Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela atual condição do Senado Federal enquanto instituição pública número um do Brasil em transparência.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.:
  • Satisfação pela atual condição do Senado Federal enquanto instituição pública número um do Brasil em transparência.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2014 - Página 119
Assunto
Outros > SENADO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.
Indexação
  • ELOGIO, MESA DIRETORA, SENADO, MOTIVO, RECEBIMENTO, TITULO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, CARACTERISTICA, MELHORIA, ATENDIMENTO, DEMANDA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

            Da mesma forma como fizeram os Parlamentares que me antecederam, quero cumprimentá-lo, Sr. Presidente, quero cumprimentar o nosso Presidente Sarney, que aqui está.

            Sem dúvida alguma, V. Exªs iniciaram aqui a adoção de medidas - com apoio pleno da Casa, dos partidos, das Lideranças, do conjunto das Senadoras e Senadores - que nos aproximam da sociedade brasileira.

            O problema da corrupção é um cancro na sociedade, é uma questão que tem que ser enfrentada, combatida diariamente, Sr. Presidente.

            E eu sou daquelas que entende que a melhor forma de combatermos a corrupção é através da transparência, dando a possibilidade a todos neste País - que são os verdadeiros donos dos recursos públicos - de acessar dados sobre como o Poder Público manuseia e manipula esses recursos.

            Eu havia lido na imprensa, Sr. Presidente, uma matéria que tinha a seguinte manchete: “O Poder Legislativo é o menos transparente”. E depois nós tivemos acesso - porque V. Exª deu acesso ao Plenário - do resultado da pesquisa que mostra que é esta Casa, o Senado Federal, a mais transparente de todas.

            Senador Moka, são 15 dias, em média, para a resposta a um simples cidadão por uma consulta dele, enquanto o nosso Regimento determina que os Ministérios, para responder requerimentos de informação dos senhores e senhoras parlamentares, têm 30 dias, com prorrogação. E a média do Senado são 15 dias.

            Isso é o respeito não só à lei que o País tem - que é a Lei da Transparência -, mas é uma sinalização do quão o Senado Federal está envolvido com a população para lutar e combater a corrupção, porque, quando os dados são transparentes, toda a população torna-se fiscal do dinheiro público, e não apenas o Ministério Público, e não apenas a CGU.

            Então, Presidente Renan, deixo aqui meus cumprimentos a V. Exª, porque essa é uma vitória não sua, nem nossa, mas é uma vitória da cidadania.

            Parabéns, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2014 - Página 119