Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2014 - Página 258
Indexação
  • ELOGIO, ATUALIZAÇÃO, EQUIPAMENTOS, VOTAÇÃO ELETRONICA, PLENARIO, AUXILIO, SENADO, CAMARA MUNICIPAL.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Primeiro, quero parabenizar V. Exª e toda a Mesa Diretora. Aliás, esse é um esforço que eu diria importante de a gente acentuar que contou com a participação inclusive do corpo técnico desta Casa. Acho que é importante. É óbvio que os dirigentes têm o poder inclusive de provocar. Ao mesmo tempo, têm os dirigentes condição não só do estímulo, mas do provimento.

            Esta é uma coisa positiva para a qual quero chamar a atenção de V. Exª: o Senado tem um corpo técnico de excelência. É fundamental. A gente tem experimentado isso aqui. Não só a Assessoria Legislativa, que já é reconhecida, mas, principalmente, esse corpo técnico, que faz inclusive dessa ferramenta do novo tempo uma das ferramentas mais importantes. É um dado que não vi V. Exª apresentar como dado da Mesa.

            O painel realça agora essa nossa capacidade de inovar, de ter acesso. Não é à toa que o Senado entrou na lista das instituições com maior disponibilidade de informação. Portanto, um canal de fácil acesso.

            Mas eu queria chamar a atenção para o fato de que a ferramenta, o hardware é muito importante. Ele é até muito bonito na sua estética, mas o mais importante é exatamente como a gente pode se mover através disso, de que forma isso pode chegar à mão, como isso pode chegar instantaneamente ao cidadão que nos acompanha, que nos cobra.

            Eu sei que essa proeza, a proeza do tão propalado hoje aplicativo... Na minha época, inclusive, de profissão, a gente já batizava isso de software de interação, mas, hoje, muito mais até. Aplicativos.

            Estou chamando a atenção de V. Exª porque os técnicos da Casa... Nós também damos cobertura a diversas instituições pelo País, o atendimento às Câmaras de Vereadores, meu caro Flexa, que acho que é importante; o apoio que este Senado dá às Casas Legislativas pelo País afora, não só emprestando a capacidade de mão de obra que a gente tem aqui, bem acumulada, mas também entregando aplicativos importantes para a modernização do processo legislativo em outras Casas pelo País. Essa economia não é das menores.

            Portanto, é uma coisa fundamental, porque seria um dos investimentos mais elevados, Senador Renan, se a Câmara de Vereadores lá da sua Palmeira dos Índios ou do Xorroxó, na Bahia, tivessem que contratar ou adquirir algum programa, algum aplicativo para ser utilizado. Portanto, o Senado faz isso de forma permanente e constante.

            Então, acho que é fundamental realçar que a chegada do painel é, na realidade, um exercício pleno de capacidade acumulada. Aqui, dentro do Senado, ele tem sido utilizado principalmente a serviço do cidadão brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2014 - Página 258