Fala da Presidência durante a 144ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a importância da conclusão da investigação sobre o devio de recursos da Petrobras; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL, PROGRAMA DE GOVERNO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).:
  • Considerações sobre a importância da conclusão da investigação sobre o devio de recursos da Petrobras; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2014 - Página 62
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL, PROGRAMA DE GOVERNO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
Indexação
  • COMENTARIO, VIABILIDADE, ALTERAÇÃO, PLANTA DE IMOVEL, PROGRAMA DE GOVERNO, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), OBJETIVO, GARANTIA, ACESSIBILIDADE, PESSOA DEFICIENTE.
  • COMENTARIO, DEMORA, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, RESULTADO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ASSUNTO, DESVIO, DINHEIRO, ORIGEM, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

     O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Prezado Senador Fleury, primeiro, com respeito à sugestão de V. Exª relativa à possibilidade de, nas casas do Minha Casa, Minha Vida, poder haver a entrada de cadeira de rodas, eu não conhecia essa limitação.

     Eu acho que é perfeitamente razoável que possam os arquitetos responsáveis pelos diversos projetos Minha Casa, Minha Vida levar em consideração isso. Quem sabe possa V. Exª levantar as informações precisas do que seria necessário, já que conhece bem o problema, se é uma questão de, por exemplo, haver algumas portas um pouco mais largas ou se é algo mais. V. Exª poderia, portanto, até como Senador, escrever uma carta à Presidenta Dilma formulando essa sugestão. Não sei se exatamente 5%, mas pode a Presidenta Dilma levar em consideração uma sugestão como essa que me parece de bom senso. Se V. Exª escrever essa carta e quiser que outros Senadores a assinem ou até que eu também a assine, eu me disponho a fazê-lo, pois me parece uma sugestão adequada, de bom senso.

     No que diz respeito à Petrobras, eu estou aguardando os resultados da investigação que, por iniciativa da Polícia Federal, do Ministério da Justiça, do Governo da Presidenta Dilma, se iniciou. Eu tenho a certeza de que é importantíssimo que nós tenhamos o desvendar completo de todas as dificuldades, malfeitos e desvios de dinheiro da Petrobras. Eu gostaria de fazer uma avaliação mais completa na hora em que tiver as informações mais precisas, porque não gostaria de simplesmente lançar informações sobre o que ainda não sabemos completamente. Boa parte das investigações sobre a Petrobras está sendo objeto das Comissões Parlamentares de Inquérito aqui. Eu não sou membro seja da CPI do Senado seja da CPMI, do Congresso Nacional, mas já participei algumas vezes de audiências, inclusive quando esteve aqui o ex-diretor Roberto Costa. Justamente na resposta da Presidenta Dilma, outro dia - acho que foi no debate da Rede Globo de Televisão -, quando ela foi perguntada se tinha tomado a decisão de afastar o Roberto Costa, ela disse que estava dito pelo próprio Roberto Costa que ele foi solicitado a conversar com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que disse que queria que ele solicitasse o seu afastamento por determinação superior. Ou seja, ficou evidente que ela solicitou

que isso tivesse ocorrido. Aquele trecho por ela citado foi justamente em resposta à pergunta que eu fiz a ele.

     Isso é só para dizer que eu estou procurando acompanhar com atenção os episódios da Petrobras, porque, como todos nós brasileiros avaliamos que a Petrobras é a maior empresa brasileira, que tem extraordinária importância, nós queremos vê-la funcionar como um exemplo para todas as demais empresas e que seus diretores sejam sempre pessoas que ajam com a maior seriedade e probidade, jamais aceitando quaisquer malfeitos.

     Eu tenho por norma, prezado Senador Fleury, nunca estar aqui fazendo indicações de nomes para o Governo, designando tal ou qual pessoa para qualquer empresa ou para qualquer ministério, assim como também nunca coloquei para decidir o meu voto sobre qualquer assunto. Seja quando eu estava na oposição, seja quando na Base do Governo, sempre procurei tomar os meus votos em relação àquilo que considero ser o interesse público. E eu até gostaria sempre de ouvir da parte de quem for o Chefe do Executivo e da minha Presidenta que cada Deputado Federal e cada Senador devem sempre votar de acordo com aquilo que consideram, de acordo com a sua consciência, de acordo com a defesa do interesse público, e não por qualquer designação de pessoas ou o que seja.

     Então, isso de se dizer que tal empresa, seja Petrobras ou outra, acabou sendo objeto de distribuição de cargos para tais ou quais partidos da Base do Governo não me parece o caminho mais saudável. Isso que eu quero lhe dizer, porque esse é o procedimento que sempre avaliei como o mais adequado.

     Então, cumprimento V. Exª pelas ponderações feitas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2014 - Página 62