Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 02/12/2014
Discurso durante a 31ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Elogios ao Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, pela responsabilidade na condução dos trabalhos da sessão do Congresso Nacional; e outro assunto.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CONGRESSO NACIONAL.
:
- Elogios ao Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, pela responsabilidade na condução dos trabalhos da sessão do Congresso Nacional; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DCN de 03/12/2014 - Página 62
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, RESPONSABILIDADE, DIREÇÃO, TRABALHO, SESSÃO.
- CRITICA, ATUAÇÃO, PESSOA FISICA, OCUPAÇÃO, LOCAL, GALERIA, PLENARIO, CAMARA DOS DEPUTADOS, MOTIVO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB-AM. Para discutir. Sem revisão da oradora.)
– Muito obrigada, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB-AL) - Asseguro a palavra a V.Exa.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB-AM) - Sr. Presidente, eu me obrigo, neste início da minha fala, a cumprimentar V.Exa. pela paciência de, durante quase 2 horas, ouvir mais de 32 ques- tões de ordem sobre o mesmo assunto. Eu tive a tranquilidade, Presidente Renan, tive a paciência de subir ao plenário da Câmara, onde está reunido o Congresso hoje, para perguntar aos assessores quantos falaram em questão de ordem ou pela ordem. Foram trinta e dois, todos com o mesmo objetivo: obstruir a sessão. (Apupos nas galerias.) Porque eles não querem, Sr. Presidente, ouvir o mérito da matéria. Não querem ouvir o mérito da matéria, não dos vetos, mas do que nós vamos votar em seguida. Eu digo o seguinte: gol do Brasil, que tem uma Presidenta que agiu com toda a responsabilidade.
(Apupos nas galerias.)
Irresponsabilidade, Sr. Presidente, seria se a Presidenta Dilma permitisse que neste País houvesse desem- prego, que neste País acabassem ou fossem suspensos programas sociais importantes, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.
(Apupos nas galerias.)
Portanto, Sr. Presidente, eu acho que as pessoas que aqui estão democraticamente ocupando as galerias e que conhecem o Regimento, como V.Exa. falou, não vieram aqui para ouvir os Deputados, porque eu estou falando, e eles estão vaiando e cantando palavras de ordem. Vieram aqui tão somente cumprindo a orientação de um partido político, para tentar tumultuar a sessão.
Mas este Plenário é sábio - os Senadores e Deputados são responsáveis -, e nós vamos manter a sessão, a bem do Brasil e a bem do povo brasileiro.
Muito obrigada, Presidente Renan.
(Apupos nas galerias.)