Fala da Presidência durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de lançamento do livro “FGTS – 47 Anos de Ganhos, Perdas e Fraudes”, de autoria do Presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO, PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Registro de lançamento do livro “FGTS – 47 Anos de Ganhos, Perdas e Fraudes”, de autoria do Presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2014 - Página 186
Assunto
Outros > SENADO, PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, LIVRO, LOCAL, BIBLIOTECA, SENADO, ASSUNTO, HISTORIA, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), AUTORIA, PRESIDENTE, INSTITUTO, FISCALIZAÇÃO, FUNDOS DE GARANTIA, PROTEÇÃO, DINHEIRO, TRABALHADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, AUTOR.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Quero, ainda, fazer um registro com que havia me comprometido:

    Hoje, quarta-feira, 4 de junho, foi lançado o livro FGTS - 47 Anos de Ganhos, Perdas e Fraudes, de autoria do estudioso do tema Mario Avelino, Presidente do Instituto FGTS Fácil, um dos maiores especialistas nessa área. O evento aconteceu no hall da Biblioteca do Senado, hoje à noite, em Brasília.

    O livro, que possui o nosso prefácio, vai fundo nessa questão e visa proteger o dinheiro do FGTS contra perdas e fraudes, mostrando como evitá-las, como recuperar essas perdas. Mostra, ainda, a história dos 47 anos do FGTS, como funciona, como sacar e usar o dinheiro e traz modelos de extratos, de cálculos, de expurgos, etc.

    O principal assunto do livro são as perdas causadas pelos expurgos da TR, que, até o último dia 10 de maio, já tinha confiscado R$211 bilhões dos trabalhadores. O livro ensina como calcular o valor de perda. É fundamental para que todos conheçam ali a busca dos seus direitos.

    O autor mostra ainda os principais projetos de lei que tramitam aqui no Senado com o objetivo de valo- rização do FGTS. Traz, ainda, um retrato financeiro detalhado do FGTS dos últimos dez anos.

    Meus cumprimentos a Mario Avelino. O trabalhador, segundo ele - e eu concordo - tem que conhecer o passivo e onde está, de fato, o seu investimento quanto ao FGTS.

    Assim, considero feito o registro, com o devido valor à iniciativa do escritor, especialista na matéria, que destaca no livro, inclusive, diversos projetos de minha autoria, que visam à valorização do FGTS. Meus cum- primentos ao autor.

    Termino dizendo que ele é fundador e presidente de uma empresa chamada Doméstica Legal, Folha de Pagamento Online e da ONG Instituto FGTS Fácil. Meus cumprimentos à iniciativa. Assim, eu considero na ín- tegra este meu registro, e vamos ao encerramento da sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2014 - Página 186