Pela Liderança durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao discurso do Senador Mozarildo Cavalcanti e à matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, IMPRENSA. GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Críticas ao discurso do Senador Mozarildo Cavalcanti e à matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2014 - Página 183
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, IMPRENSA. GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, MOZARILDO CAVALCANTI, SENADOR, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, RORAIMA (RR), ASSUNTO, DECISÃO, TRIBUNAL DE CONTAS, OBJETO, AFASTAMENTO, SECRETARIO MUNICIPAL, SAUDE, FUNCIONARIO PUBLICO, REGIÃO.
  • DEFESA, ADMINISTRAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não costumo trazer aqui assuntos do Estado, da disputa local, porque entendo que as questões paroquiais devem se cingir à disputa no Estado, mas o Senador Mozarildo trouxe matéria do jornal Folha de Boa Vista e registrou a posição do Tribunal de Contas do Estado. Quero aqui, de certa forma, fazer uns esclarecimentos e umas colocações.

            O primeiro deles, para o Senador Mozarildo. Dizer que ele não devia acreditar em tudo o que a imprensa fala, principalmente a imprensa de Roraima, Senador Mozarildo. Se a gente fosse acreditar no que diz a imprensa de Roraima...

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco União e Força/PTB - RR) - Senador!

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Não vou dar aparte a V. Exª, não!

            Se eu fosse acreditar no que diz a imprensa de Roraima...

            Um jornal de 1978 fala que o pai de V. Exª foi preso por corrupção quando era Prefeito de Boa Vista e teve de se exilar no Pará; lá, em Belém do Pará, e nunca mais voltou a Roraima. Eu nunca usei isso em campanha e nunca falei nada, porque eu acho que a imprensa deve ter exagerado.

            O senhor não tem condição de vir aqui falar de Marcelo Lopes, da Prefeita Teresa ou de qualquer outra prefeita.

            Vou colocar aqui o que ocorreu em Roraima nesta semana, fruto do resultado de uma campanha política, que houve há poucos dias em Roraima.

            Subiu ao cargo, novamente, Senador Jorge Viana - e vai assumir em janeiro -, uma quadrilha em Roraima, comandada pelo Governador Neudo Campos, condenado a 60 anos de prisão. Não está preso ainda porque o processo não terminou de tramitar aqui, na Justiça. Eu cobro da Justiça o trâmite.

            Faz doze anos que esse cidadão chegou a Roraima, algemado, preso - ele e mais um bando - por desvio de dinheiro público, por inventar pessoas que assinavam cadastro social e que viravam servidores sem saber, assinando uma procuração. Dava essa procuração para as pessoas receberem dinheiro. Denúncia de desvio de recursos no DER. E o que nós vimos nessa campanha? Esse grupo, prometendo voltar a contratar pessoas e prometendo emprego, o que não é possível, mas as pessoas acreditaram e entenderam que o governo do Governador José Anchieta estava desgastado. E estava mesmo. Discordei dele em muitas coisas. E se o Governador Chico Rodrigues estivesse me ouvido, teria se afastado da campanha do Governador Anchieta. Mas nós tivemos o resultado da eleição.

            Nessa campanha, dizia-se o seguinte: “Não votem no Chico porque o Jucá quer mandar em Roraima.” Eu não quero mandar em nada! Eu quero ser Senador da República, atender ao meu Estado, trabalhar e fazer o que faço em Roraima, em Boa Vista e no interior de Roraima. Eu queria ajudar o Estado a se desenvolver e fiz muitas coisas, mais do que todos os Senadores do Estado juntos na história do Estado.

            Pois bem, nesta semana, já atendendo a ordens do Governador Neudo Campos, o Sr. Netão Souto Maior, Conselheiro do Tribunal de Contas, um homem impoluto, um homem sério, um homem decente, um homem honrado, levantou um processo contra a prefeitura, dizendo que haveria sobrepreço nos preços da prefeitura. Licitação nacional, por pregão eletrônico, acompanhando os preços do SUS e com cobrança, melhorando a saúde de Roraima.

            O Conselheiro Netão se esqueceu de dizer que corrupção e avacalhação havia na gestão passada, quando a Governadora que ganhou a eleição agora, Suely Campos, era a Vice-Prefeita, e o Getúlio Cruz, um desastre administrativo, imoral, do nosso Estado, dono do jornal Folha de Boa Vista, que publicou essa matéria, processado e condenado pela dragagem do Rio Branco. Ele perdeu todas as eleições que disputou.

            Pois bem, foi esse jornal que nos difamou a campanha toda e que publicou a matéria a que o Senador Mozarildo está se referindo.

            A Prefeitura de Boa Vista não tem um mínimo de preocupação em prestar qualquer informação. Vai prestar. Agora, nós vamos cobrar seriedade e nós vamos cobrar honradez.

            Eu estou entregando fita que foi gravada nessa campanha, porque está na moda a delação premiada. Pois bem, o Sr. Carlos Levinski entregou uma fita com delação premiada, entregando todos os responsáveis pela corrupção no Governo Neudo Campos, a começar pelo Neudo e pela esposa dele, Suely, que desviavam bacalhau, camarão e lagosta do restaurante do palácio para o restaurante da irmã da Suely, primeira-dama. Desviavam comida para vender lá. 

            É isso o que está lá em Roraima, e o Tribunal de Contas não investigou. Sabe por que, Senador Jorge Viana? O Tribunal de Contas aprovou as contas do Sr. Neudo Campos, condenado a 60 anos de prisão. Sabe quem comandou a aprovação de contas? A Srª Cilene Salomão, Conselheira do Tribunal de Contas, que, na gravação entregue da delação premiada do Sr. Levinski, foi apontada como coordenadora do caixa dois do Palácio do Governo, como Chefe da Casa Civil. E essa senhora, depois, foi Conselheira do Tribunal de Contas.

            É algo parecido com o Tribunal de Contas do Amapá. Está aqui o Senador Capiberibe, que conhece. Parecido. A mesma tipografia.

            Nós queremos que investiguem a prefeitura. Nós vamos responder, a Prefeita vai responder. Já afastou os Secretários, que não têm culpa no cartório, mas a teoria era: “Vamos afastar o Secretário.”

(Soa a campainha.)

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Se a Teresa não quiser afastar o Secretário, vamos afastar a Prefeita, porque o Neudo Campos já está de acordo com o Anchieta. Já se juntaram os dois, já estão de acordo. Vamos tentar afastar a Prefeita Teresa para dar ao Vice-Prefeito, Marcelo Moreira, ligado ao Anchieta, a Prefeitura de Boa Vista.

            Isso não vai acontecer, porque, no Brasil, há Justiça, e nós seremos a resistência democrática. Todos os picaretas que estão lá, em Roraima, achando que vão roubar, que vão abusar, que vão comandar serão enfrentados. Eu não tenho medo. Quero registrar isto aqui. Não tenho medo de Governo, não tenho medo de Tribunal de Contas, não tenho medo de ninguém. Não tenho medo de ninguém!

            Até hoje, não falei nada aqui dessa questão do Estado, mas, com a provocação do Senador, eu estou aqui, colocando.

            O Senador tem que lavar a boca quando falar da Prefeita Teresa e quando falar do Secretário Marcelo Lopes, porque eles trabalharam bem. Eles consertaram o que fez de errado o Vereador Paulo Linhares, que está cotado para ser Secretário de Saúde do Sr. Neudo Campos; o que fez de errado o Getúlio Cruz, Supersecretário do Governo; o que fez de errado a Suely Campos, mulher do Governador, ficha suja e que se elegeu Governadora.

            Nós vamos estar vigilantes. Se quiserem trazer a briga para cá, nós vamos trazer a briga para cá e para os Tribunais Superiores, porque o Tribunal de Contas da União, porque o STJ, o Tribunal Regional Federal são organismos sérios. Sérios!

            Não vamos nos apequenar, não vamos nos amofinar. Não adianta querer fazer armação.

(Soa a campainha.)

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - A armação será respondida à altura e com grandeza.

            Era este o registro que eu queria fazer.

            A Prefeita está respondendo. Não há nenhuma irregularidade, não há nenhum sobrepreço. Havia sobrepreço na administração passada da prefeitura, e este mesmo tribunal não teve a coragem, não teve a hombridade, não teve a dignidade de resolver, de investigar e de afastar ninguém. Agora, está querendo fazer embate político. Se vai fazer embate político, nós vamos enfrentar esse embate político. Nós não tememos o embate político, nem o embate jurídico, nem o embate da fiscalização.

            Portanto, fica aqui registrado: nós vamos procurar a Justiça e nós vamos, com certeza, dar as respostas ao povo de Roraima. Quem quer mandar, quem quer ser ditador, quem quer eleger presidente de Câmara de Vereadores, presidente de Assembleia, manipular Tribunal de Contas...

(Interrupção do som.)

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - ... é o Sr. Neudo Campos, um canalha, crápula, um ladrão condenado (Fora do microfone.) que devia estar preso! Se a hora é de prender quem tem que ser preso, o Sr. Neudo Campos tem que estar na cadeia. Mas, não! Por demora da Justiça, vai ser Chefe da Casa Civil do Governo, depois de estar condenado a 60 anos de prisão e depois de, junto com a mulher, invadir o território da Venezuela, construindo uma casa, invadindo. O Itamaraty já mandou demolir a casa e até hoje não demoliram. Deve ser para ficar perto da fronteira. Se a polícia chegar, passa para o outro lado da fronteira, atravessando o quarto. Deve ser essa a posição do Neudo Campos.

            Sr. Presidente, eu quero fazer aqui estes esclarecimentos, agradecer, pedir até desculpas pelo desabafo. Não é o meu estilo trazer assuntos de Roraima para cá, mas tem hora que nós temos que reagir, se não os bandidos pensam que levaram a melhor, e não vão levar a melhor. O Senador Mozarildo perdeu a eleição. Foi o quarto colocado.

(Interrupção do som.)

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Fora do microfone.) - Perdeu a eleição junto com a chapa do Neudo.

(Soa a campainha.)

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Vai voltar para lá e, quem sabe, melhora a proposta do governo, porque, até agora, só há parente indicado do Governador. Vai ser uma festa, vai ser uma beleza esse Governo!

            Nós vamos estar lá vigilantes, fazendo oposição e cobrando as promessas que foram feitas ao povo de Roraima.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2014 - Página 183