Fala da Presidência durante a 26ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a comemorar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer e da Saúde do Homem.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Sessão solene destinada a comemorar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer e da Saúde do Homem.
Publicação
Publicação no DCN de 04/11/2014 - Página 16
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DIA NACIONAL, PREVENÇÃO, COMBATE, CANCER, ORGÃO HUMANO, SAUDE, HOMEM, COMENTARIO, RELEVANCIA, NECESSIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO, REFERENCIA, REALIZAÇÃO, DIAGNOSTICO, MOTIVO, ANTECIPAÇÃO, TRATAMENTO MEDICO.

    O SR. PRESIDENTE (Waldemir Moka. Bloco Maioria/PMDB - MS) - Muito obrigado, Srª Marlene de Oli- veira, que dá uma demonstração dessa preocupação importante como cidadã, mas, mais do que isso, de como essa campanha realmente é importante.

    Antes de encerrar, quero agradecer a todas as autoridades que nos honraram com suas presenças e convidar para nos dirigirmos à varanda do Salão Negro, para acendermos as luzes, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer - Saúde do Homem.

    E, para encerrar, Senadora Ana Amélia e Deputado Dr. Jorge Silva, ano passado, participei de uma sessão no meu Estado, Mato Grosso do Sul, e meus colegas, principalmente os urologistas, mencionaram que, quando fazemos a campanha, aumenta a demanda. Os homens, graças a Deus, tomam essa consciência de que têm que procurar um centro de saúde, alguma coisa, para fazer o exame.

    Temos um problema, e eu quero colocar aqui, já disse à Senadora Ana Amélia e ao Deputado Dr. Jorge Silva. Como Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Senador Antonio Carlos Valadares, acho que o Minis- tério da Saúde tem que ter uma preocupação de colocar urologistas nos centros de saúde, porque o número desses profissionais é muito pequeno, temos um número muito reduzido de especialistas. Então, fazemos a campanha, criamos a demanda, e, quando o cidadão se dirige a um centro de saúde, não há o especialista para atendê-lo - imaginem a decepção desse cidadão! (Palmas.)

    Então, acho que a Comissão de Assuntos Sociais - já combinando aqui com a Senadora Ana Amélia, com o Deputado e o Senador Antonio Carlos Valadares -, não neste ano, porque há a campanha, mas, no início do ano que vem, eu conversava com os colegas ainda há pouco, antes de começar, gostaria de, por um requeri- mento, fazer uma audiência pública, a exemplo daquela que fizemos na Comissão. Aí, sim, se não veio ninguém do Ministério da Saúde à sessão solene, garanto aos senhores que, na Comissão de Assuntos Sociais, virá o Mi- nistro ou alguém que o represente. Nós vamos exigir isso na Comissão de Assuntos Sociais.

    E poderíamos fazer uma avaliação do que representou essa campanha, a demanda que criou e o que conse- guimos avançar, principalmente em se tratando de profissionais, especialistas, para que possa o SUS ter um atendi- mento digno e para que possamos, realmente, fazer essa campanha com o mérito enorme que ela tem e também para que tenhamos uma resposta prática para aquele cidadão, aquele homem comum, que se dirige ao centro de saúde, e, lamentavelmente, não encontra um especialista nessa área. Então, eu queria encerrar dizendo isso.

    Não vou citar números, porque vamos chover no molhado aqui, mas é importante que façamos uma avaliação e, logo no início do ano que vem, na Comissão, com a presença do representante do Ministério da Saúde, quem sabe até do próprio Ministro, possamos compreender isso e, talvez, criar - assim como há, no Mi- nistério da Saúde, um departamento dedicado à saúde da mulher - um departamento voltado também para a saúde do homem. Isso é importante, são essas decisões que irão nos fazer avançar. É claro que estou insistin- do nisso, porque, com o diagnóstico precoce, em 90% dos casos, o câncer é curável, e é isso que nos interessa.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 04/11/2014 - Página 16