Pronunciamento de Aécio Neves em 17/12/2014
Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Elogio à vida política do Senador Francisco Dornelles.
- Autor
- Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Aécio Neves da Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Elogio à vida política do Senador Francisco Dornelles.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 591
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, FRANCISCO DORNELLES, SENADOR, CONCLUSÃO, MANDATO PARLAMENTAR.
O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Minoria/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para um registro político-afetivo. Aqui nesta Casa somos todos diferentes nas nossas origens, nas nossas formações profissionais, nas regiões que representamos. Ouso dizer que uns são mais diferentes do que outros. Hoje se despede desta Casa um homem público, a meu ver, completo, que soube se diferenciar da grande maioria dos homens em todos os momentos, sem exceção, da sua trajetória por ter tratado a política na dimensão maior que essa expressão possa ter.
Francisco Dornelles, meu amigo, companheiro, orientador, meu primo, deixa o Senado da República depois de oito anos de intenso trabalho em favor do Brasil e das boas causas. Seria suspeito eu tecer esses elogios se não viessem eles do local mais profundo da minha alma e da minha consciência. Portanto, quero cumprimentá-lo, Senador Dornelles, V. Exª que soube ser o Senador do Rio e de Minas ao mesmo tempo - admirado por seus companheiros e correligionários, mas extremamente respeitado por seus eventuais adversários políticos: adversários, porque V. Exª, ao longo dessa longa trajetória, em nenhum momento, construiu inimizades.
Lembro-me muito bem - caminho para encerrar, Sr. Presidente - do afeto e da confiança que lhe depositava o Presidente Tancredo Neves, que, nos momentos mais difíceis, daquela construção política, talvez a mais bela que se fez neste Brasil e que nos possibilitou o reencontro com a democracia, era em V. Exa que ele buscava conforto, orientação e a quem ele dedicava uma enorme e insuperável confiança. Portanto, voltando no tempo, me dá saudade, mas, olhando para o futuro, me dá consolo, porque V. Exa, como Vice-Governador do Rio de Janeiro, continuará exercendo mandatos e funções públicas que honram, que orgulham, que dignificam aqueles que acreditam na política como o mais importante e vigoroso instrumento de transformação da vida das pessoas. Perde o Senado, mas continua ganhando a política brasileira, em especial o Rio de Janeiro.
Essa manifestação a faço aqui por orientação do Senador Aloysio Nunes, do Senador Cássio Cunha Lima, do Senador Cyro Miranda, do Senador Paulo Bauer, do Senador Cícero Lucena e de cada um dos companheiros do PSDB, como a Senadora Lúcia Vânia. Muito obrigado.