Pela Liderança durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações à Srª Suely Campos pela diplomação como Governadora do Estado de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL.:
  • Congratulações à Srª Suely Campos pela diplomação como Governadora do Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 479
Assunto
Outros > GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, DIPLOMAÇÃO, GOVERNADOR, RORAIMA (RR).

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco União e Força/PTB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana; Sr. Ministro Fux, do Supremo Tribunal Federal; Srs. Senadores e Srªs Senadoras, eu quero fazer hoje o registro de que ontem, no meu Estado, foi diplomada a nossa governadora eleita no pleito agora deste ano, em outubro.

            É a primeira mulher a ser eleita governadora de Roraima. Roraima tem, portanto, pela primeira vez, uma mulher sendo governadora. Ao mesmo tempo, foi a única mulher no Brasil a se eleger governadora. E uma eleição, Sr. Presidente, em que se enfrentou o Governo do Estado, a prefeitura da capital, as prefeituras quase todas do interior, e, assim mesmo, ganhamos no primeiro e no segundo turno.

            Então, eu quero aqui registrar esse evento, parabenizar a Governadora Suely Campos, dizer que realmente Roraima espera que, pelas mãos de uma mulher, nós possamos ter um Estado recuperado, porque foram sete anos de desgoverno que antecederam a eleição da Governadora Suely.

            Eu tenho certeza de que ela - que, inclusive, é esposa do ex-Governador Neudo Campos, que foi um excelente governador para o Estado de Roraima - vai ter o apoio de todos aqueles... No primeiro turno, nós éramos apenas três partidos - PP, PTB e Democratas.

No segundo turno, houve a confluência de vários outros Partidos, inclusive com o apoio daqueles que esperavam apoiar o Governador de então, que era o Sr. Chico Rodrigues. Mas o importante é que, como roraimense, tenho o orgulho de dizer que, com certeza, o nosso Estado vai trabalhar no sentido de ajudar as pessoas carentes, de ajudar as pessoas que precisam; vai desenvolver, de fato, as atividades econômicas que são vocação do Estado, como, por exemplo, o agronegócio, a agropecuária.

            Infelizmente, o Estado está sendo deixado em um buraco sem fim. O governador que saiu foi cassado em 2011, logo depois da eleição fraudulenta de 2010, e esteve durante quatro anos aqui pendente no Tribunal Superior Eleitoral para ser julgado, não foi, e devolveram para Roraima já no último ano do governo dele. Após a eleição, o tribunal de Roraima referendou a decisão que já tinha tomado: de cassar, não mais o mandato do governador que se elegeu em 2010, o Sr. Anchieta, mas, sim, do vice, já que ele tinha sido licenciado para disputar o Senado e não teve êxito. Portanto, ao colocar ordem na casa, eu tenho certeza de que a nossa Governadora Suely Campos vai saber fazer a harmonização tanto das pessoas que votaram nela no primeiro turno, quanto das que votaram no segundo e daquelas que, por alguma razão, não votaram, mas têm o ideal igual de ver o nosso Estado de Roraima um Estado modelo.

            Eu sempre digo que, considerando a quantidade de recursos que tem ido para o meu Estado, que tem uma população pequena, nós deveríamos ser um Estado modelo para a Nação. No entanto, a corrupção desenfreada que lá se instalou, após a morte do Governador Ottomar Pinto, realmente levou o Estado a estar endividado praticamente em todos os aspectos. E todos os setores da administração, saúde, educação, segurança, produção, transporte, tudo está um caos.

            A governadora vai receber uma missão áspera de reconstruir o Estado. Nós, que labutamos tanto na Constituinte para que Roraima saísse da condição de território e fosse um Estado da Federação, ainda estamos esperando que ele seja olhado com bons olhos pelo Governo Federal, que tenha atendimento no sentido de eliminar as desigualdades regionais tão berrantes que existem.

E, ao mesmo tempo, que o povo que lá vive, os roraimenses e as roraimenses, possa de fato se orgulhar de um governo que tenha preocupação de estar ao lado daquele que realmente necessita, o povo do meu Estado.

            Quero encerrar, Sr. Presidente, dentro do tempo, parabenizando a Governadora Suely Campos pela sua diplomação ontem.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 479