Discurso durante a 174ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Congratulações ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima pela sua atuação no combate à corrupção; e outro assunto.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, CORRUPÇÃO.:
  • Congratulações ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima pela sua atuação no combate à corrupção; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2014 - Página 330
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, AUTORIA, ROMERO JUCA, SENADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), ASSUNTO, OFENSA, CONSELHEIRO, TRIBUNAL DE CONTAS, RORAIMA (RR), MOTIVO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
  • CONGRATULAÇÕES, TRIBUNAL DE CONTAS, RORAIMA (RR), MOTIVO, ATUAÇÃO, COMBATE, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco União e Força/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Jorge Viana, cumprimento V. Exª pelo tema que vai abordar no pronunciamento, mas já me antecipo, colocando-me para assinar embaixo de qualquer medida que seja possível para melhorar, realmente, o tratamento que nós da Amazônia recebemos em tudo, mas, especialmente, nessa questão aérea.

            Volto, hoje, a esta tribuna, Sr. Presidente, porque, na semana passada, eu li aqui uma notícia publicada com dados do Tribunal de Contas do Estado, em que se fazia referência a ilícitos cometidos na Prefeitura Municipal de Boa Vista, e fui surpreendido por um discurso raivoso do Senador Jucá. Embora não tenha citado o nome da ex-mulher dele, que é a prefeita da capital, ele citou inúmeros nomes, incluindo até o do meu pai. Mas eu vou chegar até lá.

            Eu li, aqui, a nota de desagravo do Tribunal de Contas do Estado, que colocou no devido lugar a questão. Mas, conversando com algumas pessoas do tribunal, me senti na obrigação de defendê-las, já que elas não podem usar a tribuna, principalmente a Conselheira Cilene Salomão e o Conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto, filhos de famílias tradicionais de Roraima, pessoas do bem, pessoas que têm uma vida pública inatacável e que, no entanto, porque, em sendo Conselheiros, cumprem o dever de fiscalizar e de adotar providências para a boa aplicação do dinheiro público, recebem daqui ofensas grosseiras, que não vou repetir porque acho um absurdo o que foi dito contra a Conselheira Cilene e as insinuações feitas contra o Conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto, conhecido por Netão.

            Entendo que é um desserviço, isso sim, vir à tribuna atacar pessoas ou componentes dos órgãos, inclusive imputando-lhes acusações não comprovadas - não existentes, aliás -, e apenas para quê? Para dizer que não concorda com a decisão do Tribunal? Melhor seria que ele dissesse o seguinte: que não havia nada de equivocado e que a Prefeitura ia explicar no decorrer do processo. No entanto, não foi isso que aconteceu. Ele perdeu, realmente, o equilíbrio e partiu para atacar as pessoas, os dois Conselheiros e o dono do único jornal independente realmente lá em Roraima, o Sr. Getúlio Cruz. E atacou outras pessoas: o ex-Governador Neudo Campos, a atual Governadora eleita Suely Campos, a mim e, por fim, o meu pai.

            Mas eu quero manter a serenidade de quem fala o que é verdade e de quem não usa a tribuna para desmerecê-la. Nunca usei a tribuna para sequer falar mal de alguém. Agora, se falar mal de malfeitos e de corrupção é falar mal de alguém, isso eu já fiz e faço constantemente. Como disse, até o último dia do meu mandato, tudo que chegar ao meu conhecimento relativamente a qualquer questão de desvios dos recursos públicos eu aqui trarei para conhecimento.

            E é obrigação do Senado tomar conhecimento, sim! E é obrigação do Senado também pedir providência dos órgãos de fiscalização.

            Por isso, quero, hoje, ressaltar a importância e parabenizar mesmo o Tribunal de Contas do Estado de Roraima, que, algumas semanas antes, havia feito o mesmo procedimento em relação à Secretaria Estadual de Saúde do Estado e que, portanto, duas semanas depois, fez procedimento idêntico em relação à prefeitura da capital do meu Estado, Boa Vista.

            Quero repor essa parte, para finalizar, do Tribunal de Contas do Estado e dizer que quero me solidarizar com a Conselheira Cilene Salomão, com o Conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto e com todos os conselheiros que têm se havido com muita coragem e cumprindo a sua obrigação de bem fiscalizar. O que, aliás, devia ser condenável é se fizessem o contrário; se, em havendo indícios e até denúncias de corrupção, não tomassem nenhuma providência, principalmente na questão da saúde, porque todos os dois atos foram exatamente na área de saúde, tanto o do governo do Estado - da secretaria estadual -, quanto o da prefeitura de Boa Vista, através do secretário municipal de Saúde.

            Quero encerrar, Senador Jorge Viana, dizendo isto: da minha solidariedade com o Tribunal de Contas do Estado, com os seus membros, especialmente os dois mencionados aqui, que foram a Conselheira Cilene Salomão e o Conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto, conhecido como Netão. Eles têm a minha admiração, o meu respeito e o de toda a sociedade de Roraima. São dois roraimenses, aliás, de famílias tradicionais que merecem ser respeitados.

            Deixo mais essa fala minha aqui a respeito daquele entrevero e espero, ainda, esclarecer aos demais ofendidos, já que eles não podem fazê-lo pessoalmente. E terei o maior prazer de fazer isso aqui, nos dias sequentes, com relação à diretora do jornal Folha de Boa Vista, ao ex-Governador Neudo Campos, à atual Governadora eleita, Suely, a mim e a meu pai.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2014 - Página 330