Pela ordem durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 495
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, RESTABELECIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Serei muito breve. Não estou permanentemente aqui, no plenário, porque estamos numa reunião da CPMI apreciando o relatório.

            Mas soube da notícia que aqui foi dada pelo Senador Suplicy, uma notícia que já está em toda a imprensa. Acredito que não só na imprensa brasileira, cubana ou americana, mas na do mundo inteiro, dando conta do reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos.

            E, para além dessa notícia, que é muito importante, Sr. Presidente, muitos se lembram de criticar Cuba, mas se esquecem de que Cuba tem sido alvo, nesses últimos 50 anos, de um embargo econômico, de um embargo social, de um embargo cultural que tem sido extremamente nocivo não ao país, mas a toda gente cubana. Junto dessa decisão do reatamento do acordo, também os Estados Unidos decidiram pela soltura dos três presos que fazem parte dos cinco heróis cubanos que estavam presos injustamente naquele país. E eu digo injustamente porque comprovado já está que nenhum atentado eles cometeram contra a humanidade. Pelo contrário, o crime que eles cometeram foi lutar contra o terrorismo e indicar ao governo norte-americano quem estava praticando atos de terrorismo algumas décadas atrás em Cuba, colocando bombas nos hotéis e tirando a vida de muitos turistas, turistas de outras partes do mundo, inclusive vários europeus, Sr. Presidente.

            Então, eu quero compartilhar a alegria com que o Senador Suplicy falou dessa matéria. Essa não deve ser a nossa alegria apenas, mas deve ser a alegria dos democratas do mundo, porque, afinal de contas, esse é um passo importante que se dá rumo ao bom relacionamento, à autonomia, mas ao bom relacionamento dos povos.

            Cumprimento aqui a Senadora Lídice da Mata, que é a nova coordenadora, Presidenta do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba. Certamente, deveremos ter algumas atividades em relação a essa data importante, a essa decisão memorável, que, repito, não atinge apenas dois países, mas atinge o mundo inteiro, Sr. Presidente.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 495