Comunicação inadiável durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da importância da lei que estabeleceu as novas diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro da importância da lei que estabeleceu as novas diretrizes do Plano Nacional de Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2014 - Página 622
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, LEGISLAÇÃO, ASSUNTO, ESTABELECIMENTO, DIRETRIZ, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, OBJETIVO, AUMENTO, INVESTIMENTO PUBLICO, EDUCAÇÃO, ERRADICAÇÃO, ANALFABETISMO, AMPLIAÇÃO, ATENDIMENTO, SISTEMA ESCOLAR, OFERTA, ENSINO, TEMPO INTEGRAL, OFERECIMENTO, SERVIÇO DE SAUDE, PREVENÇÃO, ACOMPANHAMENTO, PSICOLOGO, ALUNO, CORPO DOCENTE, FAMILIA, ACESSO, CULTURA, ARTES, ESPORTE, CIENCIA E TECNOLOGIA, VALORIZAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, PROFESSOR.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senadora Vanessa Grazziotin.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores do nosso querido Ceará e de todo o Brasil, que nos acompanham pelos canais de comunicação do Senado Federal, neste momento, em que o Brasil debate os rumos que a Nação tomará nos próximos anos, um marco legal aprovado recentemente aqui no Congresso Nacional assumiu vital importância.

            Refiro-me à Lei nº 13.005, sancionada no último dia 25 de junho pela Presidente Dilma Rousseff, que estabelece as novas diretrizes do Plano Nacional de Educação.

            Quero ressaltar o avanço histórico da sua aprovação, do qual tive a honra de participar, como um marco na garantia da educação como prioridade absoluta do País.

            Principal documento norteador das políticas públicas de educação, o Plano Nacional de Educação parte do princípio de que ela deve ser tratada em seu conjunto, da creche até a pós-graduação. Portanto, deve haver integração entre todos os níveis de ensino e aumento crescente dos investimentos em todas as suas modalidades.

            O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre elas, que o investimento público em educação saia de 5,5% para atingir 10% nos próximos anos do Produto Interno Bruto.

            A destinação do percentual dos royalties do petróleo para a educação, conquista pela qual lutamos desde quando ainda era Deputado, na Câmara dos Deputados, vai ajudar a viabilizar essa expansão tão necessária.

            Há outras diretrizes de igual importância. Entre elas, a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e, principalmente, a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas brasileiras.

            A nossa ideia é ampliar mais ainda o conceito dessa escola de tempo integral, oferecendo saúde preventiva, acompanhamento psicológico, para os alunos, professores e suas famílias.

            Também é preciso oferecer aos alunos múltiplas oportunidades de aprendizagem, por meio do acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia, com atividades planejadas e alinhadas ao projeto político e pedagógico da escola.

            E o professor? O professor, que é tão importante nesse processo, tem que ser valorizado nas suas condições de trabalho. Ninguém pode ensinar sem se sentir bem nessa missão determinante para o futuro dos jovens brasileiros.

            Dotando as escolas do que for necessário e utilizando os espaços públicos já existentes para a prática de esportes e de atividades culturais, é possível integrar os alunos e os jovens às cidades onde moram, em uma perspectiva positiva, associada à aquisição de novos conhecimentos e à motivação para a aprendizagem baseada na inovação, pois é na escola que descobrimos os grandes talentos, desde os futuros grandes cientistas e intelectuais até os futuros ídolos esportivos ou artísticos. É preciso garantir que ela seja o ambiente mais propício possível para essas descobertas.

            Minhas senhoras e meus senhores, o mesmo empenho em fazer valer o PNE pretendo que se torne validado na prática, com resultados concretos por todo o nosso Brasil, inclusive no meu querido Ceará, onde o ensino médio ainda é um problema, com quase 50% dos jovens entre 14 e 19 anos afastados da escola ou da sua conclusão. Privados de acesso a maior qualificação para o emprego e para a progressão dos estudos, esses jovens estão expostos aos riscos perversos da falta de perspectiva.

            O ensino médio é uma prioridade, e os jovens que se afastam dessa etapa ficam prejudicados, desprovidos de condições de enfrentar o mundo e de disputar o mercado de trabalho tão competitivo no mundo da qualificação.

            Não se pode permitir que isso ocorra. Os jovens precisam ser motivados a permanecer na escola e a concluir, pelo menos, o ensino médio. Além disso, o tempo em que estão lá na escola pode ser mais bem aproveitado, oferecendo-lhes outras oportunidades, somadas às aulas convencionais.

            Minhas senhoras, meus senhores, Senadoras e Senadores, onde quer que eu esteja, lutarei por escolas como centros de vida saudável, verdadeiramente atraentes para os jovens, onde possam desenvolver suas capacidades e suas habilidades, como pessoas e como profissionais.

            Asseguramos os recursos necessários, e terei o mesmo empenho em contribuir para que a aplicação desses recursos se concretize em um modelo muito melhor do que o existente.

            Para isso, é preciso gestão competente em todos os níveis de ensino, valorização do compromisso e meritocracia, e ações fiscalizadoras rigorosas das verbas públicas.

            Da mesma forma que um país não cresce sem investir em infraestrutura, um país não cresce sem educar adequadamente os seus jovens e o seu povo.

            E é por isso que, mais do que nunca, é preciso reafirmar: educação não é gasto, educação é investimento. Investimento em cidadania, investimento no País, investimento que garante o futuro das atuais e das próximas gerações.

            A expansão da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil requer uma geração de jovens bem informados, bem formados também, com ótima formação, e profissionais qualificados em todos os setores demandados deste País.

            Somente com o avanço na qualidade do ensino é que formaremos jovens realmente preparados para enfrentar e vencer os desafios da sociedade da tecnologia e do conhecimento.

            A escola é parte, Srª Presidente, fundamental e indispensável desse processo.

            Governos Federal, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, Parlamentares...

(Soa a campainha.)

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE) - ... trabalhadoras e trabalhadores, empresários, professores e professoras, estudantes, todos, sem exceção, têm um papel fundamental, importantíssimo a desempenhar nesse momento decisivo para a Nação brasileira.

            Era o que eu tinha a dizer, Srª Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2014 - Página 622