Discurso durante a 29ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Defesa da aprovação de projeto de lei que destina verba para pagamento de parcela da dívida da União com os aposentados e pensionistas do Fundo Aerus.*

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Defesa da aprovação de projeto de lei que destina verba para pagamento de parcela da dívida da União com os aposentados e pensionistas do Fundo Aerus.*
Publicação
Publicação no DCN de 27/11/2014 - Página 30
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, SITUAÇÃO, APOSENTADO, PENSIONISTA, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), REFERENCIA, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Renan Calheiros, faço um apelo neste momento a V.Exa., a todos os Líderes da Oposição e, naturalmente, também do Governo.

    Houve um grande entendimento na discussão da LDO, de forma tal que nós atendêssemos os aposentados e os pensionistas do AERUS - Instituto de Seguridade Social. Mais de mil, Sr. Presidente, já faleceram. Muitos se encontram aqui nas galerias, neste momento, na expectativa de que seja votado o PLN 31/14, que teve o apoio de todos os Parlamentares, Deputados e Senadores, na discussão do Orçamento. É o item 3 da pauta, Sr. Presidente.

    Eu entendo, e pode haver o contraditório, se isso for verdadeiro, que há unanimidade neste Plenário quanto à votação dessa verba, correspondente a 248 milhões, para pagar pelo menos uma parcela da dívida que a União tem com os aposentados e os pensionistas.

    O apelo que eu faço a V.Exa. - falei, inclusive, com o Líder Pimentel - é que, logo na abertura da Ordem do Dia, V.Exa. possa fazer a inversão da pauta, para que esse projeto, sobre o qual há unanimidade, seja votado de forma simbólica. E, aí, continuaríamos o debate dos temas que levarão, é claro, mais tempo, democratica- mente, com direito ao contraditório das partes.

    Este é o apelo que eu faço a V.Exa., na esperança de que eles, que estão há 3 dias, 4 dias dormindo no Salão Verde, com todo o apoio da Câmara e do Senado, possam, quem sabe, retornar para casa, para seus fa- miliares, ainda hoje à tarde.

Era isso, Sr. Presidente.

    Agradeço sempre o apoio que tivemos de V.Exa. nessa luta do AERUS, como também do Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 27/11/2014 - Página 30