Fala da Presidência durante a 31ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Resposta à questão de ordem suscitada pelo Deputado Federal Antônio Imbassahy, referente à possibilidade de votação em bloco de requerimentos apresentados durante a sessão do Congresso Nacional destinada à apuração de vetos.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Resposta à questão de ordem suscitada pelo Deputado Federal Antônio Imbassahy, referente à possibilidade de votação em bloco de requerimentos apresentados durante a sessão do Congresso Nacional destinada à apuração de vetos.
Publicação
Publicação no DCN de 03/12/2014 - Página 415
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ANTONIO IMBASSAHY, DEPUTADO FEDERAL, ASSUNTO, PEDIDO, NECESSIDADE, VOTAÇÃO EM SEPARADO, COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO (CMO), ACORDO, REGIMENTO INTERNO.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB-AL) - Quero dizer que nós concordamos, em parte, com o Deputado Antonio Imbassahy, porque o art. 132 diz que o parecer da CMO sobre emenda será conclusivo e final, salvo requerimento, para que a emenda seja submetida a votos, assinado por um décimo dos Congressistas, apresentado à Mesa do Congresso Nacional até o dia anterior ao estabelecido para a discussão da matéria no plenário do Congresso Nacional. Isso está assegurado, por isso nós estamos discutindo a matéria.

    Complementando, há um requerimento, na forma do art. 162, XIV, do Regimento da Câmara dos Depu- tados, que se aplica: “Em caso de mais de um requerimento de destaque” - que é o que estamos fazendo agora com os requerimentos de parecer favorável e, igualmente, de pareceres contrários -, “poderão os pedidos ser votados em globo, se requerido por Líder e aprovado pelo Plenário”.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 03/12/2014 - Página 415