Pela ordem durante a 189ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Discurso de despedida de S. Exª; e outro assunto.

Autor
Ivonete Dantas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Ivonete Dantas Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Discurso de despedida de S. Exª; e outro assunto.
EDUCAÇÃO:
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2014 - Página 756
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO PARLAMENTAR, ORADOR, ELOGIO, POVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), AGRADECIMENTO, BANCADA, SENADOR, FAMILIA, FUNCIONARIOS, SENADO, ROSALBA CIARLINI, GOVERNADOR.
  • PEDIDO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DILMA ROUSSEFF, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, REGIÃO, SERIDO, LOCAL, MUNICIPIO, CAICO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

            A SRª IVONETE DANTAS (Bloco Maioria/PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - É uma pequena despedida e mais até um apelo à Presidente, que hoje estou fazendo aqui nesta despedida.

            Nesses últimos dias no Senado Federal, gostaria de registrar a minha satisfação em ter representado a minha região no Congresso Nacional. Vim do Seridó, no Rio Grande do Norte, terra que, mesmo com sua aridez, representa um dos melhores IDHs do Nordeste, graças à histórica liderança política, educacional e econômica do seu povo.

            Defender minha terra é minha missão. Não poderia ser diferente. Como doutrinou nosso conterrâneo potiguar, Câmara Cascudo: "Quem não tiver debaixo dos pés da alma a areia de sua terra não resiste aos atritos da sua viagem na vida, acaba incolor, inodoro e insípido, parecido com todos".

            Aproveito este momento para pedir a sensibilização da Presidente da Republica junto ao Ministério da Educação sobre a importância da criação da Universidade Federal do Seridó.

            O capital humano do nosso povo é muito rico, e o Brasil precisa aproveitá-lo com uma universidade. Esse meu sentimento é reforçado quando lembramos que os grandes Senadores do Rio Grande do Norte, originários do Seridó, levantaram a bandeira do desenvolvimento pela educação. Entre essas personalidades, eu cito: Padre Brito Guerra, Senador vitalício do Império, fundador da Escola de Latim e Francês do Seridó; José Augusto Bezerra, criador da primeira universidade popular do Rio Grande do Norte; com Dinarte Mariz, foi criada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte; lembro também o Senador Monsenhor Walfredo Gurgel, um ícone da educação do Seridó.

            Reconhecendo a importância da expansão e interiorização do ensino superior, marca do Governo Dilma e Michel Temer, venho requerer que o Ministério da Educação considere a possibilidade de implantação de uma nova instituição de ensino superior no Seridó, com sede em Caicó, que seja um polo de ensino, pesquisa e extensão para os 54 Municípios potiguares e paraibanos da "Ribeira do Seridó".

            Hoje, o Seridó conta com campus da UFRN, da UERN, do IFRN e de outras instituições privadas; porém, é preciso pensar no futuro dessas unidades de ensino que estão localizadas no interior. Pela distância que estamos da capital, queremos mais que centros acadêmicos: queremos uma universidade regional.

            Estive reunida, no primeiro semestre deste ano, com Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo e membros da coordenação da campanha "O Seridó é Federal". O movimento que defende a criação da Universidade Federal do Seridó é articulado pela Diocese de Caicó e conta com o apoio de várias instituições e autoridades do Estado, como a nossa Bancada Federal, o Governo Estadual, poderes municipais, federações econômicas, associações, organizações, professores, universitários e intelectuais.

            Protocolei meu apoio e estou aqui hoje para defender esse pleito que é popular. Queremos uma nova universidade, com autonomia financeira, com administração sediada em nossa região, acreditando que a interiorização é importante porque também amplia as possibilidades de emprego público de boa qualidade.

            Defendemos a criação da universidade federal para consolidar de vez o Seridó como polo educacional, atraindo um universo diverso de brasileiros para conhecer, pesquisar, desenvolver e expandir as vocações seridoenses. Uma universidade com cursos que transformem nosso Semiárido.

            Que essa nova autarquia seja criada ou do alicerce ou da elevação do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN) à condição de nova universidade. Assim como Campina Grande, que criou sua universidade e, ao lado da UFPB, desenvolve a Paraíba, queremos uma Universidade do Seridó, aliada da UFRN e da UFERSA para o engrandecimento do nosso Rio Grande.

            Como defende o poeta Diógenes da Cunha Lima, ex-reitor da UFRN e mais um entusiasta da Universidade do Seridó, "o Seridó é uma civilização solidária. Região desfavorecida pelo clima, nuvens e chão; é beneficiada pelo homem, sua vontade, sua decisão. E pelas bênçãos de Deus".

            E a Diógenes peço permissão para reproduzir uma informação trazida no artigo em que ele defende a nova instituição de ensino superior:

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação da professora Gabriela Martins Souto Maior, chega à conclusão de que o brasileiro mais desenvolvido está no Nordeste, notadamente no Rio Grande do Norte e precisamente no Seridó. A pesquisadora constatou isso a partir das pinturas rupestres nos sítios arqueológicos seridoenses. Diz a Drª Souto Maior que, “há dez mil anos, o homem vivia no Seridó em fase adiantada. Já entendia de navegação e fabricava redes de dormir, o que demonstra uma civilização bem adiantada”.

            É esse universo do Seridó que queremos oferecer ao Brasil. O Seridó é Federal!

            E faço aqui o meu agradecimento a todos os Pares, a todos os meus colegas que me acolheram. Agradeço pela aprendizagem. Agradeço a essas mulheres fortes; são poucas as Senadoras, mas exercem o mandato com muita altivez, aqui representadas pelas anas neste momento, Ana Rita e Ana Amélia. Então, faço o meu agradecimento mais profundo. Realmente, foi um momento muito importante na minha vida.

            Agradeço aos meus familiares, aqui representados pelo meu filho, que foi prefeito por três vezes, presidente da Associação dos Municípios sete vezes na região do Seridó.

            Agradeço a todos do gabinete, a todos os técnicos desta Casa. Realmente, achei muito importante esse trabalho. São pessoas altamente capacitadas.

            Obrigada à imprensa, à TV Senado e à Rádio Senado.

            Agradeço ao Presidente Renan Calheiros.

            Muito obrigada à Governadora que renunciou e que me concedeu este mandato, Rosalba Ciarlini, que foi Senadora aqui por quatro anos e passou para o Garibaldi, pai do Ministro Garibaldi. Agradeço profundamente a eles a oportunidade que deram a uma mulher seridoense.

            A todos vocês o mais profundo agradecimento.

            Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2014 - Página 756