Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Encaminhamento do PLS nº 250/2005 - Complementar e defesa da PEC 12, da ciência e tecnologia.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Encaminhamento do PLS nº 250/2005 - Complementar e defesa da PEC 12, da ciência e tecnologia.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 590
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • DEFESA, PROJETO DE LEI, IMPORTANCIA, ELIMINAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, APOSENTADORIA, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, SERVIDOR.
  • DEFESA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ASSUNTO, AMPLIAÇÃO, CAPACIDADE, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INVESTIMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Só para encaminhar em nome do Partido dos Trabalhadores e, ao mesmo tempo, antes até do encaminhamento, acho que V. Exª cita uma das coisas mais importantes do ponto de vista econômico, essa coisa do fim dos embargos e do bloqueio. Acho que há uma questão fundamental que é exatamente o restabelecimento das relações entre duas nações. Portanto, algo que, historicamente, tanto se debate.

            O Senador Jorge Viana, que teve a oportunidade, inclusive desde governador, desse percurso da chamada autonomia dos povos. Portanto, acho que Cuba hoje, nessa nova toada, entra decisivamente nesse cenário. O povo cubano pode comemorar.

            Óbvio que a posição assumida pelo Presidente Obama é algo extremamente positivo do ponto de vista dessa sinalização. Eu quero insistir, Sr. Presidente, mais do que a sinalização econômica é exatamente o restabelecimento de relações.

            Quanto ao nosso PLS 250, acho que é importante também aqui esse resgate, não só do ponto de vista pecuniário, mas também o reconhecimento para essas pessoas. E, portanto, havendo uma capacidade de aqui, com projetos de lei e com iniciativas como essa, na prática, estamos, cada vez mais, trabalhando a política da inserção ou da reinserção. São projetos dessa natureza que vamos entendendo nesse novo tempo a oportunidade de tratar a todos, principalmente do ponto da eliminação dessas desigualdades com brutalidades, que foram produzidas ao longo de toda uma trajetória, e vamos contribuindo com essas transformações profundas.

            Mas quero, mais uma vez aqui - até brincava com o Senador Eduardo Braga -, insistir com V. Exª para votarmos a nossa PEC 12, da ciência e tecnologia, porque, Senador Renan, esse é um dos aspectos mais importantes. Eu até tenho dedicado minha vida a essa área. No cenário da inovação, no cenário da inclusão, não há nada melhor do que, inclusive, a ciência e a tecnologia, que, ao longo dos anos, sofreu muito com cortes orçamentários e até com tratamento cada vez mais periférico.

            Hoje, acho que até o mundo enxerga de forma diferenciada, principalmente nesse mundo transformado do ponto de vista do avanço tecnológico; hoje, as coisas chegam à mão, mas ainda temos muita coisa que precisa, efetivamente, passar por um processo de transformação. Inovação não é só o chip, inovação não é só tecnologia de ponta, mas inovação é a capacidade de aplicar o conhecimento. O mundo inteiro já faz isso há muito tempo antes de nós, e quem aplica a ciência a batiza de tecnologia.

            Portanto, essa nossa PEC é a possibilidade, Senador Renan, de ampliarmos a nossa capacidade de pesquisa, desenvolvimento, de investimento nessa área. Eu tenho até conversado muito com V. Exª sobre esse tema, e todas as vezes em que falo disso... Eu hoje estava tratando de um projeto da Senadora Ana Amélia, e quero lembrar que nós temos vários brasileiros no mundo que se destacaram.

            Eu quero, aqui, de novo, citar a experiência do baiano Cláudio Juazeiro, que deixou a querida Salvador bem cedo, para estudar fora, e é hoje um dos, talvez, 50 maiores pesquisadores do mundo. E fez isso lá fora por meio, exatamente, de um esforço muito pessoal. Nós produzimos o Ciências sem Fronteiras, para botar a nossa turma para acompanhar esse desenvolvimento e chegar aqui.

            E, hoje, Senador Renan, nós estamos no mesmo tempo. Não há mais aquele processo de a gente acessar a tecnologia, como um processo de desova do mundo avançado. Mas, para isso, nós precisamos ampliar a nossa capacidade de investimento e, principalmente, de oportunidades para esse campo da ciência e tecnologia. Portanto, essa PEC é de suma importância para que a gente possa, cada vez mais, avançar no aspecto da inovação e, principalmente, para que a tecnologia chegue à vida das pessoas, independentemente da sua condição social, da sua condição financeira e, principalmente, da sua localização geográfica.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 590