Discurso durante a 181ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem a Dom Fernando Arêas Rifan pelo jubileu dos 40 anos de sacerdócio.

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, RELIGIÃO.:
  • Homenagem a Dom Fernando Arêas Rifan pelo jubileu dos 40 anos de sacerdócio.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2014 - Página 1400
Assunto
Outros > HOMENAGEM, RELIGIÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, BISPO, NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, CRIAÇÃO, FEDERAÇÃO, SACERDOTE, OBJETIVO, FIDELIDADE, TRADIÇÃO, IGREJA CATOLICA.

            O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco Maioria/PP - RJ. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje venho prestar esta homenagem a Dom Fernando Arêas Rifan pelo jubiieu dos 40 anos de sacerdócio que se completam hoje, dia 8 de dezembro.

            Nascido em São Fidélis, Rio de Janeiro, em 25 de outubro de 1950, filho único de pais católicos, fez seus estudos primários e secundários em sua cidade nata!, entrando no Seminário diocesano aos 12 anos de idade. Cursou Seminário menor e maior (Filosofia e Teologia).

            Foi ordenado sacerdote aos 24 anos de idade, em 8 de dezembro de 1974, na Catedral-Basílica do Santíssimo Salvador em Campos, RJ, por Dom Antônio de Castro Mayer, então Bispo Diocesano de Campos. Além de secretário particular do Bispo Diocesano, foi logo nomeado Diretor Diocesano do Ensino Religioso, quando impulsionou a catequese em toda a Diocese, professor de Filosofia no Seminário, conselheiro diocesano e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campos.

            Dom Fernando procura sempre orientar o povo através dos meios de comunicação, contribuindo com um programa diário na Rádio Continental de Campos e participando, a convite, de inúmeros e contínuos debates e entrevistas nas rádios, jornais e TVs da região, do estado e do país.

            Em sua missão evangelizadora escreve artigos sobre assuntos variados, sempre inspirado na orientação da Igreja.

            Durante a perseguição aos padres da linha tradicional na Diocese de Campos, foi o seu porta-voz, representante e defensor convicto, não se furtando a nenhum debate, mesmo os mais difíceis.

            A União Sacerdotal São João Maria Vianney foi fundada em 1982 por Dom Antônio de Castro Mayer com os mesmos desejos da Fraternidade São Pio X: reunir seminaristas, sacerdotes e fiéis que queriam continuar usando ordinariamente os livros anteriores à reforma do Vaticano II.

            O Vaticano reconheceu a União e erigiu-a como Administração Apostólica São João Maria Vianney, nomeando Dom Licínio Range! como seu primeiro administrador apostólico, permanecendo pouco tempo no cargo, foi sucedido por Dom Fernando Arêas Rifan. Sua sagração episcopal acontecera em 18 de agosto de 2002.

            A Administração Apostólica São João Maria Vianney é uma associação de sacerdotes da Diocese de Campos, Rio de Janeiro, que se empenham em se manter fiéis à tradição dogmática, moral e litúrgica da igreja Católica Apostólica Romana.

            Em 2007, elencava 40 sacerdotes em seu clero, 32 seminaristas, 75 religiosos, cerca de 28 mil fiéis e 24 escolas. Pode erigir - como já o fez -paróquias pessoais em qualquer território, até mesmo fora de sua sede, para atender os fiéis que assim o desejarem.

            Dom Fernando Rifan é, por conseguinte, até agora, o único bispo licitamente sagrado e que celebra predominantemente o rito antigo, que está em plena comunhão com a Igreja, e sua Administração é incorporada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

            Reconhecendo e respeitando as autoridades eclesiásticas, Dom Fernando resiste, no entanto, a tudo o que enfraquece a Igreja. Exerce o seu apostolado de maneira consciente, oferecendo o melhor serviço à Santa Igreja, ao Papa, aos Bispos e aos fiéis. Pratica o sacerdócio perpetuando os ensinamentos fundamentais da igreja Católica.

            A trajetória de Dom Fernando Arêas Rifan é um convite à reflexão. Seu bom senso e responsabilidade são empregados na luta pelas causas sociais e por uma sociedade melhor. Na defesa dos dogmas da Igreja Católica, Dom Fernando, não receia ser visto como moralista, conservador ou tradicionalista, sendo admirado por sua sinceridade e a clareza de posições, lisura e lealdade do seu posicionamento, sendo merecedor de inúmeros reconhecimentos oficiais.

            Tenho por Dom Fernando o maior respeito e admiração. Sou testemunho da grande obra que ele realiza no campo social e religioso. Possui grande espírito público e está sempre presente na análise dos acontecimentos que ocorrem na política e na economia do país.

            Por tudo isso, Sr. Presidente, sinto-me feliz de poder prestar esta justa homenagem a Dom Fernando Arêas Rifan.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2014 - Página 1400