Pela Liderança durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelos resultados obtidos pelo PSD nas eleições de 2014; e outro assunto.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA. LEGISLATIVO, CORRUPÇÃO.:
  • Satisfação pelos resultados obtidos pelo PSD nas eleições de 2014; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2014 - Página 155
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA. LEGISLATIVO, CORRUPÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, RESULTADO, ELEIÇÕES, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), CONGRATULAÇÕES, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, AUMENTO, SALARIO, AGENTE, POLICIA FEDERAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, POLICIA, ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, COMBATE, CONTRABANDO, DROGA, CORRUPÇÃO.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sra Presidente, Srs. Senadores e Senadoras ainda presentes no plenário desta Casa, o que me traz à tribuna é apenas um relato sobre as eleições. Também quero falar um pouco do nosso Partido, o PSD.

            A eleição deste ano marcou a primeira experiência nas urnas do jovem e promissor Partido Social Democrático (PSD), Partido ao qual pertenço. O PSD destacou-se nas eleições de segundo turno, ocorridas neste domingo, como a quarta força política brasileira. Obtivemos a confiança de 21 milhões de votos espalhados por todo o Brasil.

            Com isso, foram eleitos pelo PSD dois Governadores e dois Vice-Governadores: o Governador Raimundo Colombo, em Santa Catarina, e o Governador Robinson Faria, no Rio Grande do Norte. Elegemos também o Vice José Paulo Cairoli, no Rio Grande do Sul, e o Vice Renato Santana, no Distrito Federal.

            Os Governadores do PSD, Raimundo Colombo e Robinson Faria, vão administrar Estados que respondem por 5% do PIB brasileiro, o que corresponde a 4,1% de Santa Catarina e a 0,9% do Rio Grande do Norte.

            No Legislativo, que compreende o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e as Assembleias estaduais, o resultado também foi muito expressivo. Para o Senado, o PSD recebeu mais de 4 milhões de votos e elegeu dois candidatos: Otto Alencar, da Bahia, e Ornar Aziz, do Amazonas, meu amigo pessoal. Fiquei muito feliz com os dois, tanto com o Otto quanto com o Omar. Nossa Bancada no Senado também ganhará o reforço de Hélio José da Silva Lima, suplente que assumirá a vaga deixada pelo Senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, Governador eleito do Distrito Federal. Juntos, seremos agora uma Bancada de 4 Senadores.

            Na Câmara dos Deputados, o PSD elegeu 37 Deputados em 17 Estados. Foram eleitos: dois, no Estado do Amazonas; quatro, na Bahia; um, no Distrito Federal; dois, em Goiás; três, em Minas Gerais; três, no Pará; um, na Paraíba; um, em Pernambuco; um, no Piauí; um, no Paraná; seis, no Rio de Janeiro; um, no Rio Grande do Norte; um, no Rio Grande do Sul; três, em Santa Catarina; um, em Sergipe; cinco, em São Paulo; e um, no Tocantins. Foram quase 6 milhões de votos entre nominais e na legenda para a Câmara Federal.

            Nas Assembleias Legislativas dos Estados, o Partido obteve um excelente desempenho. Hoje, o PSD é a quarta força do País, com 70 Deputados.

            Com relação ao meu Estado, gostaria de parabenizar toda a equipe do PSD pelo trabalho empenhado e com compromisso. O PSD, no Acre, tem se apresentado como um importante partido, preocupado em garantir a melhor qualidade de vida para o nosso povo.

            Pela ocasião, parabenizo a votação obtida pela primeira suplente a Deputada Federal da nossa coligação, Marfisa Galvão, que obteve 17.300 votos; o Ruy Birico, que obteve 956 votos; a Mariazinha obteve 245 votos, e o José Augusto obteve 205 votos.

            Estendo todo esse reconhecimento também ao Deputado Estadual eleito pelo PSD, o meu amigo, meu irmão Jairo Carvalho, que obteve 3.134 mil votos.

            Quero finalizar fazendo esta prestação de contas do nosso PSD e falando também um pouco da política do nosso Estado. Como a Senadora disse, nós tivemos, lá, uma meia vitória, mas, como não existe meia vitória, nós tivemos a felicidade e o prazer de eleger o nosso Senador, que é do PP, que faz parte do Partido da nossa Senadora, que presidia a sessão até este momento - agora, já estamos sendo presididos pelo Senador Anibal Diniz, do meu Estado. Elegemos o Senador Gladson Cameli e também tivemos uma votação expressiva do candidato que nós defendemos, que foi o candidato Aécio Neves. Ele teve, no meu Estado, 64% dos votos contra 36% dos votos da Presidente Dilma. Isso significa mais de 100 mil votos que nós tivemos, à frente, lá no meu Estado.

            A votação para o governo foi muito acirrada. Nós obtivemos lá 51,29% dos votos. O Governador obteve 51,29% dos votos contra 48,71% do candidato que defendi, que foi o candidato do PSDB, Márcio Bittar. Isso significa, mais ou menos, 2% dos votos, não mais do que 5 mil votos. Vai dar em torno de 9 mil votos, mas, se nós tivéssemos tirado 5 mil votos, lógico, tirávamos 5 mil deles. Quer dizer que deixamos de ganhar o Governo do Estado por apenas 5 mil votos.

            Eu tenho dito, às vezes, que posso parabenizar os vencedores. Queria aproveitar e fazê-lo de público da tribuna do Senado. Quero parabenizar o Governador Sebastião Viana pela vitória e me colocar, mais uma vez, à disposição do meu Estado. Sempre tenho dito que, acima dos interesses políticos e partidários, estão os interesses da população do meu Estado.

            É um Estado que precisa, e muito, da união da nossa Bancada, seja da nossa Bancada Federal, seja da nossa Bancada no Senado. Agora vamos ter aqui dois Senadores representando o nosso Estado. Com certeza, tanto eu quanto o Deputado e hoje Senador eleito Gladson Cameli não mediremos esforços para ajudar o nosso Estado.

            Ajudar o Estado não significa dizer que tem de haver subserviência ao Governo. Ajudar o Estado significa dizer que, em todos os projetos que forem de interesse de nosso Estado, e eu ainda como coordenador da Bancada, lógico, vou defender os interesses do meu Estado, onde nasci e me criei, onde mora toda a minha família. Tenho o maior prazer em dizer que sou acriano - vou continuar ajudando meu Estado - e, da mesma forma, quero dizê-lo a Presidente Dilma. Queria parabenizá-la pela vitória.

            Sempre que o Governo Federal, sempre que a Presidente Dilma precisou do nosso trabalho aqui no Senado, nós, sempre dentro das nossas disponibilidades, temos procurado ajudar. Da mesma forma, isso não significa dizer que temos de ser subservientes ao Governo Federal, subservientes à Presidente Dilma. Nós vamos votar todos os projetos que forem de interesse do País, que forem de interesse do povo brasileiro.

            Podem ter certeza de que estaremos à disposição, como acabamos de votar aqui um projeto que trata da situação dos nossos servidores da Polícia Federal. Entendemos que esse é um projeto que ajuda, e muito, essa instituição que tem relevantes serviços prestados principalmente ao meu Estado. Sinceramente, não sei o que seria do Estado do Acre sem a existência, sem a presença da Polícia Federal, seja para combater o narcotráfico, seja para combater o contrabando, seja para combater a corrupção. Eu queria, de público, parabenizar por esse projeto que votamos hoje e também parabenizar a Polícia Federal pelo trabalho que realiza em nosso Estado.

            Quero, mais uma vez, parabenizar o Governador Sebastião Viana pela vitória e me colocar, mais uma vez, à disposição e também parabenizar a Presidente Dilma. Da mesma forma, colocar o nosso mandato, o mandato do PSD, que, em alguns Estados, apoiou a Presidente Dilma, teve o apoio do nosso Presidente, Gilberto Kassab, colocar-nos à disposição para que possamos contribuir com o nosso mandato para fortalecer o nosso País.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2014 - Página 155