Discurso durante a 108ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios à trajetória políica do Senador Fleury.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Elogios à trajetória políica do Senador Fleury.
Publicação
Publicação no DSF de 25/07/2014 - Página 121
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), MOTIVO, CONTRIBUIÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE, VIDA, ENTORNO, REGIÃO, DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Anibal.

            Eu gostaria de dizer, Senador Fleury, que V. Exª é muito bem-vindo - V. Exª é muito bem-vindo! V. Exª é um exemplo para todos aqueles que conhecem a sua história. Eu conheço a sua história, falei antes, e vejo que o Estado de Goiás, realmente, colocou mais um filho dele aqui, que vai lutar pelo Estado.

            Eu, algumas vezes, sempre que convocado pelo Governador Marconi Perillo, tentei dar a minha contribuição, porque, como V. Exª bem sabe, nas cidades lindeiras ao Distrito Federal, reconhecidas como da Ride, nas cidades do Entorno, há 450 mil pessoas que trabalham, todos os dias, que moram em Goiás e que trabalham no Distrito Federal todos os dias, e esse contingente enorme de pessoas vem para o Distrito Federal. E tento, luto, de verdade - e todos sabem que é a mais pura verdade -, para dar uma condição melhor de vida para essas pessoas em volta do Distrito Federal, porque eu as considero também, já que o Distrito Federal foi implantado dentro do Estado de Goiás; temos que olhar para elas com muito carinho. E esse projeto, essa interligação, essa ligação entre o Entorno e o Distrito Federal é preciso que a reforcemos muitas vezes.

            Por isso que, todas as vezes em que eu fui convocado pelo grande Governador Marconi Perillo, que é um exemplo de Governador para o Brasil... Gostaria tanto que, nesse período em que nós estamos aqui, no Distrito Federal, houvesse alguém com 50% da capacidade de gestão, de competência, em nível governamental, como tem o Governador Marconi Perillo pelo Goiás. V. Exª falou no nome dele, Senador Fleury, e eu também realmente sou um entusiasta quanto ao nome dele, porque eu vejo o tanto que ele faz pelo Goiás, e com pouco recurso.

            Ele luta muito pelo Estado de Goiás: está duplicando rodovias; …

(Soa a campainha.)

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF) - … fazendo o Hugo, o Hospital de Goiânia; reformando todas as entradas de Goiás, da cidade de Goiânia. Quer dizer, é um homem que, realmente, faz - e faz muito! - pelo Estado de Goiás; é um Governador trabalhador, um Governador muito sério. E eu luto, também, do lado dele, porque tenho todo o interesse em melhorar essa condição de vida dessas pessoas da Ride do Distrito Federal, do Entorno do Distrito Federal, da região metropolitana de Brasília, e o Goiás luta muito, para melhorar também.

            E luto para ajudá-los - e, agora, vou contar com V. Exª também, Senador Fleury -, para que possamos melhorar, de verdade, a situação, a qualidade de vida dessas pessoas que trabalham no Distrito Federal, que são pessoas que estão no nosso dia a dia. Não há uma linha divisória imaginária que deixou que elas tivessem uma condição de vida pior do que quem mora em Brasília. Não pode existir isso, eu luto contra isso!

            Para V. Exª ter uma ideia, Senador Fleury, eu sei que V. Exª sabe bem disso, só existe uma divisa natural do nosso quadrilátero, que é aqui, em Águas Lindas, no Rio Descoberto - todo o resto é divisa seca. Então, muitas vezes, é só uma rua de asfalto de 9m que separa o Distrito Federal do Estado de Goiás. Então, essa é uma luta que eu não deixo hora nenhuma.

            V. Exª pode perguntar para todos os prefeitos. Graças a Deus, agora, na condição de colocar o nome para disputa novamente, para reeleição, todos esses prefeitos me apoiam, porque tenho trabalho prestado, durante sete anos, para todos eles e, principalmente, para o Distrito Federal, que não é grato, por causa do Governo local. Mas, no Estado de Goiás, para V. Exª ter uma ideia, todas as vezes em que o Marconi se pronuncia e que fala do Senado, ele faz citação do meu nome, porque eu gosto de ajudar o Estado de Goiás.

            Gosto de ajudar, porque, ajudando-os, estou ajudando o Distrito Federal em qualidade de vida. Agora, sei que posso contar com V. Exª, porque a sua fama lhe precede. Todo mundo fala de V. Exª com muito respeito, Senador Fleury, sabendo que V. Exª, realmente, tem intenção aqui de defender os produtores rurais do Estado de Goiás e do Brasil, os plantadores de cana e todos aqueles que vivem da terra, como é o seu exemplo. Eu lhe peço que V. Exª entre nessa batalha para defendermos também esses goianos que todos os dias vêm trabalhar no Distrito Federal.

            Muito obrigado, Senador Anibal. Muito obrigado e, mais uma vez, muito bem-vindo, Senador Fleury! V. Exª é muito bem-vindo a esta Casa!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/07/2014 - Página 121