Pela Liderança durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo para que seja sancionada lei que libera crédito para aposentados do Fundo Aerus; e outro assunto.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Apelo para que seja sancionada lei que libera crédito para aposentados do Fundo Aerus; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2014 - Página 214
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, PASTOR.
  • SOLICITAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SANÇÃO PRESIDENCIAL, PROJETO DE LEI, SOLUÇÃO, PROBLEMA, APOSENTADO, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG).

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim.

            Desde já, faço também as minhas homenagens ao Senador Pedro Simon neste dia histórico e triste da sua despedida do Senado Federal. V. Exª deixa uma marca indelével nos Anais desta Casa e na história do País, pela presença altiva de quem soube honrar cada voto que recebeu do povo gaúcho.

            As nossas homenagens à sua esposa, que é paranaense, para nossa honra, e também se encontra aqui toda a sua família.

            Cumpro o dever nesta hora, Sr. Presidente, de registrar que ontem apresentei requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Pastor Carlos Osvaldo Pinto, ocorrido no dia 15 de outubro em Atibaia, no Estado de São Paulo.

            A justificativa que apresento é de autoria do Pastor Davi Cox, em brilhante pronunciamento, destacando a figura do Pastor Carlos Osvaldo, que foi um intelectual da fé, um exemplo às novas gerações.

            O nosso profundo pesar. E peço a V. Exª que autorize a publicação nos Anais do teor desse requerimento.

            Hoje, Sr. Presidente, colocamos de lado as nossas armas e, desarmados, vimos à tribuna para fazer um apelo à Presidente Dilma em relação ao drama vivido, um calvário percorrido, pelos aposentados do Aerus.

            Coincidentemente, V. Exª, Paulo Paim, juntamente com a Senadora Ana Amélia, presentes neste plenário, tiveram uma atuação marcante para que os aposentados do Aerus pudessem comemorar uma vitória parcial recentemente, com a aprovação do Projeto de Lei 31, de 2014, aprovado pelo Congresso Nacional no dia 3 de dezembro e que se encontra na Presidência da República para a sanção presidencial.

            Foi um calvário. Quanto sofrimento desses aposentados! Mais de 750 perderam a vida no percurso desse itinerário. Aos que estão vivos resta a esperança de poder comemorar, depois de tantos anos, um Natal feliz.

            É por isso que, desta tribuna, faço um apelo à Presidente Dilma para que assine já e permita que a família Aerus possa vivenciar o Natal que se aproxima de uma forma digna e sem a aflição de anos anteriores. Foram muitos Natais de sofrimento e martírio. Presidente Dilma, assine, sancione esse instrumento que é um lenitivo para todos aqueles que amargaram as perdas do Aerus!

            Quantas vezes protestamos desta tribuna, Senador Paulo Paim, Senadora Ana Amélia e outros? Quantas vezes, Senador Pedro Simon, da mesma forma? Quantas vezes dissemos que os aposentados do Aerus estavam sendo ludibriados pela insensibilidade governamental?

            Numa sequência infindável de contestações judiciais por parte da União, o processo ganhava contornos cada vez mais trágicos. O Governo não cumpria a decisão judicial que determinava o pagamento imediato daquilo que eles contribuíram, para assegurar uma terceira idade com dignidade. Em nome daqueles que sobreviveram, alguns fisicamente mutilados e todos emocionalmente desgastados, como descreveu um aposentado do Aerus, na tarde do dia 10 de dezembro de 2014: “Essa via-crúcis requer um gesto urgente de solidariedade humana”, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional está pronto para a sanção presidencial.

            É por isso que apelamos, mais uma vez, em nome da família Aerus, para que essa família possa vivenciar o Natal que se aproxima de forma digna e sem a aflição dos anos anteriores. A crueldade, nesse longo e tortuoso itinerário, tem requintes trágicos.

(Soa a campainha.)

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR) - Presidente Dilma, sancione já! É o apelo que estamos formulando, em nome do querido amigo Ivan Martins do Paraná, um dos líderes do movimento dos aposentados do Aerus, em nome de todos os aposentados do Aerus, a quem desejamos um Natal melhor do que dos anos anteriores. Esse apelo final, Sr. Presidente, à sensibilidade humana da Presidente Dilma para que sancione urgentemente, a fim de que eles possam receber antes do Natal e do Ano-Novo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2014 - Página 214