Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2014 - Página 259
Indexação
  • SUGESTÃO, AVALIAÇÃO, GESTÃO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIARIO, DEFESA, AUSENCIA, REDUÇÃO, DESPESA, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Sem revisão do orador.) - Primeiro, quero sugerir a V. Exª que estenda essa comparação ao Poder Judiciário. Nada mais justo do que os três Poderes independentes da República possam ser objeto de avaliação quanto a sua gestão. Considero isso algo importante.

            A outra coisa, Sr. Presidente, é que eu acho muito importante a redução daquelas despesas consideradas despesas meio. Naturalmente, aqui é muito difícil separar o que é meio e o que é fim, mas acredito que o fundamental é que as condições para o pleno exercício do mandato possam ser feitas sem a preocupação, digamos, de estabelecer limitações para que isso ocorra.

            Então, acredito que muitas das despesas listadas aqui, de fato, mereciam ser reduzidas. Se for possível, vamos reduzi-las ainda mais. Mas aquelas que dizem respeito à atividade fim do Parlamentar, à possibilidade de obter informações, de obter dados, de exercer o seu mandato por intermédio do trabalho em seu Estado, enfim, creio que devemos diminuir, mas não de forma a comprometer a qualidade desse trabalho, porque estamos aqui para representar a população brasileira.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2014 - Página 259