Discurso durante a 147ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Destaque às obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Acre e aos investimentos feitos pela União no Estado.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ELEIÇÕES.:
  • Destaque às obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Acre e aos investimentos feitos pela União no Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2014 - Página 26
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, ENFASE, ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, INVESTIMENTO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, INFRAESTRUTURA, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, AEROPORTO, REGISTRO, IMPORTANCIA, EXECUÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), ANUNCIO, APOIO, CANDIDATO, REELEIÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Ana Amélia, Sr. Senador Fleury, caros que nos acompanham pela Rádio Senado e pela TV Senado, venho à tribuna do Senado Federal na véspera do segundo turno das eleições para me referir um pouco ao quanto é importante, tanto no plano estadual, onde, no caso do Acre, o Governador Tião Viana disputa o segundo turno com o Deputado Federal Márcio Bittar, como no plano nacional, onde a Presidenta Dilma disputa com o Senador, nosso colega, Aécio Neves, ter, no Governo Federal, uma Presidenta com a sensibilidade da Presidenta Dilma, que dá sequência ao trabalho, iniciado pelo Presidente Lula, de procurar cumprir o que a Constituição estabelece tomando medidas, desenvolvendo ações que diminuam as desigualdades regionais.

            O meu propósito aqui é falar do caso do Acre, Estado que, com seu mais de um século de existência, nunca teve, nunca teve, por parte do Governo Federal, o apoio e as condições que tem hoje para se desenvolver. Então, é uma questão de justiça. Foi o Presidente Lula que deu início a um trabalho transformador no Norte e no Nordeste brasileiros. Especialmente na Amazônia, um Estado igual ao Acre, na fronteira com a Bolívia e com o Peru, só foi possível - eu sou testemunha disso porque fui Governador - quando ainda o Presidente Fernando Henrique presidiu o País - é claro que não posso faltar com a verdade -, ele não tomou nenhuma medida contra o meu Governo; ao contrário, dentro do possível, até colaborou, e colaborou de maneira importante, com o meu Governo. Mas, sem nenhum demérito à ajuda que recebi, porque toda ajuda é bem-vinda, nada se compara ao extraordinário trabalho que eu consegui desenvolver tendo como parceiro o Presidente Lula, o Governo Federal. Vai do Luz para Todos aos investimentos em infraestrutura, aos recursos a fundo perdido, desde a construção das rodovias ao trabalho que a gente fez, um trabalho marcante, de que me orgulho muito, na área da saúde, da educação, da segurança e, também, da implantação da industrialização do Acre. Esse trabalho teve sequência com o Governador Binho. O Acre foi muito ajudado por Lula e segue sendo ajudado pela Presidenta Dilma agora, com o Governador Tião Viana.

            Eu queria usar o caso do Acre porque, durante muitos anos, este País deu as costas especialmente para o Norte e o Nordeste, mas o Centro-Oeste também. Juscelino trouxe o Brasil até aqui, fundou Brasília, alertou a costa brasileira, o Sul e Sudeste, para a necessidade de trabalharmos para ter um País mais igual. Mas, independentemente dos que discordam, eu acho que o Presidente Lula, com a decisão política de estender a mão para os nordestinos, eu acho que ele, que é um nordestino, um retirante, que venceu na vida, venceu na política, deixou uma coisa extraordinária, que foi essa decisão de lutar para que o Brasil seja um País mais igual, mais justo.

            Ontem, vi o debate na Record. Ouvi a Presidenta Dilma falando do trabalho que ela está executando na área de ferrovias, na transposição do São Francisco, na construção de linhas de transmissão, nas hidrelétricas. Nós do Norte temos três hidrelétricas sendo construídas depois de muito tempo que o Brasil não tinha esse tipo de investimento. Temos problemas, mas todos eles são superados e podem ser superados. Mas o mais importante é que a gente ganha, agora, uma oportunidade de ver o quanto é importante ter uma Região Norte, ter a Amazônia como o Brasil tem, ter o Nordeste com a transposição do Rio São Francisco, com os investimentos que tem em portos, em refinarias. Eu, sinceramente, acho que isso pesa muito na hora em que o eleitorado observa e se pergunta “por que outros governos não fizeram? Por que outros governos não enxergaram?”

            Eu quero falar especificamente o caso do Acre. Agora mesmo, um querido amigo daqui, do Senado, meu colega, o Senador Aloysio Nunes, visitou o Acre, visitou o meu Estado, esteve em Cruzeiro do Sul. Eu fico muito feliz quando vejo... O Senador e candidato a Presidente, Aécio Neves, da mesma forma, também esteve lá e inclusive, foi provocado a tentar falar algo contra mim. Quando perguntando, Aécio Neves falou: “Não, o Jorge é um bom amigo, é um bom colega.” Ele me fez elogios de que nem sei se sou merecedor. E a mesma coisa é o Senador Aloysio Nunes. São pessoas com quem construímos aqui uma relação de amizade.

            Eu fiquei chateado, na ida dos dois, foi com o comportamento da oposição lá no Acre. O próprio Senador eleito, Gladson Cameli, e o candidato Márcio Bittar levaram duas pessoas por quem eu tenho a maior consideração a erros primários: fizeram o candidato Aécio e o candidato a Vice-Presidente, Aloysio Nunes, prometerem obras que estão acontecendo, que já estão contratadas, que já estão em execução pela Presidência da República, que são prioridades da Presidenta Dilma, como a ponte sobre o Rio Madeira. É uma vergonha a oposição do Acre enganar seus apoiadores. Podiam ter dito: “Olha, esse assunto está resolvido. Havia algumas dúvidas sobre a obra da ponte, mas agora os recursos estão garantidos, ela está acontecendo.” Eu posso provar isto aqui, inclusive com imagens. Estas fotografias que trago para o plenário do Senado são as fotografias das fundações da ponte sobre o Rio Madeira. E agora o candidato de oposição a nós no Acre está fazendo com que os apoiadores dele, no caso o nosso amigo e colega, pessoa por quem tenho a melhor estima, Aloysio Nunes vá ao Acre e seja levado a prometer obra que o Governo do Acre já tinha, com a sensibilidade da Presidenta, garantido, porque a obra, inclusive, fica dentro do Estado de Rondônia.

            Estão aqui as fotografias recentes da ponte sobre o Rio Madeira, cujas obras, felizmente, estão em plena execução. Foi uma luta antiga nossa, não só minha, mas da Bancada, do Senador Anibal e de outros colegas, inclusive de outros partidos, que nos ajudaram a conquistar. E eu quero parabenizar o Ministro Paulo Passos, que representa a Presidenta Dilma, pelo andamento das obras.

            Então, eu trago aqui, vou deixar para que façam parte dos Anais do Senado que, neste período de eleição, a oposição lá no Acre, no afã de tentar impedir a sequência do Governador Tião Viana, só falta prometer agora terreno na lua. Mas eu acho que, como faltam ainda uns quatro dias de programa, é possível que a oposição do Acre prometa terreno na lua em busca de ganhar algum voto, de chamar a atenção.

            Felizmente, felizmente, o trabalho ninguém pode esconder, e o trabalho feito no Acre, sem falsa modéstia, por mim, na época em que eu era governador, pelo Governador Binho e, agora, pelo Governador Tião Viana é uma coisa que está à vista de todos. Até quem é da oposição séria reconhece o quanto nós melhoramos o nosso Estado. Mas também é bom que se diga, e eu falo isto em todas as reuniões, o quanto o povo do Acre quer que seja feito e o quanto que o povo do Acre merece que seja feito. Então, temos que reconhecer que há muitas melhorias que ainda estão por vir, como uma ampliação dos serviços da saúde, mas o Governador Tião Viana tem trabalhado, como médico, com tanto carinho, que não tenho dúvida de que, com o Hospital Regional de Brasiléia, com a ampliação do Hospital do Câncer, para o qual eu consegui recursos, com o Hospital de Ortopedia, que está prestes a ser inaugurado, com a ampliação da rede básica de assistência e a implantação de especialistas, o médico e Governador Tião Viana, se Deus quiser, vai dar grandes passos à frente na saúde do Acre, o que a população tanto espera.

            Quero também registrar aqui um agradecimento à Presidenta Dilma pelos investimentos que ela está fazendo na BR-317 e na BR-364. Eram obras delegadas ao Governo do Acre desde que eu era governador, porque nós entendíamos que não virariam prioridades para o Governo Federal. Executamos essas obras com o apoio do Governo Federal, até mesmo pegando empréstimo, como foi o meu caso, para fazer a BR-364, mas agora estamos devolvendo essas obras para o Governo Federal, que está executando projetos de recuperação, que estão indo muito bem, tanto na BR-317 quanto na BR-364.

            Eu, que cobrei tanto aqui da tribuna, quero dar os parabéns. São mais de R$250 milhões que o Governo Federal está investindo na recuperação da BR-317. Acabei de andar a BR de ponta a ponta, e é um trabalho que merece todo o elogio, como também a BR-364, rumo a Sena Madureira, saindo de Rio Branco, também rumo a Porto Velho. A licitação do trecho de Sena Madureira até o Rio Liberdade também já ocorreu. Quero parabenizar o DNIT, o Ministério dos Transportes e, claro, a Presidenta Dilma por esse respeito, carinho e atenção que ela tem tido com o povo do Acre.

            Quero também dizer da minha alegria de poder registrar aqui as obras do Aeroporto de Rio Branco. São R$97 milhões. O aeroporto está em obra e vai ficar em obra mais de um ano. Será feito um recapeamento na pista, um reparo; vão ser feitas toda a parte de acostamento da pista e também a melhoria do pátio de estacionamento de aeronaves. São R$97 milhões de investimento do Governo da Presidenta Dilma. Quero também fazer um registro da ampliação. Vai haver praticamente um novo terminal de passageiros. São mais R$30 milhões. Só na parte do site do aeroporto. O investimento do Governo Federal é da ordem de R$130 milhões. Estiveram lá, recentemente, o Ministro Moreira Franco e o Dr. Gustavo do Vale, Presidente da Infraero.

            Eu queria dizer: Presidenta Dilma, obrigado pela atenção que tem tido com o Acre nas rodovias, com os investimentos que está fazendo, nos aeroportos, na ponte do Rio Madeira. Se não fosse suficiente, eu queria também dizer que a Presidenta Dilma tem dado uma ajuda extraordinária aos Municípios.

            Faço aqui uma referência ao trabalho que o Prefeito Marcus Alexandre está fazendo em Rio Branco: só no PAC 2, com uma obra de infraestrutura com drenagem, pavimentação, construção de calçamentos, construção de equipamentos de esporte e lazer para a nossa juventude, nas áreas da Baixada, de Bairro Nova Esperança, de Vila da Amizade, de Bom Jesus, de Bairro Vitória, de Chico Mendes, de Cadeia Velha, de Bahia Velha, de Pista e de Glória, são investimentos na ordem de R$74 milhões. Quando nós teríamos condição de ter um apoio desse tamanho do Governo Federal, se não fosse a sensibilidade da Presidenta Dilma? Nessa hora, vemos a importância de ter um governo como o nosso, um governo que ajuda quem está lá na ponta. Estou dando exemplo concreto de um Estado da Amazônia, dando exemplo concreto de uma cidade, uma capital da Amazônia, falando do PAC 2.

            Há também o PAC 2 no Minha Casa, Minha Vida que foi executado. Foram R$20 milhões investidos desde a época do Prefeito Angelim, que agora foi eleito Deputado Federal, o mais votado do Acre. Ele deixou esse projeto bem preparado, com bom andamento, e a parte final foi executada pelo Prefeito Marcus Alexandre.

            Há o PAC 2 também em cidades médias, com o projeto de modernização de corredores de transporte coletivo na cidade de Rio Branco. São R$53 milhões. Para esse projeto, estive também na Casa Civil trabalhando. Ele foi também preparado pelo Prefeito Angelim - e a Presidenta Dilma nos ajudou a liberá-lo. Vai haver investimentos na cidade com a modernização dos corredores de transporte coletivo e com a implantação de oito corredores estruturais de transporte público; de duas estações integradas, que vão trabalhar na Avenida Getúlio Vargas, Estrada das Placas, Custódio Freire, Estrada Jarbas Passarinho, Rua João XXIII; de estações integradas no bairro Xavier Maia, São Francisco; e também dos corredores na Estrada Transacriana, Estrada da Floresta, Rua São Salvador e Rua Campo Grande.

            Quero citar também aqui que já está em fase de liberação de recurso o PAC 2, terceira etapa, com qualificação de vias urbanas. Inclusive, esse projeto, em que eu me empenhei pessoalmente, é um financiamento que foi usado na época da campanha, com os candidatos de oposição dizendo que eles é que tinham conseguido os R$32 milhões. Não foi. Quem conseguiu foi a Presidenta Dilma, e o trabalho foi feito por nós. O importante é que a verdade sempre se coloca. Nesses R$32 milhões, eu tenho a satisfação de ter ajudado. E eles vão qualificar vias urbanas: Rua Isaura Parente, trecho da Avenida Ceará, Rua Epitácio Pessoa, Avenida Nações Unidas, no trecho da Rua São Paulo, Rua Osmar Sabino, Rua Minas Gerais, entre a Rua Pernambuco e a Rua Osmar Sabino, a Rua Minas Gerais, também no trecho entre a Avenida Ceará e a Rua Leblon, com também oito integrações de bairros através de pontes e galerias. Então, são R$32 milhões.

            Falo aqui também do PAC 2, construções e equipamentos sociais. Vejam só, ontem, teceram um debate sobre creches. Aqui, eu provo as creches que a Presidenta Dilma fez. Em Rio Branco, pelo Proinfância, são 10 creches que estão na fase final. E a nossa capital vai ganhar 10 creches de uma vez. São 8 unidades de educação infantil, com escola integral. São R$78 milhões. Há também o Requalifica, com a construção de 17 Unidades Básicas de Saúde.

            Esses são trabalhos que o Governo da Presidenta Dilma tem ajudado a realizar no Acre. São 18 unidades entre creches e unidades de educação infantil. E são 6 escolas de tempo integral. São R$78 milhões.

            Falo ainda, por fim, de um projeto que eu viabilizei via OGU (Orçamento Geral da União), que não tem custo para a Prefeitura de Rio Branco. São mais R$72 milhões do PAC Mobilidade, com a nova ponte sobre o Rio Acre, ligando o 1º Distrito ao 2º Distrito, com faixas exclusivas para ônibus, com o que nós vamos fazer uma radical mudança no transporte coletivo em Rio Branco. E, com isso, nós vamos melhorar o problema do trânsito.

            Eu, com o mandato de Senador, com a força e o apoio da Ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e com o apoio que tivemos no Ministério das Cidades, na Caixa Econômica Federal e no Palácio do Planalto, com a Presidenta Dilma, consegui R$72 milhões de OGU para Rio Branco, a capital do Acre, onde mora metade do povo do Estado.

            Quero registrar aqui também que, no Ministério do Turismo, eu tinha conseguido R$18 milhões a fundo perdido, para fazer o Shopping Popular, que está em plena obra lá em Rio Branco, para acolher mais de 450 ambulantes na cidade. Então, são R$ 18 milhões a fundo perdido.

            Todas essas obras têm uma vinculação direta com o Governador Tião Viana.

            Eu queria dizer que a construção da Policlínica Barral y Barral, de R$ 4,8 milhões, é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Tião Viana. Então, são R$ 300 milhões investidos só em Rio Branco.

            E eu fico imaginando. Em dois anos, esses projetos foram aprovados e agora estão em execução. Que outro governo olharia para uma cidade igual a Rio Branco, para um Estado igual ao Acre?

            Por isso, neste tempo de cobrança, de questionamento e, eu diria, até de injustiças, eu quero trazer meu testemunho e meu agradecimento à Presidenta Dilma. Eu estou lutando pela sua reeleição, fazendo um apelo onde posso, andando no Estado inteiro por sua reeleição, pelo serviço feito.

            Vi de uma maneira muito bacana o Chico Buarque falar:

Olha, eu votei na Dilma em 2010 mais pelo Lula, porque era o Lula que falava, que reconhecia o trabalho dela, eu não conhecia. Não, em 2014, voto na Dilma não por conta do Lula, mas por conta da Dilma; não por conta das dúvidas que tenho, mas por conta das certezas, do empenho da Presidente nos programas sociais, no combate à miséria, na inclusão social, na infraestrutura do País.

            E eu, como Senador do Acre, devo dizer: se nós quisermos um governo que olhe para o Norte e Nordeste como o Governo tem olhado nos últimos 12 anos, eu não tenho dúvidas de que nós vamos todos somar forças junto com a Presidenta Dilma.

            Temos uma gratidão que o voto não paga. A gratidão vai fazer parte da história, porque a história do Acre é outra, depois do governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

            Tomara que, no próximo domingo, no dia 26, o Brasil saia ganhando. Para o Brasil sair ganhando, o Norte e o Nordeste não podem sair perdendo. Nós somos parte de um País. Quanto mais igual nosso País for, mais ganharemos. E o Norte e o Nordeste precisam de governos como o de Lula e o de Dilma.

            O Acre tem recebido toda a ajuda necessária para se desenvolver. O Governador Tião Viana tem trabalhado não só para sua reeleição, mas também pela reeleição da Presidenta Dilma. Eu estou muito confiante de que, na segunda-feira, vamos poder anunciar que o povo do Acre se juntou a Tião Viana e a Dilma, para que as boas mudanças sigam acontecendo em todos os Municípios do Acre, na capital, no interior, em todo território acriano, Estado que lutou para fazer do Brasil, que tem orgulho de ser brasileiro, que canta seu hino, que carrega a sua bandeira, mas que também é muito grato. E eu tenho a confiança de que a gratidão do povo do Acre vai se manifestar pela Presidenta e pelo Governador Tião Viana no próximo domingo, no segundo turno das eleições.

            Muito obrigado, Srª Presidenta, pelo tempo concedido.

            Cumprimento os colegas e todos que me acompanham pela Rádio e TV Senado.

            Volto hoje ao Acre para me reincorporar. Tendo chegado hoje cedo, volto à noite para estar na campanha e na luta, para que o Brasil siga em frente com as boas mudanças e para que o nosso Acre não pare de se desenvolver, como tem ocorrido nos últimos 16 anos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2014 - Página 26