Discurso durante a 141ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do desempenho do PMDB nas recentes eleições gerais.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Registro do desempenho do PMDB nas recentes eleições gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2014 - Página 96
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, BALANÇO, RESULTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), REFERENCIA, ELEIÇÕES, ELOGIO, CANDIDATO, DISPUTA, GOVERNADOR, COMENTARIO, APOIO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Odacir Soares, Srªs e Srs. Senadores, antes de entrar no meu pronunciamento, tecendo um comentário sobre as eleições em todo o País, eu quero parabenizar o Senado Federal pela realização do 7º Concurso de Redação, com o tema “Se eu fosse Senador”. Em especial, quero parabenizar a jovem rondoniense Ana Paula pela conquista do segundo lugar nesse concurso com a redação cujo título foi “Honra e honestidade”. A Ana Paula é da cidade de Buritis, cidade que criei quando Governador, transformando um distrito em Município, com a aprovação da Assembléia Legislativa, com apoio do Senador Odacir também. Hoje, ela é uma cidade pujante, uma cidade muito forte do Estado de Rondônia. Parabéns à Ana Paula, que é motivo de orgulho para todo o meu Estado, Rondônia. Parabéns a essa jovem estudante por essa grande conquista.

            Srªs e Srs. Senadores, a liderança da Presidente Dilma Rousseff, a força e a presença nacionais do PMDB, referendadas pelo discernimento e a autonomia dos eleitores, consagraram nas urnas, no último domingo, o sucesso de uma aliança política - PT, PMDB e os demais Partidos coligados - que ainda tem muito a oferecer ao Brasil e aos brasileiros.

            Ao conquistar mais de 43 milhões de votos no primeiro turno de uma acirrada e emocionada disputa, a Presidenta Dilma, com o apoio do PMDB, representado pelo Vice-Presidente Michel Temer, e de partidos aliados, chegou em primeiro lugar ao segundo turno da eleição presidencial. A extraordinária festa cívica que vivenciamos todos os brasileiros no dia 5 de outubro brindou nosso Partido, mais uma vez, com um número expressivo de votos para todos os cargos executivos e legislativos em disputa.

            Mais de 115 milhões de brasileiros foram às urnas, em nossos 26 Estados e no Distrito Federal, para eleger seus candidatos ao Governo Federal, aos governos estaduais e ao governo distrital.

            Já no primeiro turno das eleições, o PMDB elegeu Renan Filho, em Alagoas; Paulo Hartung, no Espírito Santo, que visitou o Senado Federal há poucos instantes e que já foi Senador; Marcelo Miranda, no Estado do Tocantins; e Jackson Barreto, em Sergipe, quebrando, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um tabu, porque é a primeira vez que o PMDB elege um governador no Estado de Sergipe.

            Em 1986, quando o PMDB elegeu 22 dos 23 governadores - só havia na época 23 Estados -, o único Estado em que o PMDB não elegeu governador naquela eleição foi o Estado de Sergipe. E, agora, Jackson Barreto, que era Vice-Governador de Marcelo Déda, que veio a falecer no ano passado, assume o Governo do Estado de Sergipe e se reelege, no primeiro turno, Governador do Estado de Sergipe.

            Em outros oito Estados da Federação, nossos candidatos seguem para o segundo turno com fortes indicadores de vitória: Confúcio Moura, em Rondônia, em meu Estado - ele saiu em primeiro lugar na disputa do primeiro turno -; Luiz Pezão, no Rio de Janeiro, que teve uma virada espetacular, chegando também disparado em primeiro lugar no primeiro turno; Helder Barbalho, no Pará, que por apenas doze décimos não se elegeu no primeiro turno e que enfrenta agora a disputa, com todas as chances de vitória, no segundo turno; Henrique Alves, nosso Presidente da Câmara dos Deputados, no Estado do Rio Grande do Norte, que também disputa em primeiro lugar no segundo turno; Eduardo Braga, que por muito pouco não se elegeu no primeiro turno e que disputa também em primeiro lugar a vaga no segundo turno; Eunício Oliveira, no Estado do Ceará, que também ficou em primeiro lugar no primeiro turno; Íris Rezende, no Estado de Goiás; e José Ivo Sartori, no Rio Grande do Sul, dando uma virada espetacular. As pesquisas apontavam José Ivo Sartori em terceiro lugar dias antes da eleição, e ele acabou chegando em primeiro lugar disparado no primeiro turno e disputa agora o segundo turno. Então, são oito candidatos aos governos estaduais que o PMDB disputa nessa eleição de segundo turno.

            Fomos igualmente muito bem-sucedidos, embora com pequena diminuição no tamanho das bancadas, nas eleições para o Congresso Nacional. Finalmente, continuaremos na próxima Legislatura com a maior bancada parlamentar nesta Casa, no Senado Federal, perdendo apenas uma cadeira, ficando com 18 Senadores - também disparada a maior bancada do Senado Federal - e com a segunda mais expressiva bancada na Câmara dos Deputados, com quatro Deputados a menos da primeira bancada, com 66 Deputados Federais. E também ficamos em primeiro lugar nas cadeiras de Deputados Estaduais nos Estados brasileiros, com 142 Deputados Estaduais.

            Então, o PMDB, como tem feito ao longo de toda a sua história, renova e repactua seus compromissos políticos com a sociedade brasileira. Mantém-se permanentemente atento e em sintonia com as necessidades e expectativas de 204 milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros, que depositam sua confiança e suas esperanças na vigorosa democracia que vimos reconstruindo desde 1985. E nossa democracia, a cada eleição, consolida-se cada vez mais.

            A Presidente Dilma Rousseff, Sr. Presidente, continua sua caminhada em direção ao segundo turno, tendo como referência o apoio expresso de mais de 43 milhões de eleitores no primeiro turno, e, nas próximas semanas, milhões de outros cidadãos haverão de unir-se em torno de um projeto político vitorioso, fundamentalmente alicerçado na busca constante do bem-estar e do desenvolvimento harmônico de toda a sociedade brasileira.

            Os rumos claros, seguros e totalmente vinculados aos interesses mais altos de nossa sociedade garantem a Dilma Rousseff a condição de candidata preferencial. Em 26 de outubro, os brasileiros haverão de garantir-lhe a vitória, concedendo mais quatro anos a um governo popular, enfático em seu compromisso com os estratos mais vulneráveis de nossa sociedade.

            Ao lado do Vice-Presidente Michel Temer, Dilma certamente haverá de continuar valendo-se dos melhores talentos da política brasileira para encaminhar nosso País a um novo ciclo de crescimento e de desenvolvimento.

            Nesta rápida intervenção, não posso deixar de cumprimentar os nossos adversários em todo o Brasil. Eles valorizaram o processo e a disputa político-eleitoral com o aporte de ideias, de sugestões e de novas visões para o País e para cada uma de suas unidades e regiões.

            Finalmente, se me permitem, honra-me registrar a expressiva reeleição de Marinha Raupp, que obteve mais de 60 mil votos para Deputada Federal, pela terceira vez consecutiva, sendo a Deputada mais votada do Estado de Rondônia. Vai ocupar, a partir do ano que vem, seu sexto mandato na Câmara dos Deputados.

            A nossa Bancada, a nossa coligação em Rondônia elegeu cinco Deputados Federais, das oito cadeiras, sendo três do PMDB. A eleição do maior número de Deputados proporcionais no Brasil se deu no meu Estado de Rondônia.

            As próximas três semanas nos reservam muito trabalho. Temos o compromisso de auxiliar na eleição de todos os companheiros que disputam o segundo turno. Hoje à noite mesmo, já irei para Rondônia me integrar à campanha do Governador Confúcio Moura à reeleição do meu Estado, Rondônia.

            Que as urnas de 26 de outubro consagrem novamente a Presidente Dilma Rousseff e todos os candidatos do PMDB aos governos dos oito Estados em que disputamos o segundo turno!

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Obrigado pela concessão do tempo.

            Um abraço a todos! Muito obrigado.

 

            O SR. PRESIDENTE (Odacir Soares. Bloco Maioria/PP - RO) - A Presidência quer se congratular com V. Exª e com a coligação que V. Exª mencionou pela eleição de cinco Deputados Federais. V. Exª ressalta a reeleição pela sexta vez da Deputada Marinha Raupp, a Deputada mais votada do Estado de Rondônia. Parabéns a V. Exª!

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO) - Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2014 - Página 96