Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem à atuação parlamentar de senadores que encerram o mandato em 2014.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à atuação parlamentar de senadores que encerram o mandato em 2014.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 602
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CONCLUSÃO, MANDATO, PEDRO SIMON, CYRO MIRANDA, PEDRO TAQUES, CICERO LUCENA, RODRIGO ROLLEMBERG, RUBEN FIGUEIRO, EDUARDO SUPLICY, ANTONIO AURELIANO, JARBAS VASCONCELOS, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PAULO PAIM, SENADOR.

            O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Minoria/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como V. Exª - percebo - aguarda também para que o quórum possa ser ampliado - teremos necessidade de quórum qualificado para avaliação de proposta de emenda à Constituição -, mas, nesses intervalos, não há como fugirmos, já que estamos praticamente na última semana desta Sessão Legislativa, de algumas homenagens.

            Senador Paulo Paim, que não se despede para alegria nossa, merece a nossa homenagem pela determinação com que conduziu essa e outras causas nesta Casa. V. Exª tem dado a nós, Senador Paulo Paim, a oportunidade de estarmos ao lado de causas que engrandecem a atuação do Poder Legislativo.

            Mas a verdade, além dos cumprimentos a Paulo Paim, é que talvez amanhã ou na próxima semana não nos encontremos todos, Senador Renan. Participamos de algumas homenagens ou de algumas despedidas nesta Casa, nesta última semana, como a do Senador Pedro Simon, do Senador Cyro Miranda e algumas outras.

            Percebo, e olhando apenas aqui no entorno, por isso tomo a liberdade de utilizar esses poucos minutos, não irei monopolizar o tempo do Plenário, para dizer que, assim como fez Pedro Taques - grande mato-grossense que assume uma extraordinária missão e levará o mesmo talento que demonstrou ter em todas as atividades que exerceu na vida pública, vi o carinho do povo quando estive com ele na sua campanha no Mato Grosso -, quero dizer, porque não sei se terei oportunidade de fazê-lo, que alguns outros homens públicos, de partidos distintos, extremamente qualificados e singulares também se despedem do Senado Federal.

            Refiro-me e deixo aqui minha palavra de homenagem ao meu companheiro e correligionário paraibano Cícero Lucena, que também encerrará seu mandato, pelo menos este mandato nesta Casa; assim como Rodrigo Rollemberg, que assume o Governo do Distrito Federal; meu companheiro e correligionário, Ruben Figueiró, sul-mato-grossense que honrou também o período que esteve nesta Casa; Eduardo Suplicy, que ouviremos em seguida; Antonio Aureliano; assim como já tivemos a oportunidade de homenagear Jarbas Vasconcelos, que continuará atuando na nossa Casa irmã.

            Apenas que não falte também um registro a homens públicos por uma bela coincidência, probos, dignos, de partidos políticos dos mais distintos, mas que dão a esta Casa aquilo o que ela tem de essencial, a sua pluralidade, porque é ela que nos permite construir consensos, como, por exemplo, esse conduzido por V. Exª e que permite a aprovação dessa proposta do Senador Paulo Paim.

            A esses bravos companheiros, independentemente dos partidos, das regiões que representam nesta Casa, honraram a boa política, honraram o Congresso Nacional e merecem, tenho certeza, não apenas a minha homenagem, Pedro Taques, mas a homenagem de todos os homens e mulheres do Brasil que continuam acreditando na boa política.

            V. Exª é merecedor, como o Cícero e tantos outros, de todas as nossas homenagens e as faço em nome do meu Partido, o PSDB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 602