Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de propostas de S.Exa., como candidato ao cargo de Governador, para o desenvolvimento do Maranhão.

Autor
Lobão Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Edison Lobão Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Apresentação de propostas de S.Exa., como candidato ao cargo de Governador, para o desenvolvimento do Maranhão.
Aparteantes
Casildo Maldaner.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2014 - Página 105
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, ORADOR, CANDIDATO, GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, DISTRIBUIÇÃO, RENDA, ANUNCIO, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, DESENVOLVIMENTO.

            O SR. LOBÃO FILHO (Bloco Maioria/PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sou um homem movido por grandes desafios, especialmente agora em que viveremos a mais transformadora festa da democracia, as eleições.

            Neste momento histórico, em defesa do Estado do Maranhão, aceitei fazer o bom combate. O maior desafio da minha vida será transformar o Maranhão em um Estado desenvolvido por inteiro, com melhor distribuição de renda e oportunidades.

            Pelas provações que passei recentemente, renascendo graças ao bom Deus, sinto-me um homem retemperado, pronto para a luta, preparado e maduro politicamente. Estou, Sr. Presidente, colegas Senadores, no auge de minha maturidade política para comandar o meu Estado rumo ao desenvolvimento.

            Nessa caminhada, conversando com os moradores do Maranhão, ouvindo cada um e cada uma sobre suas dificuldades e seus anseios, constatei que a grande aspiração é ter uma vida digna, um Estado onde as coisas funcionem, onde a riqueza seja melhor distribuída, um Estado onde o Governador não se entenda apenas como mais uma autoridade, mas tenha consciência de ser um destacado servidor público, ou seja, um funcionário do povo.

            E é com essa consciência que, a partir de 2015, promoveremos no Maranhão a maior transformação de sua história. Iremos desburocratizar ao máximo a máquina pública para atrair novos empreendimentos e com eles, melhores empregos. Esse benefício também chegará aos maranhenses hoje escravizados nos absurdos da papelada inútil e nos carimbos desnecessários que só atrasam o desenvolvimento do nosso Estado e a vida das pessoas.

            O Maranhão, Sr. Presidente, ao contrário de alguns, cresceu, em 2012, mais de 10% no seu PIB, superando em mais de quatro vezes a média brasileira. Quem duvidar da pujança do nosso Estado está convidado a visitar nossa capital, São Luís, visitar os nossos três portos, que carregam centenas de milhões de toneladas de carga.

            O porto de Itaqui, onde são aportados alguns dos maiores navios do mundo, tem a capacidade de ter zarpando dali para todos os continentes não só minérios, mas soja, alumínio, arroz, papel, celulose, entre outros. Estamos investindo pesado na ampliação dos nossos portos.

            A meia hora de voo da nossa capital, temos nossa grande cidade Imperatriz, aonde se chega através de voos regulares, num moderno aeroporto estadual, no Município onde acaba de ser instalada a grande fábrica da Suzano, um investimento de R$6 bilhões e que gera milhares de empregos diretos e indiretos.

            Já a poucos quilômetros dali, estamos por inaugurar uma grande aciaria na cidade de Açailândia, já em fase de conclusão, também gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

            Sr. Presidente, a pecuária do meu Estado conta com um rebanho de quase 7,5 milhões de cabeças de gado, uma pecuária forte, pujante, motivo de orgulho para todo o nosso Estado. E essa pecuária já emprega, junto com a agricultura, quase 100 mil trabalhadores maranhenses. Só para exemplificar, de importadores de arroz, o Maranhão, hoje, é o terceiro maior produtor de arroz do País, caminhando para ser o segundo ainda neste ano. Mesmo assim, Srs. Senadores, o meu Estado é um Estado injustiçado.

            Temos problemas. Sim, temos problemas, como todos os outros Estados também os têm. Brasília, por exemplo, está cercada por enormes problemas sociais. São Paulo e Rio, com suas numerosas e perigosas favelas. E por que o Maranhão é tão agredido, tão machucado, e o seu povo tão humilhado?

            Não posso aceitar calado tudo isso, ainda mais agora quando meus adversários, movidos pela campanha eleitoral, tentam lançar uma mobilização em âmbito nacional, cujo pano de fundo, mais uma vez, é conspurcar a nossa imagem, é agredir o nosso Estado. Tentam agredir o Senador Sarney e, com isso, mais uma vez, manchar o nome do Maranhão. Isso é algo que eu não posso permitir.

            Se for a vontade do povo, farei um governo com gestão empresarial, focado no desenvolvimento, mas com uma preocupação obsessiva numa melhor distribuição de renda.

            Inspirado no PAC, criei o Programa de Aceleração do Crescimento do Maranhão, voltado pra o desenvolvimento com justiça social. O PAM envolverá todas as áreas da gestão e os programas que destravarão o nosso crescimento.

            Mas, Srs. Senadores, um dos programas do PAM, que será gerenciado diretamente por mim, será aquele que vai atuar, agir nos nossos 40 Municípios mais pobres do Estado do Maranhão.

            Vamos, com muita atenção, muito foco, mexer seriamente nesses Municípios para que possamos mudar o IDH do Estado do Maranhão.

            Por exemplo, no PAM da Educação, estamos adotando como modelo básico o modelo implantado no Estado do Ceará, um modelo baseado na meritocracia, com criação de unidades escolares com um nível mais elevado, que estabelecerá competição entre alunos para estudarem em uma escola mais diferenciada.

            "Vamos implantar o sistema de ensino em tempo integral de uma forma diferente, regionalizada, onde os alunos terão além das matérias curriculares, modernos laboratórios, cultura e esportes", e torná-los cidadãos por inteiro, competitivos no mercado de trabalho, que tenham prazer e vontade de estar na escola, estudando e se desenvolvendo para o futuro. Vamos valorizar os Professores e suas reciclagens, trabalhar na qualificação dos nossos mestres.

            Na Economia, faremos uma análise criteriosa do potencial econômico das regiões. "No PAM para a Produção o primeiro passo será uma análise dos potenciais econômicos regionais". Vamos identificar as vocações econômicas de cada região. Levaremos às regiões instrumentos eficazes para seu desenvolvimento de acordo com sua vocação econômica.

            "Naqueles setores que tiverem potencial de agricultura e pecuária nós iremos qualificar e criaremos agências técnicas, para fomentar as lavouras, principalmente voltadas para os pequenos agricultores que não têm acesso às tecnologias". "A experiência mostra que, de nada adianta produzir se não houver capacidade de escoamento da produção agrícola, por isso vamos ampliar a malha ferroviária do Maranhão, e organizar sua logística.”

            Nosso prestigio político já tem proporcionado investimentos vultosos do Governo Federal, em vários setores. Um exemplo claro é o investimento agressivo no Porto de Itaqui. A meta é multiplicar em 10 vezes o volume de cargas até 2030, saindo de atuais 15 milhões de toneladas para 150 milhões de toneladas.

            Estamos fazendo terminais de grãos, terminais de escoamento da recente fábrica de celulose implantada, todos para a exportação para a Europa e para os Estados Unidos. Vou, também, incentivar a Energia Limpa, e renovável. Fazer parcerias para novos projetos e aproveitar o enorme potencial que temos. Percebam que o estado do Maranhão possui uma vocação extraordinária para projetos de energia renovável, especialmente a fonte eólica.

            O nosso Maranhão é um Estado fantástico, posicionado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, ele possui uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de lindas praias tropicais, Floresta Amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas - os nossos famosos Lençóis Maranhenses. São cinco polos turísticos de ampla diversidade, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. Com esta riqueza toda que Deus nos deu, vamos atrair turistas do Brasil e de todo o mundo.

            Vou buscar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os melhores parceiros para essa empreitada e vou unir o capital público e privado para desenvolver o meu Estado, o Estado do Maranhão. Vou visitar todas as grandes federações de indústrias do País, os bancos de fomento do Brasil e do exterior, para atrair os melhores e mais capacitados que queiram investir com seriedade em meu Estado. Farei, Sr. Presidente, como fez o ex-Presidente Lula, esse fantástico brasileiro, e serei um verdadeiro "caixeiro-viajante" nesse estreitamento de relações.

            Com tudo isso, Senador Casildo Maldaner, o nosso Maranhão só terá um rumo que é: pra frente, Maranhão!

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - V. Exª me permite?

            O SR. LOBÃO FILHO (Bloco Maioria/PMDB - MA) - Com todo prazer, Senador.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Estou prestando atenção no entusiasmo de V. Exª, que chega a me animar, porque, além de jovem, é um idealista, é um conhecedor, é um desbravador, é empreendedor, conhece o mundo e, com certeza, irá colocar o Maranhão nesse contexto, na diversificação, não só porque nós, os sulistas, que temos muitos irmãos nossos que foram para a região de Balsas, na profissão do agronegócio, e com a estrada de ferro, no Porto de Itaqui, que fica mais perto dos centros do mundo para colocar a produção. E ainda mais a diversificação que V. Exª pretende implantar e despertar nesse gigante ainda de um certo modo adormecido que é o Maranhão. V. Exª está preparado, foi preparado, teve condições de ser preparado. Sem dúvida alguma, com esse conhecimento, vamos ativar os diversos setores diversificados da economia do Maranhão, desde o agronegócio, da parte industrial, das riquezas, das belezas. Isso tudo conjugado faz com que desperte o mundo para quem não conhece o Maranhão. São caminhos que V. Exª vai abrir ao mundo para virem conhecer, e com isso vai ser alguma coisa de extraordinário. Ninguém segura. Ninguém segura esse projeto. Com esse entusiasmo de V. Exª, com essa juventude... Eu vou por aí: pra frente, Maranhão! Meus cumprimentos a V. Exª, Senador Lobão Filho.

            O SR. LOBÃO FILHO (Bloco Maioria/PMDB - MA) - Muito obrigado, Senador Casildo Maldaner. Fico muito feliz, em primeiro lugar, de termos recebido seus irmãos em nosso Estado, como grandes produtores em Balsas, produtores de soja, homens qualificados, experimentados, que trazem hoje orgulho para a nossa terra. E terei no futuro, Senador Casildo Maldaner, a vontade e a capacidade de atrair novos irmãos de todo o Brasil, para que possam investir e acreditar no nosso Estado. Adorei sua frase: "Um gigante adormecido que irá se levantar, para orgulho do nosso País." Muito obrigado.

            Obrigado a todos, obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2014 - Página 105