Comunicação inadiável durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo “Farsa Reveladora”, de autoria do jornalista Merval Pereira, e do artigo da Srª Dora Kramer, os quais versam sobre a denúncia da revista Veja relativa à CPI da Petrobras.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Registro do artigo “Farsa Reveladora”, de autoria do jornalista Merval Pereira, e do artigo da Srª Dora Kramer, os quais versam sobre a denúncia da revista Veja relativa à CPI da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2014 - Página 287
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MOTIVO, ENCONTRO, ASSESSOR, DIRETOR, EMPRESA ESTATAL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Aureliano, Srª Senadora, Srs. Senadores, venho à tribuna hoje, Senador Aureliano falar de um tema que todos os que me antecederam aqui já falaram. É um tema que aflige a Nação brasileira já há muito tempo.

            Lembro que, há um ano e meio, em uma audiência na Comissão de Infraestrutura, eu tive a oportunidade de perguntar à Presidente Graça Foster, da Petrobras, sobre a operação de compra da Refinaria de Pasadena. Àquela altura, ela já não respondeu ao questionamento que foi feito. Em seguida, vieram à tona todas as denúncias de que a Nação brasileira inteira tem conhecimento.

            Ora, o Senador Jorge Viana esteve há pouco aqui e fez uma defesa enfática da Petrobras. A Petrobras é defendida por todos os brasileiros - todos! - porque ela é uma empresa que dá orgulho a todos nós e, por isso, ela tem de ser cuidada, ela tem de ser preservada. Ela não pode ser aparelhada, como tem sido no Governo do PT, desde os dois primeiros governos de Lula e, em especial, no Governo da Presidenta Dilma. Ele fez referência a que a oposição estaria utilizando a questão da Petrobras como mote de campanha eleitoral. Não é isso, não. Já disse e repito: há um ano e meio - e eu vou rever, para ter a data exata desta audiência na Comissão de Infraestrutura -, já se comentava e eu já arguia a Presidente Graça Foster sobre a compra da Refinaria de Pasadena.

            O Senador Jorge Viana, brilhante Senador do PT, por ofício, tem que defender a Presidente Dilma, mas tenho certeza, pelo raciocínio dele, pela inteligência do Senador Jorge Viana, de que ele sabe que algo de estranho - e muito estranho - está ocorrendo na Petrobras. Ele fez uma referência a um artigo do jornalista Janio de Freitas, que teria feito um comentário de não se usar a Petrobras como mote de campanha.

            Mas eu trouxe aqui - e peço a V. Exª, Senador Aureliano, que faça constar nos Anais do Senado Federal - dois artigos publicados nos jornais de hoje, de dois jornalistas também respeitados: o do jornalista Merval Pereira, que escreve e dá o título do seu artigo de hoje de “Farsa Reveladora”, e o da jornalista Dora Kramer, que também trata exatamente das denúncias que vieram ao conhecimento público através da edição desta semana da revista Veja.

            Ora, a revista Veja está transcrevendo um vídeo, uma gravação, imagem e áudio. Então, não existem inverdades naquilo que está dito pela revista Veja, porque é evidente que uma revista, eu diria, respeitada no Brasil inteiro, formadora de opinião, não vai colocar algo de que ela não tenha, através do seu jornalista, segurança na informação que está passando à sociedade. E, quando ela diz que a CPI da Petrobras no Senado foi uma farsa montada pelo PT, ela diz e prova com a transcrição do áudio da gravação que foi feita.

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - E diz, ainda, quem estava na reunião e que desconhece quem gravou, pois deveria haver mais alguém nessa reunião que ocorreu na sede da Petrobras, aqui, em Brasília, no gabinete da Presidente Graça Foster, e que lá foi mostrado que essa CPI do Senado e também a mista não passam de uma farsa - e, agora, mais do que farsa, porque a oposição não participa da CPI do Senado. Por quê? Porque todos os requerimentos de Senadores da oposição são derrotados pela maciça maioria da base de apoio da Presidenta Dilma. Então, não tem como participar. Nós não vamos coonestar algo que sabíamos...

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... desconfiávamos que estava sendo manipulado. Agora, nós temos certeza de que há manipulação na CPI. Lamentável. É lamentável que a CPI do Senado se preste a fazer esse papel, o de que diretores, ex-presidente e a atual presidente da Petrobras venham ao Senado com uma peça ensaiada. É como se fosse um teatro, uma peça ensaiada, e nós, os Senadores da oposição, estaríamos ali dando a presença para coonestar aquilo que estava sendo levado a conhecimento da sociedade como algo verdadeiro e, na realidade, era uma peça armada pelos petistas, pelos dirigentes da Petrobras, de tal forma que nada fosse buscado...

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... e nada fosse questionado. E aí a jornalista Dora Kramer diz, no seu artigo de hoje, do empenho do Presidente Lula em tirar da peça do TCU, do Ministro do TCU José Jorge, a Presidenta Dilma dos indiciados - houve 11 funcionários da Petrobras, diretores, inclusive o ex-presidente - e, agora, a imprensa, hoje, diz que a Presidente vai ser incluída. Ela foi retirada da penalidade de devolver à União setecentos e tantos milhões de dólares, que foi o absurdo gasto na compra da Refinaria de Pasadena. A refinaria foi comprada por US$1,2 bilhão, uma refinaria que valia US$42 milhões à época em que a empresa que vendeu à Petrobras a adquiriu.

            Então, é lamentável - é lamentável.

            Eu tinha um texto pronto aqui, mas fiz de improviso, para poder dizer, de coração, como brasileiro, que isso para nós brasileiros ecoa muito mal no exterior. A Petrobras tem de ser uma empresa respeitada, porque é uma empresa internacional.

            Então, o Senador Jorge Viana dizer que recebeu com o capital de 15 bilhões e que o Presidente Lula a deixou com 300 bilhões... Só que, hoje, ela vale 150 bilhões - e não é pelo mercado, não, é pelas ações que foram feitas de aparelhamento da Petrobras, de má gestão, que a levaram à condição em que está.

            Se houvesse tempo, nós poderíamos aqui comparar, sim, o crescimento da produção de óleo à época do governo Fernando Henrique Cardoso com o crescimento da produção de óleo à época dos governos do PT - épocas diferentes na economia, mas mesmo assim, com certeza, daria para comparar.

            É importante que isso seja feito, para que todos os brasileiros possam tomar conhecimento da verdade, porque o PT, lamentavelmente, usa da mídia para todas as suas ações, são lançamentos midiáticos. Mas, se formos procurar o resultado daquele programa - e são inúmeros programas -, não encontraremos nada. No meu Estado, o Estado do Pará, o presidente Lula foi lá para lançar a construção de uma siderúrgica pela Vale, em Marabá, o derrocamento do Pedral do Lourenço. Uma festa, uma festa! E isso já passa de quatro, cinco anos e, até hoje, não aconteceu nada. A Alpa, que foi festejada por todos nós paraenses e que seria motivo de desenvolvimento para a região, que tem polo em Marabá, só foi feita a terraplenagem. A Vale saiu da obra, parou a obra, porque não quer fazer a obra, nunca quis. Ela foi obrigada a fazê-lo, como estatal que é...

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... pelo governo do presidente Lula. E muito menos o derrocamento do Pedral do Lourenço! Antes da inauguração das eclusas, eu vim a esta tribuna, no final do segundo governo do presidente Lula - e já tinha vindo anteriormente, outras vezes -, para dizer que não adiantava, não bastava inaugurar a eclusa, porque seria uma peça sem utilidade, se não se fizesse o derrocamento do Pedral do Lourenço para tornar navegável a hidrovia de Marabá até Belém durante todos os meses do ano.

            Então, eu lamento que a revista Veja traga a público a farsa que foi montada na CPI da Petrobras no Senado Federal.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTOS ENCAMINHADOS PELO SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, e §2º do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “Farsa reveladora”, Merval Pereira;

- Artigo de Dora Kramer que trata de denúncias da revista Veja.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2014 - Página 287