Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 499
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, RESTABELECIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA, ENFASE, NEGOCIAÇÃO, PAPA.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Só, Presidente, para fazer coro também com o que já foi destacado pelo Senador Inácio Arruda, Senador Suplicy e Senador Lindbergh - não poderia ser diferente.

            O dia de hoje, o dia 17 de dezembro, é um dia histórico para o Planeta: 50 anos de bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba e, 50 anos depois, dois líderes mundiais, o Presidente Barack Obama e o Presidente Raúl Castro dão as mãos.

            Óbvio, pelo que chegam das notícias, não é o fim do bloqueio econômico, mas é o reatamento das relações diplomáticas entre esses dois países. E simplesmente isso, para uma geração inteira, para gerações que cresceram sob a notícia de que esses dois países estavam com suas relações diplomáticas rompidas, a simples notícia da existência, a partir de agora, de uma missão diplomática dos Estados Unidos em Havana é uma notícia de repercussão mundial.

            E nós não poderíamos deixar de registrar - vou denominar assim - o gol de placa do Papa Francisco, essa liderança global, que tem conciliado líderes mundiais, que tem cumprido um papel de protagonista mundial da paz e protagonista mundial de líderes da conciliação pelos mais pobres.

            Sem dúvida nenhuma, Sr. Presidente, nós, as Lideranças, membros do Senado Federal, neste dia importante para a história mundial, não poderíamos deixar de fazer esse registro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 499