Pela ordem durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento de uma comitiva do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, pelo Diretor-Geral do DNIT, para tratar da situação de uma importante ponte sobre o Rio Uruguai, entre os Municípios de Iraí-RS, e Palmitos-SC.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro do recebimento de uma comitiva do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, pelo Diretor-Geral do DNIT, para tratar da situação de uma importante ponte sobre o Rio Uruguai, entre os Municípios de Iraí-RS, e Palmitos-SC.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2014 - Página 3340
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, COMISSÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), ASSUNTO, INTERDIÇÃO, PONTE, RIO URUGUAI, LIGAÇÃO, MUNICIPIOS, IRAI (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PALMITOS (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), IMPORTANCIA, ACESSO, REGIÃO, RELEVANCIA, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, METALURGIA, NECESSIDADE, OBRAS, INFRAESTRUTURA, SEGURANÇA, ILUMINAÇÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Queria uma informação, Presidente, sobre a votação da PEC nº 63, porque o Hermes Aquino, do Rio Grande do Sul, ligou-me com a informação de que a matéria entraria na pauta de hoje.

            Eu estou, claro, preocupada. O quórum está baixo, e, como é uma emenda à Constituição, a dificuldade de quórum pode comprometer essa votação.

            Então, eu gostaria de saber apenas se ela será postergada para a próxima sessão. Qual será a orientação da Mesa?

            O SR. PRESIDENTE (Jayme Campos. Bloco Minoria/DEM - MT) - Respondendo à indagação de V. Exª, a matéria já está na pauta. Entretanto, considerando o baixo quórum, na próxima, com certeza, será matéria a ser priorizada para ser votada.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Eu queria também fazer um registro breve.

            Hoje, à tarde, o General Fraxe, Diretor-Geral do DNIT, recebeu uma comitiva do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Eu solicitei a ele, por meio do meu gabinete, audiência para tratar de um grave problema emergencial com a interdição de uma ponte sobre o Rio Uruguai, entre os Municípios de Iraí, no norte do Rio Grande do Sul, e Palmitos, no oeste de Santa Catarina, impactando uma população que, só no Rio Grande do Sul, é estimada em 400 mil pessoas, Senador Jayme Campos. Por essa ponte, trafegam diariamente mais de 8 mil veículos por dia.

            Ela foi interditada na semana passada, causando gravíssimos problemas a toda a economia da região dos dois Estados, marcada por uma muito produtiva agroindústria no setor de laticínios, de avicultura e de suinocultura e também por uma economia também diversificada no setor de metal mecânico, com máquinas e implementos agrícolas.

            Agrava ainda o problema da interdição dessa ponte o fato de que muitos estudantes de Santa Catarina têm de atravessá-la à noite, a pé, para frequentar as faculdades na região Norte, especialmente na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Isso ocorre sob risco e insegurança, porque a ponte não tem iluminação nem segurança.

            Quero registrar aqui o agradecimento ao General Fraxe pela atenção e respeito, mas, sobretudo, pela sensibilidade que teve ao reconhecer a emergência, antecipando para a comitiva, representada por prefeitos, lideranças da comunidade e Deputados Federais, que, em breve, ou pelo menos em dois ou três dias, estarão sendo licitadas as obras em uma consulta a três empreiteiras que possam realizar essa obra de conserto não apenas na superfície da ponte, mas também em relação às colunas de sustentação, que apresentaram avarias por conta das recentes enchentes naquela região.

            O General Fraxe também manifestou interesse em conversar com a Diretora-Geral da Polícia Rodoviária Federal, para que nesse período pelo menos veículos leves, que não comprometem a estrutura da ponte, possam por ali cruzar, mitigando os efeitos negativos da interdição da ponte. Além disso, também examinará, junto à Antaq, a possibilidade de uma alternativa com o uso de balsas. Se isso poderia ser feito, tecnicamente, com segurança.

            Então, eu queria renovar aqui publicamente, na tribuna do Senado, Presidente Jayme Campos, a pronta atitude e a iniciativa do General Fraxe, usando o DNIT para resolver um gravíssimo problema, que impacta, como eu disse, 400 mil pessoas na região norte do Rio Grande do Sul. Penso que é preciso reconhecer quando uma autoridade do Governo Federal age como é esperado pela comunidade, sobretudo pelo cidadão que paga a conta da manutenção da estrutura dos governos.

            Muito obrigada, Presidente Jayme Campos.

 

            [...]

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente.

            Eu pediria também, já que o senhor atendeu à solicitação do Senador Cyro.

            Há um requerimento de minha autoria, o nº 85, que está na pauta já para votação. Se puder, seria muito oportuno e lhe agradeço as providências.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2014 - Página 3340