Discurso durante a 141ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos pela reeleição de S. Exª ao Senado e balanço das eleições em Rondônia.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Agradecimentos pela reeleição de S. Exª ao Senado e balanço das eleições em Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2014 - Página 132
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, REELEIÇÃO, ORADOR, COMENTARIO, ELEIÇÕES, LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), POPULAÇÃO, RECONHECIMENTO, MELHORIA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, CONFUCIO MOURA, GOVERNADOR, LOCALIDADE, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, PROJETO, INFRAESTRUTURA, REGIÃO.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador que preside agora esta sessão, Senador Raupp. Prazer em falar com V. Exª, presidindo os trabalhos nesta tarde.

            A saudação aos nobres Senadores e Senadoras, aos nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado, pela Rádio Senado.

            É com muita alegria e satisfação que volto a esta tribuna revigorado com o apoio da população de Rondônia, que me concedeu a honra de continuar sendo seu representante aqui nesta Casa, no Senado Federal, de continuar o trabalho que estamos realizando para uma Rondônia com um futuro melhor para toda a população do nosso Estado. Vamos intensificar o trabalho que já realizamos pela agricultura, pela saúde, pela educação e, principalmente, pelo desenvolvimento do nosso Estado, da nossa Rondônia.

            Agradeço os mais de 312 mil votos que tivemos no Estado de Rondônia. Foram votos livres, votos conscientes, votos que queriam a continuidade desse trabalho. Foram exatamente 312.614 votos de pessoas que aprovaram o nosso trabalho durante os quase cinco anos de mandato em que estivemos aqui, no Senado Federal, nessa cadeira, representando o nosso Estado de Rondônia. Foram 41,98% dos votos válidos. É o maior percentual numa eleição para o Senado na história de Rondônia. Portanto, fica aqui o meu agradecimento a toda a população do Estado, a todos que trabalharam conosco, àqueles que fizeram parte da equipe de campanha, a toda a população que depositou a sua confiança, o seu voto em nosso trabalho.

            Isso só aumenta a nossa responsabilidade diante dos compromissos assumidos no Estado de Rondônia. Podem ter certeza de que honrarei cada compromisso assumido. Vou trabalhar para realizar todas as propostas apresentadas. Podem contar comigo para todas as necessidades, para todas as demandas que surgirem nestes próximos anos de mandato. Faremos tudo que for possível para o crescimento e para o desenvolvimento do nosso Estado de Rondônia. Atenderemos sempre os nossos prefeitos, os nossos vereadores, o nosso Governador Confúcio Moura.

            Agradeço também, de modo especial, aos meus familiares. Agradeço a meu pai, o seu Assis, e à minha mãe, Dª Nair, que estiveram em campanha todos esses últimos 60 dias em Rondônia. Agradeço muito à minha esposa, Ana Maria, que esteve comigo, ao meu lado, nas reuniões e em todos os momentos, não só de campanha, pois ela teve, nessa campanha, uma participação especial, pedindo votos e organizando todo o processo eleitoral. Agradeço também ao meu filho Assis Neto, que teve uma participação importante nessa campanha, assim como aos meus irmãos Assis Marcos e Algacir e à minha irmã Jaqueline, que estiveram conosco, em Rondônia, dando um apoio importante para que a gente pudesse ter sucesso nessa grande conquista que foram esses 312 mil votos para o Senado Federal.

            Agradeço também aos nossos parceiros da Coligação Rondônia no Caminho Certo, formada pelo PDT, PMDB, PSB, PTB, PTN, PCdoB, PRTB, PSL e PRP, que formaram essa grande aliança pelo desenvolvimento de Rondônia. Agradeço também o apoio de outros partidos de fora da coligação, principalmente ao PT, que, mesmo com chapa independente, pediu votos para nossa candidatura ao Senado e estará ao nosso lado agora, no segundo turno, defendendo os interesses de Rondônia, na reeleição do nosso Governador Confúcio Moura e também na reeleição da nossa Presidenta Dilma.

            Vamos continuar o nosso trabalho aqui no Senado em defesa do desenvolvimento de Rondônia, trabalhando pela agricultura familiar e pelo agronegócio, que são as bases da nossa economia; para que tenhamos sempre um investimento maior na educação, para que tenhamos uma educação em tempo integral em todas as escolas, pela saúde, que já melhorou bastante, mas que ainda tem que melhorar muito, pela infraestrutura de Rondônia e por mais segurança para nossa população.

            A população, por sinal, está dando uma demonstração de que vota com responsabilidade, que vota em quem trabalha para o conjunto da sociedade e tem compromisso com o desenvolvimento do local onde mora, não só do nosso Estado e dos nossos Municípios, mas do Brasil inteiro. A nossa vitória e a vitória parcial do Governador Confúcio Moura, que teve 36% dos votos válidos, demonstram esse comportamento da população de Rondônia e nos indicam que o trabalho do Governador Confúcio Moura também está sendo reconhecido pela população.

            A população está reconhecendo quem tem o melhor projeto político para Rondônia, o que creio que também irá acontecer no âmbito nacional. Rondônia e o Brasil precisam de mudanças, mais mudanças para um futuro certo, com responsabilidade e compromisso com quem mais precisa, que é a população mais carente do nosso Estado e do nosso País.

            Em Rondônia, essas mudanças estão sendo feitas pelo Governador Confúcio Moura, que está mudando a forma de fazer política e de conduzir a gestão pública no nosso Estado, uma gestão feita com base na cooperação, na parceria com os prefeitos, com os deputados federais e estaduais, com os vereadores, os empresários e, sobretudo, com toda a população.

            É um governo de muitas obras também. Só em pavimentação de ruas, há investimentos de mais de R$57 milhões nos 52 Municípios e 31 distritos de Rondônia.

            A área da Saúde, depois de anos na UTI, praticamente abandonada e sem investimentos em infraestrutura física e humana, começa a respirar sem a ajuda de aparelhos e os serviços à população estão bem melhores. Com planejamento e investimentos na infraestrutura física e humana, nas pessoas, nos trabalhadores da saúde, com mais médicos e enfermeiras, as melhorias nos serviços de saúde para a população estão melhorando gradativamente.

            Novos investimentos foram feitos em todo o Estado, principalmente nos hospitais do interior, como São Francisco, Buritis, Cacoal, Extrema, Guajará-Mirim e em outras cidades. Na capital, além das melhorias no Hospital de Base e no João Paulo II, com novas alas, enfermarias, centros cirúrgicos e mais leitos, também foi inaugurado o novo Hospital Infantil Cosme e Damião e uma parceria histórica foi estabelecida entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho para a construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho. Também trouxemos uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos para Porto Velho.

            Ainda na capital, a nova Policlínica Osvaldo Cruz, com área construída de 7 mil metros quadrados, já está em pleno funcionamento e também estão em ritmo acelerado as obras da nova sede do Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde, o Cetas.

            Portanto, é um Governo que fez muito em todas as áreas e fará muito mais por Rondônia, pois já organizou a casa e tem planejamento e parcerias políticas para viabilizar os projetos. Tenho acompanhado esses avanços e auxiliado o Governador Confúcio Moura e estamos juntos agora no segundo turno. Tenho certeza de que vamos obter sucesso, pois Rondônia precisa continuar trabalhando e nós precisamos fazer com que todas essas obras que estão em andamento tenham continuidade, obras que dependem do Governo do Estado.

            O mesmo posso falar da Presidenta Dilma. Ontem, a Presidenta fez uma reunião com os governadores eleitos e os que foram para segundo turno e com os Senadores que se elegeram. Estamos somando todas as forças para termos mais mudanças, com segurança e responsabilidade, e, por isso, manifesto aqui, mais uma vez, meu apoio à reeleição da nossa Presidenta Dilma Rousseff.

            Só para lembrar, o Governo da Presidente Dilma tem sido parceiro de Rondônia em diversas obras e ações, como nas usinas do Madeira, que, entre outros benefícios, possibilitaram a ampliação do Programa Luz para Todos, que já efetuou 50 mil novas ligações em Rondônia desde 2010 e também o barateamento do custo da energia elétrica para toda a população do nosso Estado de Rondônia. As obras são importantes para todo o nosso País, mas são importantes principalmente para Rondônia, pois hoje temos uma das energias mais caras do mundo, Senador Odacir Soares. Tenho certeza de que, com o término da construção das usinas, esse custo da energia elétrica vai diminuir consideravelmente, pois vamos ter energia elétrica produzida no nosso próprio Estado. Portanto, não justificará mais pagarmos o preço que pagamos hoje pela energia elétrica.

            A regularização fundiária de Rondônia está avançando com o Programa Terra Legal. Foram 8 mil títulos entregues para toda a Amazônia. Desses 8 mil títulos, somente 6 mil foram para o Estado de Rondônia. Isto mostra que o Terra Legal dá uma atenção especial ao nosso Estado de Rondônia. Essa regularização fundiária tem de continuar acontecendo e nós, aqui, vamos continuar defendendo toda a população do nosso Estado, principalmente os nossos agricultores, para que todos tenham o documento de sua terra. Esse é um compromisso que assumimos há muito tempo. Estamos trabalhando e vamos continuar atuando para que todo agricultor tenha o documento de sua terra, não só na área rural, mas também nas áreas urbanas. É um trabalho que fazemos junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Há um investimento forte do MDA e há uma determinação da Presidenta Dilma para que isso aconteça o mais rapidamente possível.

            A Presidenta Dilma também fez a entrega de 45 caminhões-caçamba, 45 retroescavadeiras e 45 motoniveladoras do PAC Equipamentos, que estão sendo usados na manutenção das estradas vicinais e das vias rurais. A entrega desses equipamentos é importante para a manutenção dessas obras. Os prefeitos que os receberam não tinham condições de adquirir essas máquinas. Muitos deles, muitas das prefeituras têm essas como as únicas máquinas dos seus municípios para atender à população não só da cidade, mas também da área rural, que precisam das suas vias para levar sua produção até a cidade.

            A ponte sobre o Rio Madeira foi inaugurada recentemente e as obras de restauração das BR-364 e da BR-425 estão a pleno vapor. Nós vamos continuar atuando na fiscalização dessas obras, que são da maior importância para todo o Estado de Rondônia.

            A Presidenta Dilma também assumiu compromisso com a reconstrução da BR-319, já assegurou recursos para a construção do Hospital Regional de Ariquemes. Por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, o Governo Dilma já entregou 12 mil moradias em Rondônia e outras 27 mil já estão contratadas para atender a população carente de Rondônia.

            Em Rondônia, o Pronatec registrou 38 mil matrículas, incluindo as que se destinam à formação rural, e o Programa Jovem Trabalhador, Projovem, atendeu mais de 12 mil jovens em todo o Estado de Rondônia.

            Ao longo do Governo da Presidenta Dilma, Rondônia recebeu muitos investimentos e o alinhamento político com a bancada federal, o Governo Federal e o Governo do Estado tem sido fundamental para desenvolvimento e o crescimento de Rondônia.

            Rondônia foi contemplada com todos os 290 profissionais requisitados ao programa Mais Médicos, que estão trabalhando em 49 Municípios, beneficiando um milhão de pessoas. Rondônia tem 283 postos de saúde em funcionamento, sendo que 59 deles foram reformados e 58 ampliados.

            Além disso, o Governo Federal garantiu recursos para a construção de 100 novas unidades de Saúde, sendo que 25 delas já foram construídas, 33 estão em obras e 42 em ação preparatória. O Estado também tem duas Unidades de Pronto Atendimento em funcionamento e sete aprovadas para construção, sendo que três estão em obras.

            É nesse sentido que nós continuamos trabalhando para que Rondônia continue crescendo e se desenvolvendo. Por isso a importância de reelegermos Confúcio Moura para o Governo e a nossa Presidenta Dilma para conduzir os rumos e os destinos do nosso País.

            Quero também aproveitar a oportunidade para cumprimentar todos os nossos Deputados Estaduais que se elegeram no Estado de Rondônia e também os nossos Deputados Federais que se elegeram ou se elegeram. Cumprimento o Deputado Márcio Rogério, a Deputada Mariinha Raupp, da nossa coligação, o Deputado Garçon, o Deputado Lúcio Mosquini, que faz parte da nossa coligação, na pessoa de quem saúdo todos os demais Deputados Federais. Na pessoa do Deputado Estadual eleito Airton Gurgacz e do Deputado Estadual Saulo Moreira, de Ariquemes, reeleito, saúdo todos os Deputados Estaduais que foram eleitos ou reeleitos no Estado de Rondônia. Vamos, juntos, trabalhar em parcerias, com nossos Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, o nosso Governador Confúcio Moura, os nossos colegas Senadores e nossos Deputados Federais, para que possamos ter uma Rondônia melhor para todos os rondonienses. Este foi o propósito da nossa campanha. Esse é o propósito de estarmos aqui em Brasília defendendo os interesses do Estado, defendendo os interesses de cada cidadão rondoniense - aqueles que votaram na gente e aqueles que não votaram na gente -, nós temos esse compromisso de trabalhar para o bem-estar da população, melhorando a qualidade de vida de todo rondoniense.

            Fica aqui, mais uma vez, o meu agradecimento a toda a população de Rondônia que nos apoiou, que estive conosco nessa caminhada para podermos estar aqui hoje comemorando esse novo mandato, esse novo mandato que terá sempre uma atenção especial para a agricultura, para os nossos alunos que precisam de escolas em tempo integral, para as novas creches - às quais vamos realocar recursos para a construção - e também para as maternidades que precisam ser instaladas em todos os Municípios de Rondônia.

            Eram essas as minhas colocações.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            O SR. PRESIDENTE (Odacir Soares. Bloco Maioria/PP - RO) - Nobre Senador Acir Gurgacz, V. Exª sabe que eu integrava uma coligação que era oponente da coligação de V. Exª e, infelizmente, nós não conseguimos eleger a nossa candidata ao governo, Jaqueline Cassol, nem a nossa candidata ao Senado, Ivone Cassol, duas figuras eminentes e expressivas do nosso Estado.

            Entretanto, eu não poderia deixar de cumprimentar V. Exª pela sua eleição, ou reeleição, melhor dizendo. V. Exª tem consciência, naturalmente, da responsabilidade que tem e continuará tendo aqui no Senado Federal e todos nós do Estado de Rondônia esperamos que o seu trabalho se reproduza em nosso Estado e seja, como sempre foi, totalmente voltado para Rondônia, e que propicie o desenvolvimento do nosso Estado, como vem ocorrendo no momento atual. Por isso, quero saudar a presença de V. Exª novamente aqui no Senado Federal com muita alegria e muita honra.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2014 - Página 132