Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela atual condição do Senado Federal enquanto instituição pública número um do Brasil em transparência.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.:
  • Satisfação pela atual condição do Senado Federal enquanto instituição pública número um do Brasil em transparência.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2014 - Página 118
Assunto
Outros > SENADO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.
Indexação
  • ELOGIO, MESA DIRETORA, SENADO, MOTIVO, RECEBIMENTO, TITULO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, CARACTERISTICA, MELHORIA, ATENDIMENTO, DEMANDA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo /PT - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu também quero cumprimentar a Mesa Diretora, V. Exª e o Senador Flexa Ribeiro, por essas medidas para garantir maior transparência, sobretudo, ao que ocorre no Senado Federal. Acho importante que nós tenhamos por norma a transparência em tempo real; é a melhor maneira de prevenir irregularidades.

            Graças a essa transparência, ainda ontem o Senador João Capiberibe deu uma informação interessante. Segundo ele, no ano passado, o total de gastos com viagens dos 81 Senadores somou R$1,25 milhão, algo que significa uma disparidade muito grande, por exemplo, com o que ocorreu na Assembleia Legislativa do Amapá, onde os 24 Deputados Federais tiveram gastos em viagens da ordem de R$17 milhões. Ou seja, essa transparência do Senado permite que haja comparações desse tipo.

            Eu avalio que seria ainda mais transparente se o Senado, até com a anuência de todos os seus servidores, viesse também a publicar a remuneração de cada servidor. Alguns acham que isso seria ferir a sua privacidade, mas, em verdade, como são pagos pelo povo, avalio que é direito do povo saber completamente.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - O Senado, já desde o momento da posse desta Mesa Diretora, colocou no Portal Transparência os salários individualizados de cada servidor, de cada Senador e de aposentados também, que até então não tinham entrado no Portal Transparência do Senado Federal.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Então, eles estão divulgados presentemente?

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Tudo.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2014 - Página 118