Pela ordem durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da importância da aprovação de projeto de lei que determina a construção de eclusas juntamente com as barragens para geração de energia, de autoria do ex-senador Eliseu Resende.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE.:
  • Registro da importância da aprovação de projeto de lei que determina a construção de eclusas juntamente com as barragens para geração de energia, de autoria do ex-senador Eliseu Resende.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2014 - Página 301
Assunto
Outros > TRANSPORTE.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ELISEU RESENDE, EX SENADOR, ASSUNTO, OBRIGATORIEDADE, CONSTRUÇÃO, ECLUSA, GARANTIA, NAVEGABILIDADE, RIO, BARRAGEM, USINA HIDROELETRICA, ENFASE, CRITICA, OBRAS, BARRAGEM TUCURUI, ESTADO DO PARA (PA), AUSENCIA, RETIRADA, ROCHA, RIO TOCANTINS.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Jorge Viana, eu quero aqui me associar ao Senador que faz referência ao projeto que acabamos de aprovar, que determina que se construa a eclusa juntamente com as barragens para geração de energia.

            O Senador Eliseu Resende, com quem eu tive também a alegria e a honra de conviver aqui, no Senado Federal, autor do projeto, contribuiu e muito para que, a partir de agora, não se repitam mais no Brasil exemplos como o de Tucuruí, no meu Estado do Pará. Lá, foi feita a barragem de Tucuruí para gerar energia e, por uma luta também levantada aqui, no Senado Federal, pelo Senador Gabriel Hermes, que fez com que a Eletronorte colocasse o stop-log, ou seja, um tampa de aço no lugar onde deveria ser construída a barragem. Se assim não o fizesse, se a barragem tivesse sido concretada por inteiro, o Rio Tocantins não poderia se tornar navegável novamente.

            Hoje, passados quase 30 anos da inauguração da barragem de Tucuruí, nós temos lá a eclusa que, lamentavelmente, não presta o seu papel tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado do Pará porque o Governo Federal não cumpre com o seu compromisso de fazer o derrocamento do Pedral do Lourenço, 45km de pedras em frente à cidade de Itupiranga, no Rio Tocantins, para que esse rio possa ser navegável ao longo dos 12 meses do ano.

            Esperamos, e o povo do Pará espera, que o novo edital do derrocamento do Pedral do Lourenço saia proximamente, para que a Presidenta Dilma possa honrar o seu compromisso de fazer com que o Rio Tocantins volte a ser navegável todos os dias do ano, de Marabá até Belém.

            Este projeto que nós aprovamos agora vai fazer com que nunca mais se construam barragens sem que sejam feitas as eclusas. E nós temos vários exemplos no Brasil. Em Lajeado, aqui no Tocantins, foi feita a barragem sem eclusas e, por isso, os irmãos do Tocantins vão lutar muito para que essa eclusa seja feita, assim como nós lutamos no Pará.

            Eu quero aqui, em memória do Senador Eliseu Resende, parabenizá-lo por esse projeto de grande importância para a implantação, de uma vez por todas, do sistema hidroviário como modal de transporte para a produção no Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2014 - Página 301