vidal Queiroz, Sr. Orcino Gonçalves da Silva Júnior e a empresa Baterias Moura, nos termos do Requerimento nº 349/2014, de autoria do Senador Armando Monteiro e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2014 - Página 21
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENTREGA, PREMIO, OBJETIVO, HOMENAGEM, EMPRESARIO, MOTIVO, RECONHECIMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

    O SR. PRESIDENTE (Armando Monteiro. Bloco União e Força/PTB - PE) - Gostaria, ao encerrar a sessão, de fazer mais uma vez um registro da nossa homenagem a esses empresários e ao Grupo Moura, que valori- zam, com seus exemplos, com as suas trajetórias essa comenda que tem o nome de um grande brasileiro, José Ermírio de Moraes.

    Quero também aqui, ao final, saudar os Parlamentares presentes a esta sessão, saudando o sempre Pre- sidente desta Casa, o meu queridíssimo Senador Mauro Benevides. Faço a ele essa homenagem em nome de todos os Parlamentares aqui presente. (Palmas.)

    Quero, como a representação do Ceará tem maior número hoje, aliás, sempre, fazer um registro que me transporta aos anos 70, Mauro.

    Tive o privilégio de conhecer Edson Queiroz. No início dos anos 70 eu iniciava a minha vida empre- sarial dirigindo uma empresa também do setor metal mecânico, a Noraço. Estivemos juntos numa luta muito importante naquela época, que foi o CIF uniforme, que era um sistema de preços equalizados para viabilizar o setor metal mecânico do Nordeste. Naquela época, as siderúrgicas que produziam aços pla- nos tinham o monopólio e ficavam todas longe da região; para que as empresas do Nordeste pudessem ter um preço uniforme, foi criado um mecanismo equalizador de preços. As empresas que ficavam mais perto das siderúrgicas pagavam um pouco mais caro e as que ficavam mais longe pagavam, quer dizer, tinham o benefício do CIF uniforme. Portanto, tive o privilégio de conhecer esse ícone, essa figura fantás- tica que foi Edson Queiroz.

    Na pessoa dele, quero também homenagear essa representação ilustre do Estado do Ceará, que tem realmente uma grande vocação empreendedora. Ao falar do CIF uniforme, falo de uma figura que teve tam- bém um papel muito importante nessa luta, o saudoso Virgílio Távora, (Palmas.) que foi também um grande lutador.

Portanto, quero mais uma vez cumprimentar os homenageados e declarar encerrada esta sessão. Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2014 - Página 21