Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o resultado da eleição Presidencial e para o Governo do Estado de Roraima.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Satisfação com o resultado da eleição Presidencial e para o Governo do Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2014 - Página 167
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REELEIÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONGRATULAÇÕES, CANDIDATO, FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), MOTIVO, ELEIÇÃO, GOVERNADOR, RORAIMA (RR).

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Davim, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, assim como muitos já fizeram ontem e hoje, nós também queremos falar sobre as eleições de 2014. Quero inicialmente parabenizar a Presidenta Dilma pela reeleição, que foi reeleita com 51,64% dos votos válidos apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mulher guerreira que, em 2010, entrou para a História como a primeira mulher Presidente da República em nosso País, Dilma anunciou, logo após a confirmação de sua reeleição, que seu primeiro compromisso seria com o diálogo.

            A Presidenta acerta no chamamento das forças políticas do País à união e ao diálogo, como forma de atender aos anseios da sociedade brasileira, que ficaram muito claros neste pleito de 2014. Apesar de tantas mudanças ocorridas no Brasil, na última década, o resultado destas eleições nos mostrou, claramente, que a sociedade brasileira quer ver nosso País avançar, com mais mudanças sociais, econômicas, culturais, estruturais e de cidadania. E, mais uma vez, a Presidenta Dilma acerta o tom, ao anunciar que vai dar prioridade à reforma política, levando adiante sua proposta de fazer uma consulta popular sobre este assunto.

            O PT, que já deu demonstrações de sua organização, assume o compromisso de lutar pela reforma política que o Brasil tanto precisa. Passada a disputa eleitoral, voltamos à vida real. E, como afirmou a Presidenta, não considero que o Brasil esteja dividido; penso o contrario, que há um sentimento em favor da união e o diálogo entre as forças políticas envolvidas neste processo eleitoral, que foi um dos mais acirrados da História recente do nosso País.

            O meu Estado de Roraima também demonstrou vontade de ver o Brasil avançar com muito mais mudanças. Esta vontade está expressa em números. Nas eleições presidenciais de 2010, a Presidenta Dilma conseguiu 33,44% dos votos do eleitorado de Roraima; nas eleições de 2014, a Presidenta Dilma alcançou 41% do total de votantes do Estado, perfazendo, portanto, um aumento de mais de 37% de votos, em relação ao pleito de 2010.

            Queria enfatizar aqui que, embora obtendo menos votos que seu adversário, Dilma conferiu mais apoios ao projeto de mais mudanças que ela defendeu, com coragem e valentia. Portanto, o nosso Estado de Roraima concedeu um aumento, entre o pleito de 2010 e de 2014, de 37% a mais para Presidenta Dilma. E este anseio de mudanças se refletiu no cenário estadual: de forma ordeira, mas determinada, o eleitorado de Roraima escolheu um projeto político, que se comprometeu a salvar o Estado da grave crise financeira em que se encontra.

            Os ventos de mudança que lá sopraram reafirmaram a democracia e também a relevância da mulher na política. A ex-Deputada Federal Suely Campos, do PP, obteve 54,85% dos votos válidos e será a primeira mulher Governadora do Estado de Roraima. Aliás, Suely foi a única mulher eleita Governadora neste pleito, nestas eleições de 2014, em nosso País; o que nos deixa muito felizes, muito honradas, porque conhecemos a pessoa séria, trabalhadora e honrada que é a nossa Governadora eleita Suely Campos.

            Parabenizo os eleitores e as eleitoras roraimenses que confiaram a ela a responsabilidade de conduzir, de solucionar os inúmeros problemas que afligem a todos nós, em nosso Estado. Suely derrotou a proposta de continuidade, representada pelo atual Governador, Chico Rodrigues, que obteve 45% dos votos. Participei deste processo eleitoral, como candidata a Governadora, em uma coligação composta por cinco partidos políticos, que ajudaram a eleger um Senador, o economista Telmário Mota, do PDT, que será nosso colega de Parlamento.

            Agradeço, de todo o coração, a todos os eleitores e eleitoras de Roraima que externaram seu desejo de ver uma professora, uma senadora governando o nosso Estado. E estou plenamente representada pela Governadora eleita, a quem dei apoio político, no segundo turno, e trabalhei para eleger, porque acredito que ela tem todas as condições de corrigir os graves problemas que Roraima enfrenta com endividamento do Estado, falta de segurança, calamidade na área de saúde e de educação, corrupção na estrutura governamental. Com o respaldo do eleitorado, Suely Campos poderá cumprir os compromissos que firmou durante a sua campanha eleitoral e, entre estes compromissos, está o de promover o desenvolvimento socioeconômico do nosso querido Estado de Roraima.

            Tenho certeza de que Suely Campos irá dar prioridade ao investimento na agricultura, à modernização da gestão das receitas do Estado, à situação difícil da saúde e da educação e à adoção de medidas que deem mais segurança ao sistema penitenciário do nosso Estado, que, inclusive, neste momento, passa por sérios problemas. E, amanhã, eu vou ter a oportunidade de fazer um pronunciamento sobre a grave situação do sistema prisional do nosso Estado de Roraima.

            Suely Campos precisará do apoio da Bancada de Roraima para administrar o nosso Estado. Da minha parte, farei o que for possível para ajudar a Governadora eleita a fazer uma gestão voltada para todas as pessoas, especialmente aquelas que mais necessitam da presença e da eficiência do Estado em suas vidas.

            Desta forma, não medirei esforços para buscar, junto ao Governo Federal, junto ao Governo da Presidenta Dilma, recursos e projetos federais que possam ajudar Roraima a avançar e melhorar a vida da nossa população.

            No geral, em que pesem os momentos de forte tensão que se deu entre militantes de um lado e de outro, essas eleições foram um momento importante de esclarecimentos, paixões e escolhas do eleitorado. De uma ponta a outra do País, eleitores e eleitoras discutiram propostas, ideias e comportamentos, configurando, sem sombra de dúvida, um período de grande participação do povo na vida política do nosso País.

            O resultado mostrou a escolha pela justiça social, o fim das desigualdades, mais mudanças, mais melhorias para todas as camadas da sociedade, mais moradia, mais segurança pública, mais cidadania.

            Por fim, nessa festa em favor da democracia, ganharam os brasileiros e as brasileiras, que querem mais seriedade na política, mais seriedade e um futuro mais digno para todos nós.

            Quero aqui desejar, de todo o coração, que a nossa Presidenta Dilma consiga fazer um excelente trabalho e, com as bênçãos de Deus, consiga continuar colocando o nosso País para avançar nas mudanças de que tanto necessita o povo brasileiro.

            Quero também pedir a Deus que proteja e abençoe a nossa Governadora eleita, Suely Campos; que ela consiga colocar o nosso Estado, Roraima, nos rumos do desenvolvimento social e econômico, com inclusão social.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2014 - Página 167