Pronunciamento de Antonio Aureliano em 09/10/2014
Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Apelo ao povo brasileiro para que vote no candidato Aécio Neves.
- Autor
- Antonio Aureliano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Antônio Aureliano Sanches de Mendonça
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.:
- Apelo ao povo brasileiro para que vote no candidato Aécio Neves.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/10/2014 - Página 17
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES.
- Indexação
-
- CONCLAMAÇÃO, POPULAÇÃO, VOTO, AECIO NEVES, SENADOR, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sra Presidente, Sras e Srs. Senadores, hoje é um dia de alegria para o Brasil, porque temos uma candidatura do Senador, colega e grande homem público Aécio Neves, e o Brasil tem referendado e tem procurado saber quem é Aécio Neves. No seu processo decisório fundamental para que a democracia brasileira se consolide, para que o desenvolvimento e o crescimento do País cada vez mais se fortaleçam, é necessário que cada eleitor tenha consciência do passado dos seus candidatos. Eu peço a cada um deste povo querido brasileiro que não aceite de maneira nenhuma qualquer tipo de difamação, que não aceite de maneira nenhuma qualquer tipo de informação que não seja a verdade.
A vida pública do Aécio Neves começou neste Congresso Nacional, como Deputado Federal em quatro legislaturas, presidindo a Câmara dos Deputados e dando um testemunho claro de que o fundamental na vida pública é a transparência. A Câmara dos Deputados teve a oportunidade de receber uma reformulação em toda a sua parte administrativa, fazendo uma comunhão permanente entre o Congresso Nacional, particularmente a Câmara dos Deputados, em sintonia com a comunidade e com a sociedade.
É importante que, neste momento, senhores eleitores, não devam, cada um de vocês, escutar palavras vãs, palavras de quem está desesperado por não conseguir fazer deste País o que todo o povo brasileiro merece que se faça: um país que se desenvolva com democracia, com honestidade, com transparência, e, cada vez mais, com homens públicos que se orgulhem da vida pública, que é, exatamente, a figura de Aécio Neves, um homem que já se dedica há 30 anos à vida pública, tendo experiência parlamentar, tendo experiência, duas vezes, como Governador de Minas, tendo, no seu passado, nada que o desabone. Nada!
Então, preocupa-me muito ouvir - não estive aqui presente, mas tive a oportunidade de escutar - o Senador Requião manifestar-se de maneira que não condiz com a verdade. E é fundamental que cada brasileiro saiba que Aécio Neves, durante toda a sua vida pública, procurou, sempre, conciliar, buscando o bem da coletividade brasileira.
No seu programa de governo, bem estruturado, propõe, cada vez mais, um desenvolvimento equilibrado, mantendo, sempre, o controle, fundamental que é, da inflação. Em 1994, o Presidente Itamar Franco, tendo como Ministro da Fazenda o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, teve a oportunidade de fazer uma grande reestruturação da economia deste País, dando oportunidade de consumo aos mais necessitados e de terem condições a um salário digno e a um salário não corroído.
Então, é fundamental que, agora, neste momento em que nós temos essa disputa, cada eleitor observe claramente, compare e veja toda a experiência passada de cada um dos candidatos, a experiência partidária, a condução como parlamentar. Evidentemente, o candidato Aécio Neves é homem que tem, no Congresso, o maior respeito. Eu me orgulho muito de ter passado pela Câmara dos Deputados e, hoje, estar no Senado. E quero dizer, Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, que o Congresso Nacional não teve nenhum Presidente da República, neste País, que não fez importantes transformações sem levar em consideração, sempre, e escutando, sempre, o Congresso Nacional. Isso é fundamental! Nesta Casa, está o pulsar, o sentimento de cada um dos brasileiros, que aqui se manifestam por meio da ação do seu parlamentar, do seu Senador, do seu Deputado.
Então, Srªs e Srs. Senadores, Srª Presidente, quero, neste momento, pedir a cada um dos brasileiros que reflita sobre o que estamos precisando, no que se refere à economia, no que se refere à saúde, no que se refere à segurança, no que se refere a toda parte administrativa do País; que reflita sobre o passado de cada um dos candidatos e observe aquele que, passando pelo Congresso Nacional, foi duas vezes Governador de Minas Gerais e teve sempre a responsabilidade de saber que não se governa o Brasil sem escutar toda a sociedade. E essa sociedade se traduz através dos partidos políticos, através dos sindicatos, através de todos os conselhos de classe, através de toda a estrutura da sociedade brasileira e, particularmente.
Peço ao povo brasileiro o voto de esperança. Aécio traduz a esperança neste País. Aécio traduz a correção e a honestidade no trato da coisa pública. Aécio traduz a segurança e a previsibilidade de se fazer, na economia, na saúde, na segurança, com que o povo brasileiro possa se orgulhar e ter na vida pública um exemplo para que sigam seus filhos e seus netos.
Muito obrigado, Srª Presidente.