Discurso durante a 139ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao presidente do TSE, Dias Toffoli, pelo sucesso das eleições de 2014; e outro assunto.

Autor
Fleury (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: José Eduardo Fleury Fernandes Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Cumprimentos ao presidente do TSE, Dias Toffoli, pelo sucesso das eleições de 2014; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2014 - Página 188
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), MOTIVO, REALIZAÇÃO, ELEIÇÕES, BRASIL.
  • COMENTARIO, DEBATE, CANDIDATO, ELEIÇÕES, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, HORARIO, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO.

            O SR. FLEURY (Bloco Minoria/DEM - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Paulo Paim, senhores ouvintes do sistema de comunicação da TV Senado, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, hoje é um dia de muita alegria para nós. No primeiro dia após a eleição, não podemos deixar de aqui cumprimentar o Ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral, por ter conduzido essa que foi a maior eleição eletrônica do mundo com segurança, dignidade e tranquilidade.

            Eu ontem acompanhei, aqui de Brasília, o tempo todo, pela televisão e ligando para o interior, para locais em que tenho contato, e fiquei impressionado, porque eleição sempre anima os eleitores, que ficam eufóricos.

            Em nosso Estado, inclusive, não houve Lei Seca. O Presidente do Tribunal de Justiça liberou. Foi um Estado em que não houve Lei Seca, mas posso garantir que não tivemos problemas. Eu acho que isso mostra uma das lutas, inclusive de V. Exª, pela educação, pelo controle de eleição, e o amadurecimento da democracia.

            Aqui, nesta Casa, nossa Casa, há dois homens que viveram a democracia: o Senador Pedro Simon e o Senador e ex-Presidente José Sarney. Todo esse período passou por eles.

            Então, nós temos uma democracia muito nova, menina, mas estamos dando um show, mostrando o amadurecimento, no interior e nas capitais, de como a democracia tem que ser feita.

            Houve debates. Agora vamos para o segundo turno e acredito que os debates continuarão em um nível que qualquer criança possa assistir.

            Só faço uma reflexão: que os debates sejam em horário mais cedo.

            Após o debate de domingo, eu conversei com várias pessoas. Como sempre digo, sou um homem do campo, moro numa propriedade rural. Fui conversar com meus funcionários. Poucos assistiram, em razão do horário.

            Então, eu reivindico: se possível, que as emissoras passem esse horário para as 8 horas, porque o índice de audiência - ontem, fiquei sabendo - dos debates chegou a 30 pontos. Eu ainda não sei definir o que significam 30 pontos, mas, pelo que me disseram, é um número muito grande de audiência.

            Então, para nós continuarmos com esse sonho, que é o de V. Exª, que sempre lutou pela democracia e que dela participa, com os dois nomes que aqui citei, V. Exª faz parte da democracia neste Parlamento, V. Exª é uma voz, inclusive, dos aposentados, que se sentem cansados às 10 horas, porque, por serem aposentados, já trabalharam muito e, alguns deles, às vezes, têm netos e, durante o dia, colaboram com a educação dos netos.

            Eu solicito que, se possível, nós ligássemos para o TSE, para quem de direito for, para que o debate seja realizado em horário próprio para assisti-lo. Eu notei que o debate é muito superior ao horário político. O debate é cara a cara e as pessoas estão ali para discutir. Apesar de poucas propostas apresentadas, como vimos, deu para sentir a diferença de alguns.

            É sobre isso que quero me pronunciar, e que V. Exª conclua, com sua sabedoria.

            No Estado de Goiás, o Governador Marconi foi muito feliz nessas eleições. Teve uma aprovação enorme. Não conseguiu vencer no primeiro turno, mas levou, em alto nível, a condução da eleição. O Governador, em todos os seus programas, em hora nenhuma houve ataque pessoal. Ele simplesmente mostrou o que fez nos três anos de mandato e disse que no quarto ano - o que esperamos - irá aperfeiçoar inclusive a parte de educação.

            Quando se fala em educação, quando se fala em aposentadoria, quando se fala em justiça neste País, nós não podemos deixar de lembrar V. Exª, que eu tenho como símbolo deste País.

            É o que tenho a dizer. Quero, ainda, agradecer demais o Tribunal Superior Eleitoral, que está de parabéns pela conduta, que foi de elevada tranquilidade. O índice de urnas com problemas foi bem pequeno. Houve alguns problemas na eleição digital, mas tudo dentro do normal. Os problemas foram mais divulgados do que ocorreram na realidade. É o papel da imprensa. Ela precisa comentar o que deve ser melhorado. Mas, pelo índice, eu escutei, do próprio Ministro, que o problema com as urnas digitais foi abaixo do que eles esperavam.

            Então, quero aqui aproveitar este momento, no dia de hoje, para cumprimentar o Tribunal Superior Eleitoral, o Ministro Dias Toffoli, que conduziu muito bem essa eleição.

            Quem mais ganhou foi o povo brasileiro, pela sua administração, pela sua conduta e pelas suas palavras antes da eleição, mostrando a tranquilidade que aquele Poder encontrava para enfrentar as eleições de domingo, a partir das 8 horas até às 17 horas.

            Logo depois das 17 horas, já tínhamos resultados do Brasil inteiro. Esperamos, simplesmente, o resultado para Presidente em alguns Estados por problema de fuso horário. Foi muito bem explicado. Nós temos uma diferença de duas horas em alguns Estados. Ele jamais poderia divulgar os resultados dos Estados que têm o horário de Brasília para não interferir na eleição. Até nisso o cuidado foi muito grande. O povo compreendeu pelas explicações tranquilas e de acordo com a população brasileira.

            Era isso que eu tinha a dizer.

            Quero aqui, mais uma vez, cumprimentar o Tribunal Eleitoral e todos os Ministros, na pessoa do Ministro Dias Toffoli, porque ali sei que é um colegiado, pela importância que foi e pelo show de democracia que este País deu, como um país de democracia de 400 anos. Inclusive vários países vieram aqui para acompanhar e ficaram impressionados, pelas informações que tenho, com a tranquilidade que foi a nossa eleição.

            Muito obrigado pelo espaço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2014 - Página 188