Pronunciamento de Vital do Rêgo em 20/11/2014
Pela ordem durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem póstuma ao jurista e ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos; e outro assunto.
- Autor
- Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Vital do Rêgo Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem póstuma ao jurista e ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/11/2014 - Página 184
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MARCIO THOMAZ BASTOS, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).
- ELOGIO, CONCLUSÃO, MANDATO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ESTADO DE SERGIPE (SE).
O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Não sei quantos colegas Senadores já o fizeram, mas nunca é demais estar aqui, nesta tarde, lembrando, pela sua morte, com muita saudade, um dos maiores juristas deste País, o Ministro Márcio Thomaz Bastos.
Na condição de advogado, eu tive o prazer de conviver com o Ministro Márcio Thomaz Bastos na Ordem dos Advogados do Brasil. O meu pai pôde, ao longo de três mandatos consecutivos, presidir a seccional da OAB, na Paraíba, e tinha, em dois deles, como Presidente do Conselho Federal o jurista, um homem que tinha profundo conhecimento da ciência jurídica e das relações humanas, o Ministro Márcio Thomaz Bastos.
Hoje, o Brasil e a cultura jurídica nacional amanhecem, acordam mais pobres, e eu perdi um grande amigo, um homem que eu tinha como referência, assim como meu pai - um paladino da liberdade, dos direitos humanos, das causas do País e do seu povo.
Quero, neste momento, representando o povo da Paraíba e o nosso Partido, registrar e reverenciar, com saudade incontida, a morte desse homem que, ao longo de sua trajetória como advogado - principalmente como advogado -, pôde dar ao País ensinamentos de conduta ética e de compleição moral.
Fica, neste momento, o testemunho daqueles que hoje estão saudosos com a partida desse grande símbolo da advocacia nacional.
O SR. PRESIDENTE (Kaká Andrade. Bloco Apoio Governo/PDT - SE) - Eu me somo a V. Exª na justa homenagem ao ex-Ministro Márcio Thomaz Bastos. Estive lendo a biografia dele hoje e pude observar, além do conhecimento que já tinha, sua importância para a redemocratização, um homem que lutou sempre pela redemocratização do País e que foi, efetivamente, um grande professor da ciência jurídica.
O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Peço a palavra pela ordem, rapidamente, sem querer abusar da paciência de V. Exª.
O SR. PRESIDENTE (Kaká Andrade. Bloco Apoio Governo/PDT - SE) - Pela ordem, Senador Vital do Rêgo.
O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Não poderia, também, deixar de registrar que ouvi, ontem, pelas ondas do rádio, o pronunciamento final de V. Exª neste primeiro período, digo assim, em que nos deu o prazer da sua convivência no Senado, Senador Kaká.
Eu quero me somar a todos os seus aparteantes de ontem, manifestando a minha alegria pela convivência com V. Exª, pelo espírito público que V. Exª tão bem defendeu em nome do povo sergipano. Os seus colegas Senadores - Senador Lauro Maia e Senador Eduardo Amorim - são exemplos de que essa parceria sergipana é sempre muito bem-vinda à nossa Casa.
Receber V. Exª aqui, com os projetos que V. Exª pôde, ontem, na tribuna, elucidar... Receber V. Exª aqui com o jeito, o estilo político de bem tratar, de elegância, de equilíbrio foi um motivo de orgulho para todos nós.
Por isso, eu queria me somar a todos os nossos colegas, desejando que esta trindade - Senador Lauro, Senador Eduardo e Senador Kaká - possa sempre bem representar o povo de Sergipe.