Pronunciamento de Inácio Arruda em 17/12/2014
Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Congratulações aos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba pela retomada de relações diplomáticas entre os dois países.
- Autor
- Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
- Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL.:
- Congratulações aos presidentes dos Estados Unidos e de Cuba pela retomada de relações diplomáticas entre os dois países.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 498
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA, RESTABELECIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS.
O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo. PCdoB - CE. Sem revisão do orador.) - Sr, Presidente, quero registrar também as nossas congratulações diante do gesto de dois líderes...
O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Com a palavra o Senador Inácio Arruda.
O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo. PCdoB - CE) - ... de duas nações importantes no cenário político do mundo: o Presidente dos Estados Unidos e o Presidente de Cuba, Fidel Castro, o Raúl Castro, é claro - Suplicy, muito atento.
Esses líderes estão envolvidos em uma ação que busca retomar as relações diplomáticas entre dois povos que estão em um conflito que já dura mais de cinquenta anos e que já é um conflito considerado inaceitável pelo mundo atual.
Retomar essas relações significa garantir um direito elementar dos povos, o direito à sua soberania, e, no caso de Cuba, garantir o seu projeto de desenvolvimento, o progresso social.
No nosso País, nos últimos 25 anos, quase 30 anos, desde a retomada democrática no Brasil, nós atuamos no sentido de contribuir com aquela pequena nação caribenha, seja no governo de José Sarney, no governo de Itamar, Collor, Fernando Henrique, no governo de Lula e no governo de Dilma - nenhum desses governos do campo democrático deixou de contribuir com o pequeno país cubano. Agora assistimos a essa retomada de relações que é muitíssimo importante para o cenário político da nossa região da América Latina e para o mundo. E mais: a libertação de cinco prisioneiros que viveram uma saga extraordinária, contada em um livro também fabuloso, um livro de Fernando Morais chamado Os Últimos Soldados da Guerra Fria, uma saga que se conclui vitoriosa.
Portanto, Sr. Presidente, queremos registrar esse momento histórico e a participação, que não podemos deixar de destacar, do Papa Francisco. Acho que isso também tem um valor, um sentido que nós devemos realçar no Congresso Nacional, especialmente no Senado da República do Brasil.
Portanto, nossas congratulações ao povo cubano, à sua Chancelaria no Brasil, ao seu Embaixador. Que recebam os nossos cumprimentos por esse passo tão largo que foi alcançado pelo seu povo neste dia de hoje.
Este é o nosso registro, que considero muito importante para a história política da América latina.