Discurso durante a 119ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do candidato à Presidência da República Eduardo Campos e registro de nota oficial do PSB.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento do candidato à Presidência da República Eduardo Campos e registro de nota oficial do PSB.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2014 - Página 158
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, AUTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), REFERENCIA, MORTE, EDUARDO CAMPOS, EX GOVERNADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muito pesar que eu assomo à tribuna do Senado, na tarde de hoje, para registrar essa tragédia, esse golpe que o destino pregou em todos nós. A morte, hoje, prematura do ex-Deputado, ex-Ministro, ex-Governador Eduardo Campos é uma tragédia para o destino do País. Eu, pessoalmente, tive em Eduardo Campos um irmão, um amigo, um companheiro, um líder insubstituível. Tenho a convicção de que o Brasil perdeu um dos seus mais brilhantes quadros. Uma pessoa que dedicou toda a sua vida, toda a sua energia, todo o seu talento a construir um Estado melhor, a construir um Brasil melhor.

            Nós, do PSB, queremos, aqui, manifestar nossas condolências a toda a família do Eduardo, à sua esposa, Renata, à sua mãe, D. Ana Arraes, a seus filhos - Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel -, bem como às de todos os que estavam no avião.

            Pedimos a Deus que nos dê muita serenidade e muito discernimento para continuar, para seguir o exemplo de Eduardo, exemplo de dedicação ao povo brasileiro e de construção de uma esperança de um novo Brasil. Nós estamos, todos, muito consternados.

            Quero, neste momento, agradecer as infinitas manifestações de solidariedade que temos recebido de todo o Brasil e dizer que o Eduardo, para nós, sempre será um exemplo a ser seguido, um exemplo de disposição, de compromisso, de conduta pública.

            Quis o destino, Senador Cristovam, que o Eduardo tivesse ido no mesmo dia em que o seu avô, Miguel Arraes, faleceu.

            Eu quero aqui ler uma nota da bancada do Partido Socialista Brasileiro:

A bancada do Partido Socialista Brasileiro no Senado, profundamente chocada com a tragédia ocorrida na manhã de hoje, em Santos, com o falecimento do Presidente e candidato do Partido Socialista Brasileiro à Presidência da Republica, Eduardo Campos, dos companheiros Pedro Valadares Neto, Carlos Augusto Leal Filho, Alexandre Gomes e Silva, Marcelo Lyra, assessores de sua campanha, e dos pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, em um acidente de avião, manifesta sua profunda solidariedade a familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos, ao povo pernambucano e brasileiro.

O PSB perde a sua maior liderança política, e o Brasil perde um de seus principais quadros políticos, com a liderança jovem, arrojada, comprometida com os anseios de mudança e renovação que o País tanto deseja. Mais do que isso, perde o jovem político, que sonhava transformar o Brasil em um país mais justo, menos desigual, social e economicamente, e que busque o desenvolvimento sustentável.

O Brasil perde a experiência de futuro para a construção de um novo país, e nós, seus companheiros de partido e de luta, perdemos um grande líder, um companheiro, um amigo.

A melhor forma de homenagear a memória de Eduardo Campos e de continuar a sua luta por um novo Brasil, com a coragem de mudar para avançar, é continuar com coragem para avançar.

Vamos em frente, honrando a sua memória e a sua trajetória, levando como bandeiras as suas últimas palavras na entrevista de ontem, no Jornal Nacional: “Não vamos desistir do Brasil; é aqui que nós vamos criar nossos filhos; é aqui onde nós temos de criar uma sociedade mais justa. Para isso é preciso ter coragem para mudar e de fazer diferente”.

            Este é o nosso compromisso com a memória de Eduardo Campos.

            Assinam essa nota os Senadores Rodrigo Rollemberg, Antonio Carlos Valadares, João Capiberibe, Lídice da Mata, e, tenho certeza, neste momento, falo também por todos os Deputados Federais de nosso partido, todos os militantes do PSB em todo o Brasil, que, neste momento, estão profundamente consternados, tristes, mas dispostos a continuar essa trajetória em defesa do povo brasileiro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2014 - Página 158