Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a importância de Minas Gerais e de alguns homens públicos mineiros para a história do Brasil.

Autor
Antonio Aureliano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antônio Aureliano Sanches de Mendonça
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Considerações sobre a importância de Minas Gerais e de alguns homens públicos mineiros para a história do Brasil.
Aparteantes
Cristovam Buarque, Rodrigo Rollemberg.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/2014 - Página 57
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, LIDERANÇA, POLITICA, ORIGEM, LOCAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), MOTIVO, VALOR, MORAL, CONTRIBUIÇÃO, HISTORIA, BRASIL.

            O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Presidente, Senador Ruben Figueiró.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ocupo pela primeira vez a tribuna desta Casa de tão gloriosa tradição no Império e na República.

            Neste momento significativo, perante Deus, voltado para todos os brasileiros, representando os mineiros, acima de origens raciais, de grupos étnicos, de credo religioso, de condição econômica e social, com a certeza de que a riqueza é para o homem o que ele faz para os outros.

            Vivemos numa época de rápidas e surpreendentes transformações. O homem busca desvendar os segredos da natureza, com extrema rapidez. Calam-se antigos valores e destroem-se velhos costumes. Nosso futuro dependerá do caráter de nossa gente e de sua fé. Nascemos sob o signo da cruz e da unidade. Creio que, sob este signo, a Nação deseja continuar vivendo.

            Os desafios do Brasil são enormes e proporcionais à grandeza de seu território e à extraordinária capacidade de seu povo de suplantá-lo. Estou certo de que os mineiros estarão na vanguarda, superando os desafios e mostrando o rumo a ser seguido.

            A história do Brasil confunde-se com a própria história de Minas Gerais. Desde a Inconfidência até os dias de hoje, a presença de Minas é assinalada por uma irredutível identidade com as origens mais caras da civilização brasileira.

           A índole mineira não é a do apressado, que não espera a oportunidade, mas a do diligente, que não a perde. Somos avessos ao extremismo, não pelo receio do que pode parecer novo, mas pelo hábito de não aceitar sem refletir e, por refletir, não acreditar no valor absoluto das coisas, nem nos rumos que não se aviventam pelo diálogo próprio da democracia.

            E porque somos assim é que somos determinados, e, nos momentos decisivos da nossa história, o sentimento de Minas tem sido catalisador do sentimento nacional.

            Creio que temos homens públicos mineiros que sintetizam estes valores estadistas, que foram e que são como Juscelino Kubitschek, Aureliano Chaves, Tancredo Neves e atualmente Aécio Neves, que fez muito por Minas e fará mais pelo nosso Brasil.

            Nesta hora...

            O Sr. Rodrigo Rollemberg (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Senador Aureliano, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG) - Perfeitamente, Senador Rodrigo Rollemberg.

            O Sr. Rodrigo Rollemberg (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Senador Aureliano Chaves, quero lhe dizer que uma das grandes alegrias que tive aqui no Senado, recentemente, foi quando soube que V. Exª assumiria o mandato de Senador por Minas Gerais. Já disse desta tribuna que tive a honra e o privilégio de conhecê-lo desde muito tempo, de conhecer o seu pai. E, como diria a sabedoria popular, “quem puxa aos seus não degenera”, ou “quem herda não rouba”. V. Exª traz o que há de melhor da cultura política mineira. É um homem honrado, correto, que sempre coloca, em tudo que faz na vida, o interesse público acima do interesse individual ou do interesse particular. Sem dúvida, Minas tem uma contribuição enorme a dar à política brasileira, pelo diálogo e pelo que representa na história do Brasil. Tenho convicção de que a população do Estado de Minas Gerais está em festa ao saber que tem V. Exª como representante desse Estado no Senado Federal. Eu quero conviver muito próximo com V. Exª. Sabemos que temos interesses comuns: o Distrito Federal e Minas Gerais compartilham com alguns Municípios a região integrada do desenvolvimento do entorno no Distrito Federal. Portanto, o desenvolvimento do Distrito Federal também tem consequências na região mais próxima de Minas Gerais. Quero estar sempre próximo a V. Exª, sempre defendendo conjuntamente os interesses da nossa região e os interesses do Brasil. Que Deus ilumine sua caminhada, lhe dê muita inspiração e muito discernimento, para que V. Exª possa estar sempre à altura da confiança da população de Minas Gerais. É uma alegria muito grande tê-lo aqui como colega, no Senado Federal.

            O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG) - Agradeço o aparte do nobre Senador Rodrigo Rollemberg. Quero dizer que, com certeza, Dr. Armando Rollemberg e Dr. Aureliano Chaves estão juntos lá, tendo a consciência de que o nosso dever aqui, no Senado, vai ser sempre buscar bem servir ao nosso Brasil e tendo a certeza de que a vida pública, antes de mais nada, é um ato de bem servir. Muito obrigado, meu caro Senador Rodrigo Rollemberg.

            Nesta hora desejo reafirmar a minha condição de político que crê na vocação justa do bem servir, no primado da lei; na independência harmônica dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e no aprimoramento indispensável à ordem democrática - ordem democrática inserida num processo evolutivo que não se esgota.

            Agradeço a Deus por me dar a oportunidade do exercício dessa vocação pública. E, lembrando o grande escritor mineiro Guimarães Rosa, "o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Ruben Figueiró. Bloco Minoria/PSDB - MS) - Meus cumprimentos, eminente Senador Antonio Aureliano, pelas suas palavras. Pena que foram breves. Sinceramente, gostaria de ouvi-lo, como todos nós, em instantes maiores. V. Exª representa Minas Gerais, mas, acima de Minas Gerais, V. Exª representa aquilo que Minas tem de mais precioso, que são os seus homens públicos.

            Então, me sinto sinceramente à vontade para cumprimentá-lo e dizer que a sua presença no Senado da República representa, sem dúvida nenhuma, um presente que Minas Gerais traz ao Senado da República e ao Brasil.

            Meus cumprimentos a V. Exª, mais uma vez.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - Presidente, permita-me um segundo. É que foi tão rápido, como o senhor disse...

            O SR. PRESIDENTE (Ruben Figueiró. Bloco Minoria/PSDB - MS) - Como não? Tem a palavra V. Exª.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Apoio Governo/PDT - DF. Sem revisão do orador.) - ... que, quando eu fui pedir o aparte, já havia terminado. Mas eu faço questão de deixar registrado aqui o meu apreço não apenas pelo Estado de Minas Gerais, mas também o meu apreço pelo Aureliano Chaves, com quem eu tive contatos e que sempre manifestou uma personalidade afável, muito afável, e firme, como demonstrou no momento em que, como Vice-Presidente, ele assumiu a Presidência da República. Ele demonstrou firmeza quando não era fácil ter aquela firmeza para contradizer os poderosos. Ele, ali, manifestou posições bastante firmes. Dito isso, eu quero falar que Minas, de fato, é uma espécie de Estado síntese do Brasil. Não é à toa que tem lá um pedacinho do meu Nordeste, lá em cima, em Minas Gerais. Tem as montanhas, que nós temos em muitos lugares; é um Estado já industrial, é um Estado agrícola, é um Estado de tradição cultural muito forte. Então, o senhor, aqui, representa um Estado que vai lhe cobrar muito, porque, aqui, todos que vêm de lá, em geral - não me lembro agora se tem ou não exceção, mas sempre é bom deixar uma brecha -, têm marcado sua posição aqui dentro. Para não deixar de registrar, eu registro, especialmente para mim, Darcy Ribeiro, que foi um Senador mineiro que aqui esteve. Embora radicado no Rio de Janeiro durante boa parte de sua vida política, trouxe para cá o espírito de mineiridade. Parabéns por estar aqui. Mas, como o senhor mesmo disse em seu discurso, coragem é fundamental na vida. É preciso coragem para ser Senador por Minas Gerais, porque a cobrança é grande.

            O SR. ANTÔNIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG) - Muito obrigado, nobre Senador Cristovam, pelas suas palavras. Muito grato.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/2014 - Página 57