Comunicação inadiável durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações a Confúcio Moura, reeleito ao Governo de Rondônia, e à Dilma Rousseff, por sua reeleição ao Governo Federal.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ELEIÇÕES, ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Congratulações a Confúcio Moura, reeleito ao Governo de Rondônia, e à Dilma Rousseff, por sua reeleição ao Governo Federal.
Aparteantes
Casildo Maldaner, Waldemir Moka.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2014 - Página 175
Assunto
Outros > ELEIÇÕES, ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, ELEIÇÕES, CONGRATULAÇÕES, REELEIÇÃO, CANDIDATO, CONFUCIO MOURA, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srªs e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, em primeiro lugar, quero fazer um cumprimento a meus amigos e minhas amigas de Rondônia e também a todos os brasileiros que exerceram sua cidadania no último domingo, nessa importante festa cívica que, mais uma vez, fortaleceu - e muito! - a democracia brasileira.

            Os rondonienses reelegeram o Governador Confúcio Moura, e todos nós brasileiros reelegemos nossa Presidenta Dilma. No dia 05 de outubro, no primeiro turno, os brasileiros já haviam me dado a honra de mais um mandato como Senador da República, representando nosso Estado de Rondônia aqui no Senado Federal.

            Agradeço o apoio, a confiança e os votos dos que estiveram do nosso lado. Agradeço a cada um dos rondonienses e reafirmo que honrarei todos os votos, cumprindo todos os compromissos de campanha e trabalhando junto com nosso Governador Confúcio Moura para uma Rondônia melhor, e também junto com nossa Presidenta Dilma, por um Brasil melhor para todos.

            Agradeço, também, a participação e compreensão de quem não esteve do nosso lado, mas que soube fazer o bom combate político, o combate no plano das ideias e propostas, e soube respeitar a decisão soberana das urnas. Isso é democracia e é assim que se constrói um País democrático e livre. Portanto, meus parabéns, também, a todos os candidatos que disputaram cargos eletivos nas eleições deste ano. Mesmo que não tenham sido eleitos, proporcionaram o bom debate político e engrandeceram nossa democracia.

            Minhas congratulações ao Senador Aécio Neves e ao Senador Aloysio Nunes, que fizeram uma boa campanha e também apontaram rumos para o futuro de nosso País, assim como, também, parabenizo os demais candidatos que disputaram a Presidência da República. Todos deixaram grandes e importantes contribuições para nosso País.

            Parabenizo, especialmente, o Governador Confúcio Moura e a Presidenta Dilma, que souberam sensibilizar a maior parte dos rondonienses e dos brasileiros para as mudanças que estão fazendo em seus governos e para as transformações que estão realizando em Rondônia e no nosso País. De fato, são mudanças verdadeiras, reais e visíveis. Mudanças que estão melhorando as condições de vida de toda nossa gente.

            Vamos continuar trabalhando pelo fortalecimento da agroindústria de Rondônia, pela retomada do crescimento da indústria brasileira e por mais mudanças sustentadas na solidez de nossa economia, na amplitude das políticas sociais que conquistamos e na força do trabalho da nossa gente.

            Independentemente de a reeleição da Presidenta Dilma ter sido apertada, o sentimento agora tem que ser o de união, como sinalizou a própria Presidenta em seu discurso de vitória e na primeira entrevista em rede nacional. Temos que pensar agora no Brasil como um todo e nos unirmos em favor do futuro da nossa Pátria, do País e do nosso povo. É da maior importância a disposição da Presidenta Dilma de governar para todos os brasileiros e de dialogar com todos os setores, o que inclui também a oposição.

            Eu também não acredito que essas eleições tenham dividido o País ao meio. Os votos vieram de uma totalidade que representa um só Brasil, integrado pelas políticas públicas inclusivas e tratado de maneira igualitária pelo Governo Federal. Não é o momento de se ampliarem as divergências regionais ou ideológicas, e tenho forte esperança de que a energia mobilizadora de nossa gente tenha preparado um bom terreno para a construção de alianças, de pontes para o diálogo entre posições divergentes e que possamos todos contribuir para um futuro melhor para o Brasil. O calor da disputa eleitoral pode e deve agora ser transformado em energia construtiva de um novo momento para o nosso País.

            Esta é a grande oportunidade que temos de aprimorar os mecanismos de combate à corrupção, aprimorando a gestão pública, fortalecendo os controles internos dos órgãos públicos e das empresas públicas e aperfeiçoando a transparência, a ética e o controle social em todas as instâncias.

            Essa é uma tarefa que cabe à Presidenta Dilma, ao Judiciário e a todas as forças policiais e cabe também a cada um de nós aqui no Congresso Nacional. Vamos nos unir e trabalhar de forma integrada para combater a corrupção e impedir que esse câncer contamine toda a sociedade.

            É preciso que todas as denúncias sobre o desvio de recursos da Petrobras sejam apuradas e os envolvidos exemplarmente punidos. Os diretores, funcionários, fornecedores, políticos, doleiros e lobistas envolvidos em corrupção precisam ser identificados e punidos. O combate à corrupção foi um dos compromissos assumidos pela Presidenta Dilma...

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... e todos nós devemos cobrar dia após dia...

(Interrupção do som.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... tudo o que foi prometido em campanha. (Fora do microfone.)

            Democracia não é só votar ou ser votado.

            Construímos a nossa democracia diariamente. Então vamos, todos juntos, todos nós, brasileiros, continuar participando da vida política de nossa cidade, de nosso Estado, de nosso País, de forma crítica e com liberdade.

            Eu tenho comigo que a reeleição da Presidenta Dilma já está promovendo um novo equilíbrio das forças políticas no Brasil, especialmente aqui, no Congresso Nacional. O resultado das eleições alterou consideravelmente o Parlamento, tanto aqui no Senado como na Câmara dos Deputados. E tenho certeza de que esse novo equilíbrio trará as condições necessárias para que possamos realizar as grandes reformas que tanto almejamos, como a reforma política, a reforma fiscal ou a reforma tributária.

            Portanto, temos uma responsabilidade muito grande nestes próximos anos e vamos nos manter alertas, vigilantes e cooperativos com o Governo de Confúcio Moura e da Presidenta Dilma. Seremos parceiros no que for do interesse de Rondônia e do Brasil, sugerindo ideias, propondo políticas públicas e também criticando o que não concordarmos, os malfeitos, e combatendo sistematicamente a corrupção.

            Com prazer, ouço o nobre Senador Casildo Maldaner.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Senador Acir Gurgacz, não poderia deixar de cumprimentá-lo. Estávamos aqui discutindo, há pouco, eu, a Senadora Ana Amélia e o Senador Moka também, o que não faz uma campanha... Uma campanha, sem dúvida, é uma academia permanente. Tira-se o peso? Tira-se, não há dúvida nenhuma; dá para notar. V. Exª está bem. Está bem. Agora, vale a pena. Para tudo que é bom tem de haver lutas, e Rondônia ganhou com isso. Eu diria que não só Rondônia, mas o Brasil ganhou com a reeleição de V. Exª, uma reeleição extraordinária.

            (Soa a campainha.)

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Quando vim para cá, eu o conheci como Presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal, o homem que encabeçou o projeto do Código Florestal, essas transformações, que percorreu o Brasil. Inclusive, em Santa Catarina V. Exª é muito querido, não só porque a primeira-dama de V. Exª é catarinense, de Gaspar, mas porque V. Exª tem ido a Chapecó, ao Oeste, ao encontro das reivindicações, presidindo a Comissão. E os colegas nossos, todos com V. Exª. V. Exª percorreu o Brasil. Acho que não só Rondônia, mas o Brasil não poderia abrir mão de V. Exª. Por isso, todos nós ganhamos com a continuação de V. Exª aqui, no Senado Federal. Meus cumprimentos, Senador Acir Gurgacz.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Muito obrigado, Senador Casildo, pelas suas palavras e pelo apoio sempre, na Comissão de Agricultura, andando pelo Brasil, nas nossas audiências públicas, aproximando o Senado da população e ouvindo a sociedade nas suas cidades sobre aquilo que ela pensa e quer com relação à nossa agricultura, principalmente a agricultura familiar, que é a base da agricultura de Santa Catarina e também do nosso Estado de Rondônia.

            Com prazer, ouço o Senador Moka.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco União e Força/PTB - RR) - Senador Moka, eu queria apenas dizer ao Senador Acir que ele está falando como comunicação. Não caberiam apartes. Mesmo assim, V. Exª faz este aparte, e não concedemos mais.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O Sr. Waldemir Moka (Bloco Maioria/PMDB - MS) - Eu vou ser muito breve, do mesmo jeito que o Senador Casildo Maldaner, embora mais suspeito do que ele, porque nós temos... Ao longo desses três anos e meio que estou aqui, sempre ao lado de V. Exª, liderado por V. Exª na Comissão de Agricultura, com todos os companheiros, da mesma forma, eu acho que o Senador Casildo tem razão: ganhou Rondônia com a eleição de V. Exª, do Governador Confúcio Moura, meu colega médico, que foi meu colega lá na Comissão de Agricultura, na época, como Deputado Federal. Então, quero desejar realmente... V. Exª renovou o mandato. Tem agora... Na verdade são mais oito anos que a população de Rondônia lhe outorgou. Então, Senador Acir Gurgacz, com muita alegria e muita sinceridade, tenho certeza de que a população brasileira vê o retorno de V. Exª a esta Casa. Parabéns pela eleição.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - Muito obrigado, Senador Moka, V. Exª sempre muito ativo aqui, no Congresso, mas principalmente na nossa Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Vamos continuar os trabalhos em defesa dos nossos agricultores, da nossa Embrapa querida, que precisa de apoio. Todos os dias, nós precisamos estar atentos, dando o apoio necessário para a nossa Embrapa.

            Eu concluo, Sr. Presidente, dizendo o seguinte: o Brasil do futuro...

     (Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... exige responsabilidade, trabalho sério, transparência e, sobretudo, respeito aos cidadãos e à população brasileira. É assim que nós vamos continuar o nosso trabalho.

            Muito obrigado pela sua presteza, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2014 - Página 175