Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

*Protesto contra as demissões dos trabalhadores do Estaleiro do Paraguaçu, na região do Recôncavo baiano.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL, ECONOMIA, TRABALHO.:
  • *Protesto contra as demissões dos trabalhadores do Estaleiro do Paraguaçu, na região do Recôncavo baiano.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2014 - Página 281
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL, ECONOMIA, TRABALHO.
Indexação
  • PROTESTO, DEMISSÃO, TRABALHADOR, ESTALEIRO, MUNICIPIO, MARAGOGIPE (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), COMENTARIO, SITUAÇÃO, ECONOMIA, REGIÃO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, só para anunciar aqui o meu protesto quanto à situação que vivem, na Bahia, os trabalhadores do Estaleiro do Paraguaçu, na região do Recôncavo. São mais de 470 trabalhadores da indústria naval de Maragogipe e região demitidos este mês, trabalhadores que integram o processo de construção de um dos mais modernos estaleiros do mundo, o Estaleiro Paraguaçu.

            Quinta-feira, Senadora Vanessa Grazziotin, o Sintepav (Sindicato da Construção Civil Pesada) fez uma mobilização com a participação de mais de 2 mil trabalhadores contra as demissões. Essas demissões se dão em função da crise que está acontecendo no setor com a empresa Enseada Industrial Naval. O número de demissões pode atingir mais mil trabalhadores desse estaleiro, que está sendo erguido lá no Recôncavo, porque a Sete Brasil, empresa criada para construir e alugar sondas para exploração do pré-sal, não repassou os valores do contrato.

            Essa é uma questão extremamente séria, que impacta não só no emprego desses trabalhadores, mas também impacta profundamente a economia baiana e a economia do Recôncavo, que se viu reconstruída, Senadora Vanessa Grazziotin, por esse empreendimento muito importante para o nosso Estado.

            A região do Recôncavo é a região de onde sou originária. Nasci em Cachoeira, ali muito perto de Maragogipe, e criei-me em Catu, em Alagoinhas. Tudo isso é uma extensão do Recôncavo. É chamado Recôncavo do Petróleo.

            Essa empresa, portanto, com mais de 4 mil empregos, impacta muito positivamente na economia da região.

            Só para os senhores terem ideia do volume de investimentos, somente na Bahia os investimentos alcançarão um aporte de 2,7 bilhões no pico das obras de construção do estaleiro em Maragogipe. A empresa chegou a gerar 7 mil empregos diretos pelo consórcio Estaleiro Paraguaçu, que foi no ano passado, 2013, e 2014 o momento em que isso aconteceu. 

            Portanto, quero aqui me solidarizar com o Sintepav, com os trabalhadores do estaleiro, e convocar toda a Bancada baiana a uma mobilização, para que possamos ajudar o Governo do Estado da Bahia a resolver esta grave questão.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2014 - Página 281