Pela Liderança durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio à candidatura do Senador Aécio Neves à Presidência da República, em consonância com decisão do PTB em convenção; e outro assunto.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Manifestação de apoio à candidatura do Senador Aécio Neves à Presidência da República, em consonância com decisão do PTB em convenção; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 16/07/2014 - Página 308
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • APOIO, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), CANDIDATURA, AECIO NEVES, SENADOR, CARGO ELETIVO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NEUDO CAMPOS, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, REGISTRO, PROPOSTA, CAMPANHA ELEITORAL.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco União e Força/PTB - RR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, da nossa querida Amazônia, eu hoje venho à tribuna para dar uma satisfação pública não só ao povo do meu Estado, mas também a todos os brasileiros que nos acompanham pela Rádio Senado, pela TV Senado.

            Venho dizer que, no mês passado, o meu partido fez uma convenção nacional e decidiu não apoiar a Presidente Dilma na eleição para a Presidência da República. O meu Partido, o PTB, portanto, não está, digamos assim, integrando mais a base aliada do governo; embora a convenção também tenha deixado livre para que em cada Estado houvesse o arranjo local possível.

            Não foi possível, lá em Roraima, fazermos o arranjo que estava encaminhado, ou seja, o de sair candidato a Senador na chapa da Senadora Ângela. Então, nós estamos, o PTB de Roraima, aliados com o PP e com o Democratas, apoiando a candidatura do ex-governador Neudo Campos ao governo, a minha candidatura ao Senado e uma coligação partidária que tem candidatos a Deputados Federais e Estaduais.

            O nome da nossa coligação diz tudo, Senador Jorge: “Salve Roraima”, porque Roraima, nos últimos sete anos, foi aviltada por uma onde de corrupção desbragada, uma corrupção na maior cara de pau, a ponto de o vice-governador - ele que era um empresário endividado -, após ter assumido o governo, virar dono de mansão lá mesmo em Boa Vista, afora outras informações que nós estamos checando, como a de que ele tem apartamentos em Miami, tem empresas no Ceará, tem empresas lá em Roraima e no Amazonas.

            O certo é que, por uma evolução que fugiu à minha vontade, ao fim, essa terminou sendo a opção que parece estar sendo mais aceita pelo povo de Roraima, porque as pesquisas indicam isso, tanto para governador quanto para senador. De modo que espero merecer a confiança do povo de Roraima para a continuação do trabalho sério que sempre desenvolvi aqui no Congresso Nacional.

            Eu não poderia deixar de fazer este esclarecimento público. Portanto, todos os que nos assistem pela TV Senado, que nos ouvem pela Rádio Senado lá em Roraima vão saber que eu estou seguindo a decisão da convenção nacional do meu partido, o PTB, e que, dessa forma, estou apoiando também a candidatura do Senador Aécio Neves.

            É uma posição consequente em virtude de alguns fatores que fugiram ao controle de muitos, mas posso dizer, Senador Jorge, que, às vezes, nós seguimos por caminhos que não gostaríamos de seguir. No entanto, se percorrermos direito o caminho que nos é dado percorrer, nós alcançaremos, de fato, o objetivo maior que é atender o povo, procurar fiscalizar a corrupção, denunciar a corrupção, legislar de maneira que haja coisas duradouras para a transformação do meu Estado.

            Eu tenho a honra de ter sido o autor, na Constituinte, da emenda que transformou o então Território Federal de Roraima em Estado, bem como de ter sido o autor das leis que autorizaram a criação da Universidade Federal de Roraima e da Escola Técnica, o hoje Instituto Federal de Educação.

            Lamentavelmente, há anos se encontra na Câmara um projeto, também de minha autoria, relatado pelo então Senador Tião Viana, que inclui no seu relatório um Colégio Militar para a cidade de Rio Branco. Então, seria um Colégio Militar em Boa Vista, Roraima, e outro em Rio Branco, Estado do Acre. Infelizmente, aprovado aqui no Senado com certa rapidez, encontra-se parado na Câmara sem votação.

            A mesma coisa com relação a outro projeto de minha autoria que estimula a aviação regional mediante a criação de um fundo que - é bom que se diga - não vai tirar dinheiro nem do Governo Federal, nem do contribuinte, ainda porque, hoje, nós já pagamos taxas aeroportuárias quando viajamos. O que eu estou propondo? É que, dessa taxa já cobrada, se tire um percentual para criar um fundo de assistência à aviação regional, pois é inacreditável que um país do tamanho do Brasil tenha, na verdade, praticamente um duopólio comandado pela TAM e pela GOL. E, com isso, todos nós que viajamos de avião sabemos das discrepâncias e das irregularidades que existem nisso aí.

            Mas quero terminar, Senador Jorge, só realmente reiterando aqui, desta tribuna, que o meu partido, em nível nacional, vai apoiar o Senador Aécio Neves para presidente; em Roraima, estamos apoiando o candidato do PP a governador, sendo o vice do Democratas. Portanto, a partir de agora, sinto-me engajado tanto na campanha do Senador Aécio, quanto na campanha do nosso candidato a governador pelo PP, o ex-governador Neudo Campos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/07/2014 - Página 308