Discurso durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da decisão proferida pelo Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Osasco, São Paulo, que deferiu a liminar para que fosse disponibilizado equipamento médico para o tratamento de paciente acometido de aplasia medular.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO, SAUDE.:
  • Considerações acerca da decisão proferida pelo Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Osasco, São Paulo, que deferiu a liminar para que fosse disponibilizado equipamento médico para o tratamento de paciente acometido de aplasia medular.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2014 - Página 1372
Assunto
Outros > JUDICIARIO, SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, DECISÃO JUDICIAL, AUTORIA, JUIZ, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, DEFERIMENTO, LIMINAR, OBJETIVO, FORNECIMENTO, EQUIPAMENTOS, TRATAMENTO, PACIENTE, DOENÇA GRAVE.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Enquanto aguardam-se os Senadores para votar essa matéria e depois a matéria do Senador Requião... 

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Minoria/DEM - RN) - Sr. Presidente.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - ...eu quero aproveitar, Presidente Renan Calheiros, e, em seguida, Senador Agripino, eu lhe dou a palavra. Eu estava falando.

            Hoje é o Dia Nacional da Saúde, dia 5 de agosto. Recebi a notícia de um menino de apenas cinco anos de idade. Ele se chama Gabriel da Cunha Leite. Esse menino de cinco anos tem uma doença grave, chamada aplasia medular. Finalmente, graças ao apoio das autoridades, teve acesso a uma bomba de infusão, que é um aparelho para eliminar o excesso de ferro causado por essa doença. Esse equipamento médico custa entre R$2 mil e R$5 mil, e é inacessível para muitas famílias, que não têm condições de arcar com os custos e manutenção desse tratamento.

            Graças ao pedido feito pelo meu gabinete às autoridades competentes, que esclareceu a gravidade e a urgência da situação, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Osasco, em São Paulo, deferiu liminar para que o equipamento fosse, enfim, disponibilizado a essa criança, ao Gabriel. Hoje recebi a ligação de agradecimento da mãe dele, D. Edilma Cunha, informando que o menino está muito bem e se recuperando, passa bem e está se tratando.

            É uma boa notícia para um final de noite da mãe de um garoto de cinco anos, que tem uma doença grave, mas a Justiça, com sensibilidade, ajudou a resolver o problema.

            Então, agradeço a todos aqueles que participaram desse esforço e comunico o fato aos caros colegas Senadores e Senadoras, porque penso que humaniza um pouco o final de noite, em que tomamos deliberações tão relevantes.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2014 - Página 1372