Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações ao senador Renan Calheiros pelo lançamento do livro Contas Abertas.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Congratulações ao senador Renan Calheiros pelo lançamento do livro Contas Abertas.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 505
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, LANÇAMENTO, LIVRO, ASSUNTO, RELATORIO, GESTÃO, SENADO, ENFASE, CORTE, DESPESA.

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, sei que estamos entrando já na matéria, mas eu queria só cumprimentar V. Exª pelo livro Contas Abertas e dizer que é um trabalho que sei que foi feito com esmero por parte de V. Exª, que dele cuidou pessoalmente.

            E aviso aos colegas: há coisas muito interessantes. E, de alguma maneira, identifiquei algo que as pessoas não sabem ainda, que é a inspiração de V. Exª em Graciliano Ramos, que escreveu relatórios, talvez a peça mais interessante que usei na minha formação, antes de ser Prefeito e Governador.

            Pude ver como um gestor público escreve algo tão extraordinário. Ele foi tão bom, escrevendo o relatório dele, que depois foi contratado e identificados seus romances. Sei que V. Exª cita Graciliano Ramos no livro, que é um conterrâneo de V. Exª.

            Quero dizer da minha satisfação de ter participado, durante esses dois anos, de alguns bastidores, da luta para que pudéssemos fazer e tomar as medidas duras, inclusive em alguns momentos em que havia reações e incompreensões. Mas tinham todas elas um objetivo: resgatar o respeito do Senado junto à sociedade; resgatar o respeito do Senado junto a seus funcionários, porque nosso grande patrimônio aqui são os servidores da Casa. E hoje o Senado pode, sim, dizer que é uma das instituições, a mais antiga delas, que economiza recursos - não públicos, porque os recursos não são públicos, são do contribuinte, do cidadão. E o Senado Federal, com esta Mesa Diretora - são vários colegas -, está dando a sua contribuição.

            Está aí no relatório: há despesas de horas extras aqui, que eram R$62 milhões por ano; agora, são R$4 milhões. Há o crescimento dos investimentos... Enfim, em todas as áreas, o Senado ficou melhor, não pior, do ponto de vista da sua prestação de serviço, mas com um diferencial: gastando menos.

            O Senado, então, fica maior com esse trabalho feito, e tive a satisfação de ter colaborado ou de ter dado a minha pequena parcela de contribuição.

            Mas parabenizo V. Exª e digo: esse livro Contas Abertas deve ser encaminhado a todos os prefeitos do Brasil, a todos os govenadores, presidentes de câmaras e assembleias, para que eles possam, inspirados nele, também adotar medidas como essas que V. Exª nos ajudou a implantar no Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 505